quarta-feira, 21 de junho de 2017

Cacimbas – PB: Secretário Municipal de Agricultura dar dicas importantes de como produzir ração animal de boa qualidade para os rebanhos


O Secretário de Agricultura de Cacimbas, no sertão do estado, o senhor Auziran Pereira com o apoio da Prefeitura Municipal e de amigos produtores rurais deste município, se reuniram na manhã dessa quarta feira 21/06 na propriedade rural que fica localizada no sítio Dois Riachos, distantes 2 km da cidade, para ensinar sobre o processo de fabricação e armazenamento de ração animal.

A técnica agrícola voltada para os criadores consiste em abrir uma vala no solo do tamanho desejado, forrar o espaço com uma lona plástica e com auxilio de tratores e de uma máquina trituradora especializada em silagem fazer a ração animal de forma natural de boa qualidade e a baixo custo de produção, depois cobre com terra e vai utilizando no dia a dia para alimentar os rebanhos de acordo com a necessidade.

A ração pode ser feita pura ou com a mistura de vários outros vegetais como: o capim comum, grama, capim sorgo, gitirana, cana de açúcar, palha de milho verde, maniçoba, mandacaru e tipos de ramagens. Segundo o secretário, a ação experimental despertou o interesse de outros criadores que afirmaram que vão adquirir a máquina de silagem, o que vai baratear suas produções em até 80%.

Auziran defende a fabricar de ração animal a partir dessa técnica que conserva o alimento fresco e natural para ser consumido pelos rebanhos a ano todo e diz que é melhor do que comprar a torta que custa caro ou até mesmo a cama de galinha por ser um produto proibido e que precisa ser complementado com milho ou farelo. Para ele, a região é rica em diversidades de plantas e esse período chuvoso favorece a vegetação, o que deve ser aproveitado pelos produtores pensando no futuro.

“Quem viu seus rebanhos sendo mortos pela seca ou foi obrigado a vender seus bichos quase de graça para não perder tudo, sabe do drama que enfrentamos e entende a necessidade de se preparar para o futuro que não sabemos como será daqui pra frente. É pensando nisso que estamos incentivando e apoiando o homem do campo em suas atividades, para que tenham mais tranquilidade e sofram menos com os impactos ambientais”, explicou Auziran Pereira.






Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo, apoiando o homem do campo. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário