domingo, 6 de agosto de 2017

Cacimbas- PB: Secretaria Municipal de Saúde realiza Audiência Pública neste domingo e presta contas das ações e serviços aos vereadores e a sociedade


Foi realizada na manhã desse domingo 06/08 na Câmara Municipal de Cacimbas no sertão do estado, na Casa Maria do Socorro Melo, mais uma Audiência Pública promovida pela Secretaria Municipal de Saúde na pessoa da secretária Geiza da Cunha Alves, com o objetivo de prestar contas ao poder legislativo municipal e a sociedade civil organizada sobre as ações e serviços da pasta referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016.

A gestora abriu os trabalhos agradecendo as presenças de todos e explicou os motivos que levaram aos atrasos da reunião que se baseia na Lei Complementar de número 101/2000, no paragrafo 4º do Artigo 9º, observando a transparência da Gestão Fiscal do Fundo Municipal da Saúde. Geiza falou dos desafios no tocante a contratação de médicos e nas despesas com medicamentos, exames, consultas, aquisição de equipamentos, reformas, viagens e outras despesas com os recursos cada vez mais limitados diante das grandes demandas do município.

Atualmente a cidade de Cacimbas precisa manter três Unidades Básicas de Saúde, sendo uma na sede Maria Nazaré da Cunha, uma no Distrito Maria das Neves Almeida, uma na comunidade do Monteiro, Cícero Pedro da Silva, a Policlínica José Maria Leite e os programas do NASF, além dos laboratórios e convênios que contemplam gastos com viagens, exames, cirurgias, consultas, folha de pessoal e tratamentos diversos.

A secretária exaltou o compromisso das equipes de saúde e lamentou a baixa frequência e participação por parte de algumas categorias, inclusive da área da saúde, bem como da sociedade civil organizada. Segundo ela, o evento foi amplamente divulgado durante a semana na emissora de Rádio local, no Diário Oficial do Estado e também através de convites impressos protocolados nos órgãos, secretarias e demais instâncias.

Na ocasião esteve presentes o poder legislativo composto por: José Pereira, Pedro Martins, Antônio de Pádua, Rogério Arruda, Paulo Araújo, Elisiana Arruda, Kelson Batista, Cícero Bernardo e Rodiney Ferreira, alguns funcionários da Câmara, secretário de comunicação, alguns servidores da saúde e populares. Após as explanações da secretária, aconteceram os debates dos temas em pauta.

O vereador Cícero Bernardo César ao fazer uso da palavra, parabenizou a organização do evento e solicitou cópia do material apresentado para constar nos arquivos da casa legislativa, a fim de que os demais parlamentares e a população façam consultas e esclareçam dúvidas quando necessário e defendeu que as pessoas se informem mais quanto às arrecadações e as despesas discriminadas nas planilhas apresentadas.

O parlamentar fez referência ao Projeto das 30 Horas semanais reivindicado pelas profissionais da enfermagem e técnicas da saúde que defendem a redução da carga horária de trabalho, segundo o vereador a iniciativa deve partir do executivo com outras garantias para as classes, incluindo as vantagens das trabalhadoras no que se refere à correção salarial, implantação de quinquênios, insalubridade e gratificações para quem falta receber.

A enfermeira da atenção básica, Úrsula Erika exaltou os serviços desempenhados pelas equipes de saúde que trabalham de modo planejado e integrado e defendeu uma melhor valorização por parte do poder público para as classes, pois segundo ela as profissionais trabalham exaustivamente e correm sérios riscos de contaminação por conta do contato direto com pacientes diagnosticados com doenças graves e contagiosas.

A pesar da baixa frequência das representatividades, a Audiência Pública foi considerada positiva e a secretária já manifestou o desejo de realizar mais um encontro para os debates e prestação de contas das ações da saúde nas próximas semanas com data, local e horários ainda a serem comunicados. Os vereadores se colocaram a disposição das profissionais para quaisquer eventualidades.









             Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo para todos. SECOM/PMC.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário