segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Atenção: Promessa de alterar a cor do WhatsApp é golpe, mais de 1 milhão de usuários já foram afetados


Um novo golpe via WhatsApp vem sendo disseminado com a falsa promessa de personalizar o aplicativo com a cor preferida da pessoa. Segundo o blog Mundo Bit, do site NE10, não é possível fazer isso, sendo esta só mais uma maneira que criminosos encontraram para induzir usuários a compartilhar a fraude com amigos e a baixar aplicativos que proporcionam ganhos financeiros aos golpistas.

De acordo com os analistas, mais de um milhão de pessoas já foram afetadas. Um link disseminado no próprio WhatsApp faz a propagação do golpe. O texto da farsa oferece ao usuário a possibilidade de ativar uma nova função do aplicativo que permite a personalização com a cor desejada. Existe também uma variação que promete personalizar o app com as cores de times de futebol.

Ao se acessar o conteúdo compartilhado, muitas vezes por amigos e familiares desavisados, uma página que alega a necessidade de uma ‘verificação de usuário’ se abre e é solicitado o compartilhamento do link malicioso com dez amigos e com cinco grupos diferentes. Somente assim o usuário teria a função ativada.

A partir desse momento, o usuário é direcionado a uma página que induz à instalação de outros aplicativos, que não necessariamente contêm vírus. A cada novo aplicativo baixado pelo usuário o bandido ganha dinheiro. Ao invés de terem a falsa nova função liberada, os usuários, dessa forma, apenas divulgam o golpe e são induzidos a instalar aplicativos.


Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário