quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Equipes da Saúde realizam evento sobre a Semana do Aleitamento Materno


As equipes de saúde da Unidade Básica, Maria Nazaré da Cunha em Cacimbas no sertão paraibano, abriram os trabalhos nessa quarta feira 16/08 com as gestantes, nutrizes e usuários comuns do Sistema Único de Saúde- SUS. As ações fazem parte de um planejamento conjunto das profissionais de Enfermagem, Técnicas, Fisioterapeuta, Nutricionista, Dentista, Educador Físico, Agentes Comunitárias de Saúde, pessoal de apoio e demais pessoas da área.

Os serviços ofertados ao público alvo consistem na aferição da pressão arterial, verificação do peso, exibição de vídeo educativo, dinâmicas de grupos, palestras sobre a importância com os benefícios do aleitamento materno tanto para as crianças de até 6 meses de vida, bem como para as mães e os pais no que se refere ao fortalecimento dos vínculos familiares, prevenção de doenças e nas economias, além da qualidade de vida dos menores como um direito assegurado por lei.

O evento dessa quarta reuniu mais de 50 pessoas e diante do sucesso as profissionais afirmaram que as mesmas atividades serão expandidas para a Unidade Maria das Neves Arruda do Distrito de São Sebastião e também para a Unidade de Saúde Cícero Pedro da Silva, polarizada pelas comunidades ao entorno do sítio Monteiro.

A Enfermeira, Andreia Dias explicou a importância do aleitamento materno no combate a desnutrição e mortalidade infantil e destacou que o leite da mãe é um alimento completo por conter todas as proteínas, vitaminas, anticorpos e nutrientes necessários para a nutrição saudável dos infantes, sendo dispensados alimentos complementares, ela também se referiu à licença maternidade de seis meses que assegura as mães o direito para as nutrizes amamentar e cuidar dos seus filhos.

Os odontólogos, Doutor Robério e Bruna Raphaela, orientaram os grupos sobre a saúde bucal e ensinaram técnicas de limpeza até para os recém-nascidos que devem cuidar da escovação evitando problemas futuros de mastigação, cáries e demais doenças da boca.  A Nutricionista Beatriz Cunha, a Fisioterapeuta Mayara Beatriz e o Educador Físico Rogério Rocha do NASF, falaram dos hábitos alimentares saudáveis, realizaram atividades físicas e orientaram exercícios que ajudam na circulação sanguínea evitando inchaços no período de gestação.

Rocha ainda falou da vontade de implantar um grupo de gestantes para participarem da musicoterapia nas manhãs de quarta feira, a fim de trabalhar técnicas de relaxamento e demais benefícios físicos. As mulheres se interessaram pela iniciativa. Após as explanações, foram entregues kists de escovação dental, houve sorteios de brindes e na sequência foi servido um lanche para as participantes.















Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo. Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário