sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Secretaria de Educação de Patos proíbe professores e funcionários de se alimentarem com merenda escolar, secretária da pasta é exonerada do cargo


Através de ofício circular número 004/2017, a Secretaria de Educação do Município de Patos, pela secretária Alana Candeia, proibiu que professores e funcionários se alimentem nas escolas e creches do município com a merenda escolar que é fornecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A decisão, de acordo com o ofício, se baseia na Lei Federal 11.947/2019 e no acórdão número 2122/2009 do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), porém não esclarece detalhes de em que momento a lei e o acórdão determinam a proibição de professores e funcionários se alimentarem nas unidades onde trabalham. A decisão da Secretaria de Educação de Patos está causando revolta entre as categorias que consideram a decisão sem sentido e precipitada.

O ofício também faz alerta para os responsáveis pela preparação de merenda escolar e das creches para que, diante das observações, evitem cozinhar-preparar alimentos acima do que foi determinado sob risco de punição e denúncia dos infratores junto ao Conselho de Alimentação Escolar.

O vice-presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), José Gonçalves, disse que a determinação é esdrúxula e sem discussão com as comunidades das escolas e creches do Município de Patos, bem como cria embaraços desnecessários, pois os trabalhadores passam várias horas nas escolas e creches, e não poder nem lanchar é absurdo. José Gonçalves marcou uma assembleia para discutir o fato, mas adiantou que lamenta tal ação que não resolve, mas sim prejudica a boa relação dentro das unidades de ensino.

(O sindicalista ainda denunciou uma série de abusos da gestão, como, assédio moral, fiscalização e controle das funções dos funcionários por meio de câmeras de monitoramentos, falta de merenda, pouca quantidade e baixa qualidade dos alimentos, além dos descasos com os serviços públicos. Concidentemente, nessa sexta o Diário Oficial trouxe a exoneração da secretária Alana Candeia).


Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário