segunda-feira, 12 de junho de 2017

Cacimbas-PB: Equipes se reúnem no debate as formas de exploração sexual, abusos e violação dos direitos das crianças, adolescentes e idosos


Equipes de diferentes representatividades estiveram reunidas nessa segunda feira 12 de junho em Cacimbas, cidade do interior da Paraíba, para debaterem as políticas públicas voltadas para o atendimento de crianças, adolescentes e idosos em situações de riscos. Nessa data, acontecem as manifestações de combate aos abusos sexuais, exploração da mão de obra infantil, abandono de incapazes e violação dos Direitos Básicos dos menores e anciãos.

Pela manhã, equipes do Centro Especializado de Ação Social- CREAS, Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, Conselho Tutelar, juntamente com outros profissionais do município, estiveram no Distrito de São Sebastião, promovendo palestras, dinâmicas de grupos, distribuição de cartazes informativos, bem como entrega de cartilha ilustrativa, contendo gráficos estatísticos do Plano Decenal, de Prevenção e Enfrentamento do Trabalho Infantil com ênfase nos eixos temáticos fundamentados na Lei que garante às condições essenciais a vida em sociedade.

À tarde o encontro ocorreu na Sede do Município, na Câmara de Vereadores Casa Maria do Socorro Melo e contou com o mesmo expediente, estiveram presentes: Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Esporte e Lazer, Comunicação, Conselho Tutelar, Psicólogos, Assistentes Sociais, Agente Comunitária de Saúde, representantes da Ação Social, Advogado do CRAS de São José dos Cordeiros no Cariri paraibano, dentre outros seguimentos da sociedade civil organizada.

Os psicólogos, Thomé Xavier e Jaqueline Peixoto, relataram os dramas do cotidiano no tocante aos abusos sexuais de menores, abandono, exploração da mão de obra infantil, violação dos direitos dos idosos e a burocracia envolvendo as instâncias superiores com a omissão do estado. Eles lamentaram a redução das equipes que se sentem impotentes no enfrentamento dos casos indesejados e defendem a integralidade e o fortalecimento das parcerias no combate aos atos de violências.

A conselheira, Delani Cunha, ressaltou as dificuldades de trabalho, pediu apoio aos demais envolvidos no processo e cobrou ações mais enérgicas do Ministério Público que na visão dela, deveria ter encaminhado algum representante para o encontro que ela julgou importante para os debates e a troca de experiências. O Secretário de Esportes e Lazer, José Leônidas, divulgou os Projetos esportivos voltados para a juventude e se mostrou favorável a trabalhar junto às escolas municipais no intuito de incluir aquelas crianças em condições de vulnerabilidade social nas atividades socioeducativas.

Os Secretários de Agricultura Auziran Pereira e a Secretária de Saúde Geiza da Cunha Alves, se mostraram preocupados com os índices de violências envolvendo menores de idade, como é o caso do trabalho análogo, uso de drogas lícitas e ilícitas, prostituição infanto-juvenil, gravidez na adolescência, surgimento de doenças e as dificuldades de se realizar um planejamento familiar eficiente por conta dos problemas relatados estarem arraigados na cultura regional.

As Profissionais do CRAS fizeram referência ao Programa Criança Feliz que será implantado em breve no município com várias ações positivas voltadas para as crianças de 3 a 6 anos de vida. Maria Madalena e Taiza Gomes se mostraram satisfeitas com o grande número de participantes e ponderaram sobre o compromisso e a responsabilidade que compete a cada um dos envolvidos na Rede de proteção a infância. Elas defendem outros encontros para se fortalecer ainda mais os vínculos entre os grupos de pessoas que sonham com dias melhores.

Para as profissionais, o Programa Criança Feliz e outros projetos do social, são de suma importância para as famílias beneficiadas com os cursos profissionalizantes, confecção de álbuns e concursos de fotografias, preparação do enxoval do bebê, oficinas de musicas, grupos de danças, pinturas, tudo isso serve de terapia ocupacional com enormes contribuições para diminuir a ociosidade e os casos indesejados já narrados.

O coordenador da equipe, Serginho se disse maravilhado com as representatividades dos diferentes segmentos da sociedade ali presentes, mas ao mesmo tempo se mostrou preocupado com as demandas identificadas em relação à evasão escolar, gravidez na adolescência, trabalho infantil, bem como uso de substâncias proibidas como a droga, o álcool, e outras. Ele defende um planejamento estratégico e a elaboração de projetos conjuntos por todos os grupos.

A Assistente Social, Fátima Alves, avaliou o dia como produtivo, agradeceu aos visitantes em nome do Secretário de Ação Social José Diraldo Gomes, assim como aos convidados e destacou o empenho do Conselho Tutelar e das demais equipes no enfrentamento dos abusos sexuais, exploração de menores, combate a omissão e negligência dos órgãos competentes. Por fim, os mediadores divulgaram os telefones para eventuais denuncias, sendo o Disk 100 ou 123.

As equipes elegeram democraticamente Gilkeline Terto e Josileide Pereira para articularem o próximo encontro marcado para 19 de julho em local e horário a ser combinado. Elas esperam uma maior participação envolvendo: o poder público, igrejas, sindicato, associações comunitárias, vereadores, comerciantes, Ministério Público, Imprensa, Organizações Não Governamentais e demais entidades parceiras.









                    Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo para todos. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário