quinta-feira, 6 de abril de 2017

Representantes do Ministério Público Federal da Paraíba visitam comunidade quilombola de Serra Feia de Cacimbas no interior do estado


Representantes do Ministério Público Federal da Paraíba, através dos Procuradores da República: Thiago Misael de Jesus Martins, José Orlando Pereira e Luiz José de Oliveira Neto, estiveram reunidos na manhã dessa quinta feira 06/04 com moradores das comunidades remanescentes de quilombos de Cacimbas no interior do estado, sendo: Chã, Aracati e a anfitriã Serra Feia. O encontro ocorreu na Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Num primeiro momento os procuradores se prontificaram a ouvirem os anseios dos habitantes dessas comunidades, referentes a questões ligadas a: saúde, distribuição de medicamentos, atendimento médico, transportes de pacientes, funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, saneamento básico, incluindo esgotamento sanitário, coleta e destino adequado dos resíduos sólidos (lixo), abastecimento d´água, iluminação pública, presença ostensiva da Polícia Militar e Conselho Tutelar nesses setores, dentre outros.

Também foram questionados assuntos relacionados à educação no tocante a existência e qualidade da merenda escolar, estrutura física das escolas, transportes de alunos, atuação dos funcionários, currículo escolar que contemplem o tema de história e das culturas afro-brasileira, conservação das estradas, além de cursos de capacitação destinados a os docentes.

As líderes das comunidades quilombola de Chã e Aracati se mostraram preocupadas com suas localidades e cobraram do pode público: a reabertura de uma escola da comunidade que fora desativada desde 2009, o desassoreamento de um açude na localidade, a presença da Polícia Militar no combate a ao uso de drogas, coleta e destino correto do lixo e a presença do Conselho Tutelar no combate ao trabalho infantil.


Os moradores ficaram divididos em suas colocações, de um lado uns alegaram que os serviços são insuficientes para contemplar a população, enquanto que outros afirmaram que as ações funcionam de modo satisfatório, mas que precisam melhorar. De acordo com Vamberto, Marquinhos, Geraldo Paulino e algumas donas de casa, as dificuldades existem em todos os municípios e que os problemas apontados precisam ser melhorados com a participação responsável de todos.

Além do Ministério Público Federal, estiveram presentes: o Diretor da escola Joaquim Cassiano Alves, Vamberto Ferreira, Anselmo Dantas da Ação Social Diocesana de Patos, Eduardo Carlos, funcionário da Casa da Família, O senhor Geraldo Paulino representante do Prefeito Geraldo Terto-Léo, Marquinhos Alves, motorista, donas de casa e demais populares.

Representantes da gestão municipal elogiaram a iniciativa do Ministério Público Federal de vir até as comunidades ouvir a população, o que para eles, representa um avanço que serve de base para aproximar ainda mais os moradores dos gestores, que precisam se adequar as novas exigências e cumprir com suas obrigações independentemente de quais quer situações conforme determinam as leis em defesa da sociedade civil organizada, que é a mais interessada.

Doutor Thiago Martins, se mostrou interessado em conhecer o registro das terras quilombolas pelo INCRA, segundo ele, todos os pleitos foram anotados e em breve o Ministério Público Federal irá encaminhar ofícios a todos os setores competentes que foram citados pelos moradores, a fim de obter maiores esclarecimentos a cerca da administração. Por fim o procurador se colocou a disposição da população de segunda a sexta na cidade de Patos e em seguida encerrou os trabalhos.








                                                                                         SECOM/PMC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário