quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Governo federal abre mais de 800 mil vagas para cursos técnicos no país


Para ajudar os beneficiários do Bolsa Família, foram abertas mais de 800 mil vagas para cursos de formação inicial e continuada nas modalidades presencial e a distância. Esses cursos fazem parte do programa Pronatec Oferta Voluntária e do Progredir, que tem o objetivo de emancipar até um milhão de famílias nos próximos dois anos.

Além disso, serão abertas mais 280 vagas em cursos técnicos presenciais. Segundo o Ministério da Educação, todos os cursos são de graça e as aulas começam a partir de 30 de outubro, segunda-feira. Entre os cursos mais procurados, estão os de assistente administrativo, representante comercial e recepcionista.

As inscrições ficarão abertas até o domingo (22) e, para se inscrever, é preciso ser brasileiro, maior de 15 anos e ter pelo menos o ensino fundamental incompleto. O acesso ao mercado de trabalho e qualificação profissional são algumas das intenções do governo, como explica o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

"O Progredir é um programa para intensificar oportunidades para as famílias, principalmente para os jovens do Bolsa Família que estão desempregados, que estão sem estudar, que estão sem um horizonte na vida para o seu progresso, para o seu desenvolvimento econômico e também pessoal. É um programa criado para estimular de várias formas, que estes jovens, dentro dessas famílias do Bolsa Família, tenham a oportunidade de ter renda maior, de ter um progresso na vida, de no futuro nem precisar mais do Bolsa Família."

Quem aderir ao Progredir e conseguir um trabalho com carteira assinada e aumento da renda não vai ser excluído imediatamente do Bolsa Família. Segundo o ministério, quem alcançar renda de até dois salários mínimos vai continuar recebendo o benefício por pelo menos dois anos. Hoje em dia, 13,5 milhões de famílias fazem parte do programa.


Portal Correio com Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário