quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Câmara de Vereadores de Desterro elege por maioria a nova mesa diretora


A reunião da Casa aconteceu neste dia 22 de Fevereiro de 2017 as 16h00min, na sede do Pode Legislativo de Desterro, Casa Manoel de Almeida, em Desterro – PB. Desde 1º de Janeiro deste, teve muita polêmica sobre o processo de votação e eleição da Diretoria para biênio 2017-2018 estas tomaram conta da casa legislativa e das conversas nas ruas, entenda:

Em 01/01/17 na seção de eleição da diretoria Thiago Simões secretário da seção anulou um voto alegando não está certo, houve briga e confusão, e Napoleão de Almeida encerrou a sessão sem que se houvesse eleição. A seção foi encaminhada para ser marcada após 10 dias.

11/01/17 Eleições não foram marcadas e os cinco vereadores de oposição (Vamberto, Biga, Preta da Barraca, Cimar e Evilazim) entraram com ação na Justiça, para que fosse marcada a sessão, ainda foi tomado conhecimento de uma ata que havia sido supostamente forjada elegendo o vereador mais idoso “Napoleão” videos, audios e provas foram anexadas nos altos do processo.  17/02/17 Juiz Carlos Gustavo concede liminar anulando eleição e revogando suposta mesa diretora, ainda deu prazo de 24hs para que fosse marcada nova eleição.

E hoje 22, foi o dia marcado para haver a eleição da mesa diretora, iniciando com coro dos 9 vereadores SITUAÇÃO (Napoleão, Rejane, Thiago e Odilon) e OPOSIÇÃO (Vamberto, Biga, Preta da Barraca, Cimar e Evilazim), Napoleão vereador mais idoso abriu a seção e chamou Odilon para secretariar, após principio de tumulto a vereadora Rejane passa mal e se ausenta do plenário, Napoleão resolve encerrar sessão alegando que os vereadores estavam descumprindo o regimento ao fazer tumulto e prejudicar a segurança do ressinto, mas os 5 vereadores não aceitaram o fim da sessão pois discordaram que foi feito tumulto e que havia falta de segurança tendo em vista a quantidade de Policiais que faziam a segurança do local.

O publico presente na Câmara foi convidado a se retirar do local pela Polícia Militar, a pedido de Vereador Napoleão.

Em seguida tendo em vista haver coro pro reinicio da sessão, uma prerrogativa reafirmada pelo juiz para inicio da sessão observando o art. 5 §1º do Regimento Interno da Câmara, além de observar no RI que a sessão uma vez aberta para o fim de eleição só será encerrada após a conclusão do processo eleitoral conforme observado pelos advogados da oposição, após muito tempo de discussão marcada por muito bate-boca, foi dada continuidade da sessão e a situação se ausentou espontaneamente da sessão por não concordarem com o ato.

Paulo Vamberto continuou Presidindo os trabalhos por ser o segundo mais idoso e sessão, esta que decorreu com a presença dos 5 vereadores restantes em sessão. A votação foi feita e a Chapa 2 composta por: Presidente: Paulo Vamberto; Vice – Presidente: Vicente de Paula (Biga); 1º Secretário: Evilásio Gonçalo; 2º Secretário: Francimar Batista (Cimar) obtiveram 5 votos, sendo eleitos e empossados na mesma sessão, já a chapa 1 não obteve votos.Após isso, o novo Presidente deu por encerrada a sessão.

Vale ressaltar que o grupo da situação afirmou que irá fazer o boletim de ocorrência e irá acionar a justiça conforme fala dos advogados para reverter o caso.


                                                                 Dário Cardoso - Desterro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário