quarta-feira, 14 de junho de 2017

Promotor de Justiça e Cia de Polícia Militar realizam reunião com autoridades dos municípios da Serra do Teixeira para falar das festividades juninas


Aconteceu na manhã dessa quarta feira 04/06, no Fórum Desembargador Josias Pereira do Nascimento da Comarca de Teixeira no sertão do estado, uma reunião promovida pelo Promotor da referida Comarca, Doutor Pedro Nóbrega e o Capitão da 4ª Companhia de Polícia Militar de Teixeira, Lima Filho. 

O evento contou com a participação de prefeitos da cidade anfitriã, Edmílson Alves dos Reis (Nego de Guri), Valtécio Almeida (Sinhor) de Desterro, Secretários, Assessoria jurídica com representantes dos municípios de Cacimbas, Mãe D’água e Matureia.

O objetivo do encontro com as autoridades consiste em, alertar os gestores e equipes organizadoras das festividades juninas para as normas determinadas pela justiça no tocante ao cumprimento rigoroso dos horários, que após entendimento dos envolvidos ficou determinado para ir até as 03h30min da madrugada do dia seguinte. Foi recomendada ainda a presença do reforço policial no local da festa, a inspeção da vigilância sanitária em bares, barracas e demais estabelecimentos.

Também faz parte da organização das festividades, a presença do Conselho Tutelar, equipes da saúde, munidos de Ambulância e itens de primeiros socorros. Em casos de queimas de fogos de artifício, só será permitida mediante autorização do Corpo de Bombeiro que tem competência para emitir laudo técnico atestando a segurança das pessoas que vão aos locais a fim de se divertirem.

O Promotor de Justiça se mostrou preocupado com os índices de violência, o uso de drogas, alcoolismo e revelou ser favorável as festividades juninas, como de qualquer outras formas de manifestações populares, desde que sejam seguras. Para o magistrado, as autoridades competentes estão prontas para atuarem, porém, o sucesso de qualquer realização depende do bom senso e da parceria com a sociedade. Ele se propôs a visitar algumas cidades nesse período de festas.

O Capitão Lima Filho, reforçou a campanha do Ministério Público e da Polícia Militar que procuram sensibilizar os gestores, donos de bares, barracas para trocarem os vasilhames de vidro por garrafas plásticas, a fim de evitar incidentes, pois os vidros são considerados armas e representam riscos a segurança da população. Lima Filho, falou das restrições sobre a comercialização de bebidas alcoólicas para menores e conclama a população para denunciarem tais práticas.

De acordo com o Capitão, o efetivo da Polícia Militar é limitado, mas tem feito a diferença pela força de vontade dos profissionais de segurança, principalmente nesses períodos de muitos eventos, Lima Filho disse que as tropas estão atentas a os acontecimentos no tocante a abordagens, blitz e procedimentos de práxis. Lima Filho, dar dicas importantes de segurança aos condutores de veículos que ao estacionar verifiquem se os carros e motocicletas estão travados e bem fechados para evitar roubos e recomenda estacionamentos conhecidos, iluminados e visíveis.

Os participantes, perguntaram, esclareceram dúvidas, fizeram anotações e avaliaram o encontro como satisfatório. Os responsáveis pelas explanações ressaltaram a importância dessas informações serem disseminadas nos municípios e pedem à população que faça parte dessa campanha de cidadania, a partir da ampla divulgação das ações ali apresentadas e debatidas democraticamente.


                                                                                    Por: SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário