sexta-feira, 14 de abril de 2017

Comerciante mantém a tradição e amplia a distribuição de peixes na Semana Santa em Cacimbas PB


O comerciante Paulo Araújo Leite (Paulinho) e agora Vereador, contou com o apoio dos amigos: Léo Terto, assim como de Marcílio e Genílson Terto, que juntos compraram cerca de 800 kg de peixes da espécie tilápia para serem distribuídos em Cacimbas cidade do interior da Paraíba na manhã dessa sexta feira santa dia 14/04. A prática que teve início a mais de dez anos, cresce a cada etapa, aumentando o número de pessoas beneficiadas com o pescado.

Com o produto escasso no comércio, por conta da grande procura e diante das estiagens na região, os preços tendem a aumentar significativamente, dificultando o consumo de um dos pratos principais dessa época de jejum e oração. Preocupados em manter a tradição religiosa, os idealizadores supracitados se mobilizaram e viajaram mais de 100 km de distância com um dia de antecedência a procura dos peixes, alimento sagrado para os religiosos.

Uma senhora vinda de Campina Grande visitar parentes que moram ao lado da casa de Paulinho, se disse emocionada com a ação de solidariedade, ela relatou que no Bairro onde mora com a família nunca viu algo parecido. Na ocasião, a mulher fez questão de registrar o momento por meio de fotos e vídeos para levar de lembrança a sua cidade. A ação que parece simples, pode se tornar grandiosa e capaz de fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Outra dona de casa avaliou a atitude do grupo como importante para reforçar o compromisso de solidariedade com o próximo num período apropriado para se fazer o bem independentemente de qualquer condição. Ela também relatou que teve dificuldades para comprar peixes no mercado pela falta do produto e pelo alto valor, mas como sabia que Paulinho e os amigos iriam distribuir peixes no dia seguinte, ela ficou mais tranquila, pois sabia que seria lembrada.

Para uns, a ação pode até parecer simples, mas para outros, se torna algo diferenciado, principalmente numa casa com cinco pessoas, por exemplo, que consumem peixes na quinta e sexta feira santa, sendo necessários uns quatro quilos de peixes, o equivalente a R$ 52,00 cinquenta e dois reais em média. Com a lei da oferta e da procura, é natural que os preços aumentem significativamente, dificultando a vida dos consumidores.

Paulinho iniciou a campanha a mais de dez anos distribuindo 20 kg de peixes para seus clientes, de lá pra cá, o movimento ganhou força e só vem aumentando, agora a intenção dele é chegar aos 1000 kg do pescado nos próximos anos. Para se ter uma ideia, nessa sexta feira bem antes das seis horas da manhã, as pessoas já aguardavam em frente à casa do comerciante para receberem suas encomendas.


Os responsáveis pelo projeto defendem que outras pessoas se juntem a eles para somar e assim poderem levar cada vez mais assistências a toda população do município, ao mesmo tempo os idealizadores desejam a todos uma feliz semana santa de amor, paz, saúde, reflexões com uma pascoa abençoada com grandes realizações.








                                                                                               Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário