sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Presidente da ALPB promulga lei proibindo consumo de bebidas alcoólicas em transportes coletivos


A edição desta sexta-feira (06) do Diário Oficial do Estado da Paraíba trouxe a promulgação de uma lei proibindo o consumo de bebidas alcoólicas dentro de veículos públicos ou privados de transportes coletivos de passageiros na Paraíba. A empresa ou o infrator que desrespeite a legislação poderá pagar multa de 20 mil UFR/PB (Unidade Fiscal de Referência do Estado da Paraíba), que custa R$ 46,89 em primeira infração.

A propositura foi feita pela deputada estadual Camila Toscano (PSDB) e promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia (PSB). De acordo com Camila Toscano, “é de conhecimento geral que a bebida alcoólica e a violência apresentam uma relação bem próxima, já que, em maior quantidade, o álcool pode deixar pessoas mais agressivas e propensas a se envolver em situações de risco, como brigas e acidentes de trânsito”.

Os infratores poderão ser retirados dos veículos com a utilização de força policial. Caso a empresa cometa outras infrações, a multa poderá chegar a até 100 mil UFR, o que corresponde a R$ 937,8 mil. As pessoas físicas ou jurídicas responsáveis pelos veículos ainda devem afixar o aviso da proibição do consumo de bebidas alcoólicas, em locais com ampla visibilidade para os passageiros.

Também devem estar no aviso os contatos dos órgãos de fiscalização e da defesa do consumidor para possíveis denúncias por parte de qualquer cidadão. Camila diz acreditar que a aprovação da matéria garante o bem estar dos usuários dos transportes públicos coletivos, além de contribuir com a redução da prática de crimes e ocorrências policiais, bem como dos atendimentos médicos na rede pública de saúde.

Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário