terça-feira, 7 de março de 2017

Cacimbas- PB: Situação se pronuncia sobre proposta inconstitucional encaminhada a Câmara de Vereadores pedindo a reabertura da escola da Chã


Mais de 23 mil escolas rurais do Ensino Fundamental são fechadas nos últimos anos

Pelo menos 23.600 escolas da zona rural foram fechadas de 2008 até agora, a ação se deve as dificuldades financeiras encontradas pelos municípios brasileiros, é o que revela o Ministério da Educação e Cultura - MEC. Uma reportagem exibida na tarde da última segunda feira 05 de março de 2017 pelo Jornal Hoje da Rede Globo de Televisão, mostrou o drama enfrentado por estudantes de Pirassununga no interior de São Paulo, que precisam se deslocar por quase duas horas para estudarem.

Os problemas são antigos, em Cacimbas, cidade do interior da Paraíba, por exemplo, foram fechadas duas escolas da zona rural este ano, sendo elas: Gonçalo Pereira no sítio Fundamento de Baixo e Joaquim Alexandre na comunidade do Flamengo. Os fatores que cooperam para o encerramento das atividades escolares na zona rural são recorrentes e se devem principalmente, a diminuição do número de matrículas nessas localidades.

De acordo com dados estatísticos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação, a cada ano que se passa o número de alunos matriculados em escolas rurais diminuem significativamente. A situação se deve também a diversos fatores como: a migração das famílias do campo para as cidades, planejamento familiar, onde os casais passaram a ter menos filhos, independência e ascensão da mulher ao mercado de trabalho formal, melhor assistência da saúde com a distribuição e promoção dos métodos anticoncepcionais, dentre outros.

Em governos passados, nesse mesmo município de Cacimbas, foram fechadas outras unidades escolares, como foi o caso da Jordão Rodrigues, localizada na comunidade do São João, a Cícero Cardoso no Distrito de São Sebastião e a escola da comunidade quilombola de Chã e Aracati, a José Inácio do Carmo. Todos os estudantes dos referidos setores, foram remanejados para outras escolas mais próximas com melhores condições.

A Prefeitura de Cacimbas não está sendo contra a reabertura da unidade escolar quilombola da Chã, que fica a 1 km de distância do Distrito de São Sebastião, para onde as crianças foram levadas, pelo contrário, está mostrando os pontos a serem considerado diante da situação em que o prédio se encontra completamente deteriorado, o que segundo os gestores, é mais viável fazer o remanejamento dos estudantes de forma segura, ao invés de tentar recuperar o imóvel abandonado.

Os parlamentares de situação, disseram no domingo 05/03 que respeitam as opiniões populares, mas lamentam que algumas pessoas leigas estejam sendo manipuladas através da politicagem baixa, pois os vereadores devem agir com responsabilidade e não ceder a provocações, inclusive aqueles de oposição, onde dois deles são experientes no assunto, conhecem as leis e sabem perfeitamente que a função do legislativo é fiscalizar e não gerar despesas para o executivo.

Segundo o MEC, as escolas públicas só conseguem funcionar com autonomia financeira se for através dos Conselhos Escolares, formados por representantes dos estudantes maiores de 18 anos de idade, representantes de pais de alunos, diretores educacionais, representantes dos professores daquele educandário, membros da própria comunidade e ter no mínimo 101 alunos devidamente matriculados.

Sendo assim, poderão aderir ao Plano de Desenvolvimento Educacional- PDE, que por sua vez, abrange o Programa do Dinheiro Direto nas Escolas, o chamado (PDDE INTERATIVO), assim como, o Programa Nacional do Livro Didática- PNLD dentre outros, do contrário, as unidades escolares funcionarão precariamente, dependendo exclusivamente dos repasses dos 40% oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB.


SECOM/PMC com o G1/ foto de Arruda Cacimbas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário