sábado, 1 de abril de 2017

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Cacimbas se reúne para debater diversos assuntos relacionados à agricultura familiar


Aconteceu na manhã da última sexta 31/03, na Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Cacimbas no interior do estado, uma reunião proferida pela Secretaria de Agricultura e EMATER local, envolvendo os presidentes de associações comunitárias e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do referido município.

A reunião foi ministrada pelo técnico de extensão rural, o senhor Hildener Lucena, com a participação de todos os presentes, estiveram auxiliando nos trabalhos, o secretário da agricultura Auziran Pereira e a técnica da EMATER local, Juliana Gonçalves. Dentre os principais pontos apresentados, estavam à reestruturação dos conselhos, atuação dos membros de forma autônoma, novas eleições, planejamento das ações, além dos incentivos e participação das diversas representatividades.

Na ocasião, foi debatida a necessidade de se fortalecer as parcerias e buscar unidade entre as equipes, a fim de envolver ainda mais todos os setores da sociedade civil organizada no processo coletivo representadas por: igrejas, Câmara de Vereadores, Prefeitura, comércio, ONGs, sindicato dos trabalhadores rurais e associações comunitárias, com pessoas comprometidas com os movimentos voluntários voltados a agricultura familiar do município de Cacimbas.

Como a atuação dos conselheiros é voluntária e abrange pessoas das diferentes comunidades, foi sugerido pelo senhor Manoel de Farias (Graxeiro) que se crie um fundo de manutenção para custear as despesas com pessoal, referente a deslocamento, alimentação e estadia quando necessário. Os demais participantes elogiaram a ideia que precisa ser analisada pelo grupo para saber de onde vai vir o recurso financeiro para tais finalidades.

Auziran, disse que já apresentou a proposta a o executivo e está aguardando uma resposta, enquanto isso, o secretario adiantou que tomou algumas medidas para diminuir as distâncias e facilitar a participação dos representantes que segundo ele são pessoas dedicadas e comprometidas com a melhoria dos projetos voltados exclusivamente ao homem do campo.

Entre as medidas adotadas pela secretaria, está a descentralização das reuniões, que antes aconteciam num único lugar. A gora Auziran sugeriu e teve o aval dos participantes para que os encontros aconteçam por setor: Monteiro, Cacimbas, Distrito de São Sebastião, São Gonçalo, Serra Feia, Fundamento de Baixo e assim por diante, até contemplar todas as associações. Os membros do Conselho foram unanimes e concordara.
 
Quanto à atuação dos conselhos, Hildener sugeriu que todos trabalhem em união, buscando cooperar com os trabalhadores rurais e demais representatividades, independentemente de questões políticas, sociais, religiosas ou de qualquer outra natureza. “O papel dos conselheiros é de parcerias, essa atuação é muito importante para a economia e vale ressaltar que é um trabalho valoroso e sem remuneração alguma, por isso as pessoas devem entender e ajudar também”, revelou o técnico.

Sobre o uso e controle das máquinas do PAC 2, questionada, Hildener defende um planejamento estratégico para se conhecer a dotação orçamentária do município, e quais as condições de se trabalhar no atendimento a população. Auziran disse que os custos para manter os equipamentos funcionando plenamente são altos e dificilmente os conselhos conseguiriam honrar com os custos, para ele somente a prefeitura consegue manter as despesas com combustíveis, aquisição de peças, pagamento dos operadores e manutenção.

Jandui Alves, juntamente com outros participantes, se mostraram preocupados com a baixa frequência dos demais conselheiros e defendem uma forma de punir as comunidades dos faltosos, ou até mesmo a substituir estes por outros líderes mais comprometidos, pois segundo eles, não é justo uns se dedicarem, enquanto que outros deixam de comparecerem e usufrui dos mesmos direitos.

Juliana e Hildener acreditam que o município de Cacimbas possa receber as sementes de milho, feijão e capim sorgo ainda este ano, caso a informação se confirme eles pretendem armazenar para distribuírem no inicio do próximo ano, já que os agricultores realizam suas plantações. Os técnicos comentaram sobre a reunião que participaram na cidade de Teixeira com representantes do MDA, IBGE e demais órgãos para debater e encaminhar as demandas dos municípios.







Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo para todos. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário