quarta-feira, 5 de abril de 2017

Conheça novo golpe no WhatsApp que já enganou mais de 50 mil usuários


Um novo golpe disseminado através de uma mensagem maliciosa no WhatsApp já enganou mais de 50 mil usuários brasileiros em apenas cinco dias. O texto compartilhado no aplicativo promete um vale-¬presente no valor de R$ 500 nas lojas O Boticário. A armadilha leva a vítima a se cadastrar em sites maliciosos ¬ que efetuam cobranças indevidas no nome dela.

A vítima é direcionada para uma página ao clicar no link do falso voucher compartilhado. Na nova janela, a pessoa deve responder a três perguntas relacionadas à marca. Após o preenchimento das respostas, o usuário é incentivado a compartilhar o link do cupom com dez amigos ou grupos no aplicativo para, só então, poder baixar o falso vale-¬presente.

O ataque ainda conta com comentários de falsos usuários elogiando a promoção, com o intuito de validar o golpe. Ao tentar baixar o vale-presente, a vítima é incentivada a se cadastrar em sites maliciosos ou a baixar aplicativos falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a prejuízos financeiros.

Para não se tornar uma vítima de hackers, de acordo com a empresa de segurança PSafe, é recomendável que os usuários tenham sempre um antivírus com a função ‘antiphishing’ instalada nos smartphones. Além disso, é aconselhável adotar um comportamento preventivo ao navegar na internet.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário