quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Educação: Jornada pedagógica acontece em Cacimbas na abertura do ano letivo 2017

Prefeito participa de jornada pedagógica e promete valorizar ainda mais os profissionais do magistério. Secretário da pasta fala dos desafios e garante que vai melhorar os índices educacionais do município e conta com o empenho de todos.

Foi realizada na manhã dessa quinta feira (09/02) na Escola Municipal Tertulino Cunha na cidade de Cacimbas, interior do estado, A JORNADA PEDAGÓGICA, destinadas aos profissionais do magistério com o objetivo de refletir juntamente com os educadores da rede regular de ensino, sobre a motivação educacional em tempos de crises. O palestrante responsável pelos trabalhos foi o professor, Adalberto Souto, vindo da FOCO CONSULTORIA.

Na ocasião, mais de 120 profissionais se credenciaram para assistirem a palestra que abordou o tema: “Motivação do professor no processo de ensino e aprendizagem”. No ato das inscrições, todos receberam canetas e agendas para fazerem as devidas anotações. Foi apresentada as equipes de trabalho, bem como exibidos textos para reflexões, vídeos motivacionais e mensagens voltadas para elevar a autoestima dos participantes.

Adalberto se referiu a “motivação” como sendo esta uma força interior, inerente de cada ser humano e ressaltou as inúmeras dificuldades encontradas para se educar em tempos de crises: hídricas, políticas, econômicas e crises de valores éticos e morais na era digital. Para ele, é importante os profissionais unirem forças na busca por parcerias com outras instâncias, a fim de identificar os problemas e amenizá-los de acordo com as prioridades.

Segundo Adalberto, os professores têm papel fundamental na transformação da realidade escolar e social dos alunos, mas para essa efetivação, não basta apenas manter as crianças na escola e sim, reinventar a metodologia de ensino, visando torná-la cada vez mais atrativa para os educandos que precisam ser estimulados às pesquisas e as novas descobertas que o mundo globalizado exige de cada indivíduo. O palestrante também se referiu à desmotivação e desvalorização da categoria, e defendeu maiores incentivos e investimentos para a classe.

O Secretário de Educação, Luiz Fernando de Barros Júnior, ao fazer uso da palavra saudou o palestrante em seguida agradeceu ao prefeito, Geraldo Terto da Silva (Léo) pelo mesmo ter lhe confiado a pasta da educação a pessoa e se disse maravilhado com a grande quantidade de educadores presentes no evento, que abriu os trabalhos do ano letivo 2017.

Júnior disse ser formado em administração pública e revelou que está prestes a concluir o curso em Direito Civil, ele também destacou suas experiências de quando esteve vereador deste município e quando esteve à frente da direção da escola estadual Pedro Terto da Cunha na Sede, o que segundo ele, lhes trouxe grandes aprendizagens para sua nova jornada. Ele também fez questão de divulgar as amizades construídas ao longo desses anos e as parcerias firmadas que vão serem úteis ao seu novo cargo.

O secretário, falou de sua peregrinação, onde esteve em todas as escolas municipal, exceto a José Cardoso, localizada na comunidade do Jardim, para ele, as visitas foram de suma importância para conhecer cada unidade educacional com suas demandas. Junior pediu união e compromisso dos docentes para dar o que ele chamou de “uma nova roupagem” a educação em Cacimbas.

Júnior lamentou a desorganização de alguns educandários onde muitas professoras ainda não haviam entregues na secretaria os diários de classe para atualizar as fichas de matriculas dos estudantes para evitar maiores prejuízos as famílias que necessitam de tais documentos, segundo ele, foram feitos mutirões com os funcionários das escolas: João Heleno de Maria no Monteiro, Joaquim Cassiano Alves na Serra Feia e Francisca Maria da Silva na Sede.

Por fim, Júnior anunciou o fechamento de duas escolas, a Gonçalo Pereira do Fundamento de Baixo e a Joaquim Alexandre do Flamengo pelo número insuficiente de matriculas e ressaltou mais uma vez a autonomia que o prefeito lhe deu para desenvolver os trabalhos. O secretário se mostrou aberto aos diálogos. Indagado sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério, Júnior foi enfático ao afirmar que muito em breve estará se reunindo com a categoria para analisar e debater o que for melhor para a educação e que a possibilidade de o prefeito criar e pagar um 14º salário não está descartado, só depende do desempenho de cada um.

O supervisor educacional Arenilson Lima Moura, anunciou que os trabalhos de planejamento continuam nessa sexta 10/02 pela manhã nas escolas polos: Tertulino Cunha, Vereador Manoel de Almeida e Joaquim Cassiano Alves.  Em conversa com algumas professoras, várias docentes afirmaram estarem satisfeitas com a nomeação de Júnior Barros para o cargo de Secretário Municipal de Educação em Cacimbas, muitas delas se disseram otimistas diante desse primeiro encontro.

O prefeito Geraldo Terto da Silva- Léo destacou a importância do trabalho dos docentes na transformação da realidade atual. O gestor pediu mais união e empenho dos educadores para que os estudantes consigam aprender com mais qualidade e se desenvolverem em sua plenitude de forma digna. 

Léo falou ainda dos processos que conseguiu resgatar do ano de 2008 quando seu pai, Geraldo Paulino foi prefeito desta cidade, o que segundo ele, se for fixado até junho deste ano, vai render R$ 6 milhões de reais aos cofres públicos do município, dos quais 60% do montante será divididos entre os professores da época.

Léo também se referiu aos processos que tramita na justiça para corrigir e repassar as diferenças salarias do FUNDEF/FUNDEB, destinadas aos professores. De acordo com a assessoria jurídica do município, a previsão de Cacimbas receber esses recursos é entre 2020 e 2021. “Quando eu deixar a prefeitura de Cacimbas quero deixar a educação melhor do que quando eu recebi e vocês cobrem os 60% do futuro gestor que é um direito adquirido, pois tem prefeito por ai se apossando desses dinheiros”, revelou o prefeito.  










Secretaria Municipal de Educação com Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo para todos. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário