quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Domingo 1º de janeiro de 2017 acontece à sessão de posse e a eleição da mesa diretora para o biênio 2017-2018 da Câmara Municipal de Cacimbas PB


A reunião de posse dos nove Vereadores eleitos do Município de Cacimbas no interior da Paraíba, sendo eles: Antônio de Pádua Teodósio do Carmo, Rogério Arruda, Pedro Martins, Paulo Araújo Leite, José Pereira, Elisiana Arruda, Cícero Bernardo Cesar, Rodiney Justo Ferreira e Kelson Batista, bem como do Prefeito reeleito Geraldo Terto da Silva, acontece no próximo domingo dia 1º de janeiro de 2017 as 10h00min horas da manhã na Câmara Municipal Casa Maria do Socorro Melo.

A solenidade será aberta a toda população, autoridades e demais membros da sociedade interessados em assistir a cerimônia que deve acontecer de acordo com o que determina o Regimento Interno da Câmara Legislativa Municipal e a Lei Orgânica do Município. Todos os procedimentos serão devidamente filmados e registrados em ata, como forma legal do ritual realizado.

Após os trabalhos haverá as comemorações dos eleitos juntamente com seus familiares, amigos e correligionários, a Santa missa em ação de graça será celebrada pelo Pároco Padre Albaní de Sousa Barreiro as 19h00min na Igreja São José em Cacimbas.

Por: Olavo Silva/Imagem de arquivo

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Prefeitura de Cacimbas antecipa pagamentos dos servidores públicos municipais e começa pagar a folha de pessoal nesta quarta feira 28/12


A Prefeitura de Cacimbas no interior da Paraíba por meio da Secretaria de Finanças e do setor de comunicação desta entidade avisa aos servidores do quadro efetivo, que já antecipou a folha de pagamentos referentes ao mês de dezembro do ano em curso, sendo assim os vencimentos já se encontram disponíveis nas respectivas contas nesta quarta feira dia 28/12.

A gestão municipal reconhece a importância dos valores para o aquecimento da economia local/regional, além de motivar e valorizar os servidores que passam a receber seus vencimentos dentro do mês trabalhado para honrar seus compromissos financeiros em épocas de dificuldades. Funcionários que recebem dos 40% podem sacar seus salários nesta quinta 29 de acordo com o setor competente.

A Prefeitura também já repassou os valores referentes aos pagamentos do 13º salário dos funcionários e os demais estarão recebendo até dia 30, o prefeito cumpre com suas obrigações administrativas cumprindo com a lei de responsabilidade fiscal.  Planejar as ações é preciso na contenção de gastos desnecessários a fim de garantir os recursos suficientes para quitar débitos e pagar aos trabalhadores e fornecedores sem deixar despesas pendentes, exceto aquelas já programadas.

O Sistema do Banco Postal do Brasil, já voltou a funcionar nas Agências dos Correios em Cacimbas, caso haja o abastecimento de dinheiro pela seguradora, os funcionários da região poderão sacar seus salários no próprio lugar. A todos um Feliz Ano Novo, repleto de paz, amor, saúde, amizade e realizações. Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo para todos. SECOM/PMC.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Conselho Tutelar com as Igrejas Assembleia de Deus e Congregacional realizam ações de solidariedade para famílias carentes de Cacimbas e região


Membros do Conselho Tutelar em Cacimbas no interior do Estado, nas pessoas de Alex Marques, Delni Cunha, Gisélia Gouveia, Giselda Souza e Maria José, se uniram com as Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus e Igreja Congregacional, representadas pelos Pastores, Marcos e Esdras, respectivamente numa campanha denominada de Natal Solidário com o intuito de arrecadar alimentos para ser distribuídos a várias famílias carentes.

Durante a semana as equipes se mobilizaram pelas ruas da cidade, visitaram comércios, autoridades políticas, parceiros e outros municípios da região que também colaboraram com a campanha doando alimentos e brindes para sorteios. Nesta sexta feira 23/12, por volta das 18h30min aconteceu à culminância do Projeto no Ginásio de Esportes de Cacimbas em seu primeiro ano de existência.

Na ocasião estiveram presentes os cantores gospel: Vandira Boletti (Assembleia de Deus), Thais (Congregacional), Messias Gomes de Patos, Samuel e Banda Amor Incondicional de Desterro, Banda Vinde e Adorai da localidade com a cantora Albinária, além dos grupos jovens da Assembleia de Deus apresentando um jogral e demais membros das duas igrejas mencionadas que apresentaram um lindo coral natalino.

Os Pastores Marcos e Esdras, falaram da satisfação de estarem participando e colaborando com a realização do evento que foi considerado um sucesso, eles refletiram e meditaram sobre o verdadeiro sentido do Natal e destacaram a importância das ações para levar um pouco de esperança aos lares de muitas famílias necessitadas do município, eles oraram e agradeceram a Deus, bem como aos idealizadores, ao publico participante e as entidades parceiras.

No final das apresentações foi realizado o sorteio de vários brindes entre os visitantes que colaboraram com 1 kg de alimento não perecível o que vai servir para compor muitas cestas básicas para serem entregues nos diversos lares carentes do município de Cacimbas e região. Os organizadores agradeceram os visitantes de Desterro, Cacimbas, Taperoá, Patos e comunidades rurais das proximidades. As colaborações diretas e indiretas dos parceiros e voluntários nesta ação de adoração a Deus e solidariedade ao próximo vai fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas.



                                                  Por: Olavo Silva/fotos de Gisélia Gouveia  



Vigilância Sanitária alerta contra a compra de remédios falsificados; vejam


A Agência Estadual de Vigilância Sanitária divulgou nesta sexta-feira (23) uma série de recomendações que devem ser observadas pelas pessoas para não ficarem expostas ao perigo dos medicamentos falsificados. Conforme ressaltou a diretora-geral do órgão, Glaciane Mendes, os cuidados devem começar no próprio ato da compra dos produtos, que somente devem ser adquiridos em estabelecimentos autorizados pela Vigilância Sanitária.

Sérgio Brindeiro, gerente-técnico de medicamentos da Agevisa/PB, reforçou o alerta feito por Glaciane, acrescentando ser muito importante que o consumidor, na hora de adquirir remédios, tome alguns cuidados especiais e importantes, começando por somente comprar medicamentos em farmácias e drogarias; verificar se a embalagem está lacrada ou com o selo de segurança; não comprar remédios com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos apagados ou borrados e verificar se o nome do medicamento está bem impresso e se pode ser lido facilmente.

“O consumidor deve também guardar sempre a nota fiscal, a embalagem e a cartela ou frasco, que são comprovantes importantes (em caso de irregularidade) para uma eventual queixa; verificar a data de validade do produto, como também se consta impresso na embalagem o número de registro do medicamento na Anvisa e, antes de tudo, exigir a presença do farmacêutico, que é o profissional qualificado para orientar o consumidor sobre todos os aspectos ligados aos remédios expostos à comercialização e ao consumo”, observou Brindeiro.

Na hora da compra, segundo ele, havendo suspeita da procedência de algum medicamento, o consumidor deve encaminhar denúncia à Vigilância Sanitária, às delegacias de repressão aos crimes contra a saúde pública, da Polícia Civil, e aos órgãos de proteção e defesa do consumidor. Deve ainda ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do laboratório que fabrica o medicamento suspeito. “A maioria dos laboratórios tem esse serviço e o número do telefone, com chamada grátis, vem impresso na caixa do produto”, informou o gerente de medicamentos da Agevisa.


Fonte: Portal Correio

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Imunização: Calendário de vacinação ganha novas vacinas para adolescentes


A partir do dia 2 de janeiro de 2017, as vacinas contra HPV para meninos com idade de 12 a 13 anos e Meningocócica C (protege contra meningite), para ambos os sexos, também com idade entre 12 e 13 anos, passam a fazer parte do calendário nacional de vacinação. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, já distribuiu as doses para as Gerências Regionais de Saúde, que repassarão a todos os 223 municípios paraibanos.

Na Paraíba, o público-alvo para se vacinar contra HPV é formado por 72.637 meninos e de Meningocócica são 142.979 entre meninos e meninas. O objetivo da vacinação HPV para população do sexo masculino é prevenir os cânceres de pênis e verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão dos vírus para as suas parceiras, ao receberem a vacina, os homens colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo também cânceres de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais, em ambos os sexos.

A vacinação de adolescentes contra Meningocócica C proporcionará proteção direta impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários, alcançando, ainda, o desejado efeito protetor da imunidade. “É bom que fique claro que não se trata de campanha de vacinação e sim de implantação de vacina na rotina do calendário do adolescente. É muito importante que os pais e responsáveis levem seus jovens para serem imunizados, evitando, assim que adquiram doenças que podem ser evitadas por meio destas vacinas”, disse a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga.

As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família a partir do dia 2 de janeiro de 2017.


Fonte: Portal Correio

Rodrigo Janot autoriza investigação contra casos de pedofilia na Paraíba


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, autorizou que a Procuradoria do Trabalho prosseguisse a investigação dos casos de pedofilia envolvendo a Arquidiocese da Paraíba. A informação é do Ministério Público do Trabalho (MPT). Com essa decisão, o procurador do Trabalho, Eduardo Varandas, informou que vai dar continuidade às investigações.

O chefe do MPU entendeu que não havia conflito de atribuições entre o MPT e o Ministério Público Estadual, haja vista que este apura o aspecto criminal da pedofilia. Já o MPT, averigua a exploração sexual de meninos para fins comerciais como uma das piores formas de trabalho infanto-juvenil. Da mesma forma, o Conselho Nacional do Ministério Público arquivou denúncia que questionava a atuação do MPT.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) já havia consolidado jurisprudência em favor da legitimidade do MPT para apurar esses casos. “Vamos prosseguir as investigações com imparcialidade, tranquilidade e eficiência, agora contando com a valorosa parceria da Promotoria”, concluiu o procurador do Trabalho, Eduardo Varandas, que preside o inquérito civil.


 Fonte - Clickpb

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Carteira Nacional de Habilitação muda aparência para evitar falsificações


A partir do dia 2 janeiro de 2017, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai ter novas cores e itens de segurança, atendendo à nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – válida para todo o país. Veja abaixo a imagem. Uma das principais alterações será a troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo do documento atual, acima da foto de identificação do cidadão, para a cor preta.

A impressão continua em alto relevo e a tarja passa a ter o mapa do Estado responsável pela emissão da CNH, do lado direito. No alto do lado esquerdo, sob o Brasão da República, a imagem do mapa do Brasil passa a ser impressa com tinta especial de segurança, que também dificulta a falsificação. Todo o fundo do documento vai ficar mais amarelado e alguns elementos gráficos, como números, poderão ser conferidos com o uso de luz ultravioleta.

O documento ganhará brasões da República impressos que só serão vistos com o uso de luz negra. Na parte de baixo, o documento ganha uma holografia com a sigla CNH impressa repetidas vezes. Além disso, aparecem novos fios de microletras que também servem para dificultar falsificações.

Os itens de controle de segurança incluem mais elementos em relevo e em microimpressão. O documento ganhará um código numérico de validação composto pelos dados individuais de cada CNH. Esse código vai permitir aos agentes de trânsito validar a habilitação por meio de um aplicativo que deve ser disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A nova CNH também terá dois números de identificação nacional – Registro Nacional e Número do Espelho da CNH – e um número de identificação estadual, que é o número do formulário Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Todas as carteiras de motoristas solicitadas a partir de janeiro virão com o novo desenho. Os condutores não precisarão trocar as suas CNHs atuais que ainda estão dentro da validade pelo novo documento. É importante ressaltar que a mudança impacta apenas no design. Os procedimentos para obter a habilitação permanecem os mesmos.


Fonte: Portal Correio 

Reforma da Previdência aumentará interesse por Tesouro, diz especialista


Técnicos do Tesouro Nacional avaliam que um dos efeitos da eventual aprovação da reforma da Previdência, no próximo ano, pode ser o aumento da procura de investidores pelo Tesouro Direto. O programa foi criado pelo governo, em 2002, para popularizar a aquisição de títulos públicos por pessoas físicas, via internet, sem a intermediação de agentes financeiros.

“Existem muitos investidores que usam o Tesouro Direto como previdência. Acredito que sim, há uma grande tendência, com a reforma da Previdência, à busca por previdência complementar”, disse Leandro Secunho, coordenador-geral de Operações da Dívida Pública Federal.

De acordo com Secunho, 62% dos títulos vendidos no programa são atrelados à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e a longo prazo, ou seja, com perfil semelhante ao de uma previdência. Ele afirmou ainda que as taxas de administração do Tesouro Direto tendem a ser mais baixas que as da previdência complementar.

Secunho deu as declarações, em entrevista, para comentar o resultado da Dívida Pública Federal em novembro. A dívida cresceu 1,97% em relação a outubro e alcançou R$ 3,092 trilhões. “[A Dívida Pública Federal] vai ficar dentro do intervalo entre R$ 3,1 trilhões e R$ 3,3 trilhões [previsto pelo governo no Plano Anual de Financiamento – PAF] e, possivelmente, vai ficar um pouco abaixo”, previu Secunho.


Fonte: Portal Correio com Agência Brasil

Procons do país são contra as mudanças na Lei Geral de Telecomunicações


Está em trâmite, no Congresso Nacional, um projeto de lei alterando a Lei Geral de Telecomunicações. O PL, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, seguirá para sanção do Presidente da República. 

Alguns parlamentares e Procons de todo o país alegam que as alterações representam um prejuízo aos consumidores e que a medida representa a entrega de bilhões de Reais do patrimônio do país às empresas de telefonia. Confira abaixo reportagem sobre o tema veiculada na TV Correio.

Os Procons dizem que as alterações permitirão a mudança do tipo de outorga - de concessão para autorização - o que teria implicações na forma como o serviço de telecomunicações é prestado. Se acontecerem as alterações propostas, as empresas que hoje operam sob uma outorga de concessão, passarão a sofrer um menor controle estatal.

De acordo com Késsia Liliana, Superintendente da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/PB, na prática, os consumidores serão prejudicados, uma vez que “enquanto as tarifas das concessionárias são controladas pela Anatel, as prestadoras que operam com autorização gozam de liberdade total na definição de seus preços”.

Além disso, as empresas autorizatárias – diferentemente do que ocorre com as concessionárias – não são obrigadas a respeitar as metas de universalização, caso as regiões para oferecimento do serviço de telefonia fixa, por exemplo, não sejam economicamente viáveis e interessantes, o que pode ser negativo para os consumidores, especialmente para aqueles de baixa renda e moradores em locais onde o serviço ainda não é prestado, avalia Késsia.

O projeto, do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), tem o objetivo de estimular os investimentos em redes de suporte à banda larga, eliminar possíveis prejuízos à medida que se aproxima o término dos contratos e aumentar a segurança jurídica dos envolvidos no processo de prestação de serviços de telecomunicação.


Fonte: Portal Correio

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Comunicação: Nova Lei das Telecomunicações vai à sanção presidencial


A Secretaria- Geral da Mesa do Senado rejeitou nessa segunda-feira (19) todos os recursos apresentados na Casa para levar ao Plenário a decisão final sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 79/2016, que muda as normas do setor de telecomunicações. Os recursos, que adiariam a sanção da proposta ao exigir que fosse votada em Plenário, na reabertura dos trabalhos legislativos em 2017, foram rejeitados por irregularidades regimentais.

O PLC 79/2016, originário da Câmara dos Deputados, foi aprovado em decisão terminativa na Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CEDN) em 6 de dezembro. Com os recursos rejeitados, ele segue para sanção, que pode ocorrer ainda nesta semana.

Os recursos foram apresentados pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e pelos senadores Paulo Rocha (PT-AM) e José Pimentel (PT-CE). Um dos motivos da rejeição dos pedidos foi à falta de assinaturas necessárias — são exigidas ao menos nove assinaturas de senadores para que uma matéria em decisão terminativa nas comissões técnicas passe por votação final em Plenário.

O projeto, do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), tem o objetivo de estimular os investimentos em redes de suporte à banda larga, eliminar possíveis prejuízos à medida que se aproxima o término dos contratos e aumentar a segurança jurídica dos envolvidos no processo de prestação de serviços de telecomunicação. Os senadores, entretanto, pediam que a proposta passasse por mais debates antes de se tornar lei.

A principal crítica é a entrega de boa parte da infraestrutura de telecomunicações do país ao setor privado, já que, ao fim das concessões, em 2025, as teles estarão dispensadas de devolver à União parte do patrimônio físico que vinham usando e administrando desde a privatização. Outra crítica é à anistia de multas aplicadas às empresas do setor, ainda que elas estejam assumindo compromissos com novos investimentos.


Fonte: Portal Correio com Agência Senado

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Escola João Heleno de Maria: Equipe conclui ano letivo com uma linda festa de formatura para as turmas do ABC, 5º e 9º Ano do Ensino Fundamental


A equipe da escola João Heleno de Maria na comunidade do Sítio Monteiro de Cacimbas no sertão do estado encerrou as atividades do ano letivo 2016 com uma linda festa de formatura realizada na última sexta 16, a qual foi dedicada a três turmas, sendo: ABC, 5º e 9º ANO do Ensino Fundamental. Houve celebrações religiosas, cerimonial de colação de grau, baile, coquetel, além dos momentos de confraternização.

Os Diretores do referido educandário nas pessoas de Fábio Júnior Marques e Damião Marques, falaram da satisfação de estarem proporcionando aquele momento de alegria que eles chamaram de especial, juntamente com os formandos, os senhores pais, familiares, professores, convidados e demais integrantes do corpo docente.

A equipe organizadora caprichou em cada detalhe, desde a ornamentação que ficou impecável, até a recepção, pois era notório o brilho de satisfação em cada rosto dos participantes. Para os realizadores do evento, os desafios a serem vencidos ao longo do ano foram enormes, porém os resultados positivos de coroamento de todo um trabalho pensado em equipe compensou, para eles a educação é um dos principais mecanismos de transformação da sociedade.

Os estudantes estavam vestidos a caráter e revelaram suas expectativas e seus anseios com destaque para a grande contribuição dos pais e educadores em sua formatura, como sendo um dos primeiros passos de muitos outros a serem conquistados. A comunidade do Monteiro e do entorno, mais uma vez se mostrou bastante participativa e animada com as comemorações.

Ao fazer uso da palavra o Diretor Damião Marques, parabenizou as turmas, elogiou o empenho das professoras que abraçaram a causa, agradeceu aos convidados em nome de Gilberto Nunes e Cícero Cassimiro e lembrou a professora Fágnea Heleno que foi a idealizadora do projeto de formatura dos três seguimentos educacional.

Professores discursaram e fizeram menção a o momento de concretização dos resultados de muitas emoções e homenagens natalinas dentre outras. As demais escolas, consideradas as maiores do município também realizaram suas festas de confraternização, a saber: Vereador Manoel de Almeida, Joaquim Cassiano Alves, Tertulino Cunha e João Heleno de Maria, os momentos especiais foram registrados para ficar na lembrança de todos.












FONTE: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACIMBAS PARAÍBA.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Secretaria de Saúde em Cacimbas realiza audiência pública para prestar contas à sociedade, mas população e lideranças deixam de comparecer ao ato


A Audiência Pública realizada na tarde desta quinta feira 15/12, através da Secretaria Municipal da Saúde de Cacimbas no interior do estado, era para ter sido um sucesso se houvesse a participação dos Vereadores, servidores da saúde, representantes políticos, religiosos, usuários do SUS e sociedade civil organizada, no entanto o número de pessoas que compareceram a Câmara Maria do Socorro Melo, foi bem a baixo do esperado.

Segundo a secretária da pasta, a senhora Geiza da Cunha Alves, ela encaminhou os convites, bem como os ofícios para todas as representatividades, conforme determina a lei de transparência e ainda reforçou o chamamento público por meio de nota encaminhado a emissora de Rádio local, além de ter informado aos funcionários durante reunião realizada no dia anterior.

Apesar da baixa frequência, a equipe responsável, apresentou uma planilha elaborada de acordo com dados repassados pelo setor de contabilidade da Prefeitura de Cacimbas, a qual dispõe das informações sobre as arrecadações e despesas com exames, cirurgias, consultas, medicamentos, transportes, internações, folha de pagamentos dos profissionais, assim como construções, reformas, ampliações das Unidades Básicas e aquisição de equipamentos.

A Conferência é referente aos meses de agosto, setembro, outubro e novembro do ano em curso, na ocasião Geiza falou dos programas da saúde com seus respectivos recursos escassos que segundo ela, mal dar para pagar as despesas geradas no município. A secretaria também lamentou a falta de interesse da população em participar das decisões da cidade, mas que geralmente cobram sem ter conhecimento de causa.

A gestora ainda reclamou de alguns profissionais que mesmo concursados se acham insubstituíveis e não correspondem às atribuições que o cargo lhes exige, nem tampouco demonstram interesses em aprender algo inovador, o que representa um atraso de mentalidade gerando enormes prejuízos na qualidade dos serviços ofertados a população.

Na sequência a Enfermeira do Programa de Saúde da Família – PSF, na pessoa de Úrsula Erica, falou dos atendimentos do SUS humanizados com destaque para os agendamentos de consultas médicas, acompanhamentos, triagens, visitas domiciliares, reuniões e campanhas preventivas, ela também apresentou quadros demonstrativos com os principais tipos de doenças identificadas e tratadas no município.

Úrsula chamou a atenção das autoridades competentes, quanto o número alarmante dos casos gravidez na adolescência, ela defende a implantação de ações urgentes de combate a tais situações indesejadas, segundo a enfermeira é preciso unir forças no enfrentamento das mazelas sociais que também é agravada pelo consumo de drogas incluindo o tabagismo, alcoolismo e substâncias proibidas, a exemplo da maconha, cocaína, crack e outras.

Outros fatores que preocupam as autoridades de saúde são em relação à ingestão indiscriminada de medicamentos feitos por conta própria, principalmente aqueles psicotrópicos de uso controlado, onde as pessoas se automedicam sem calcular as consequências provocadas ao organismo, às estatísticas revelam 662 casos perante uma população de 7.072 habitantes segundo censo do IBGE, podendo ser ainda maior do que foi informado.

Os responsáveis pelos trabalhos reconhecem a necessidade de atualização dos sistemas de saúde e ao mesmo tempo, sentiram a falta dos Agentes de Combate as Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Vereadores, Conselho Municipal de Saúde, odontólogos, técnicos, lideranças políticas, religiosas, Conselho Tutelar, usuários e sociedade civil organizada.

O único parlamentar presente, Cícero Bernardo Cesar, tratou a Conferência como uma reunião pela pouca quantidade de participantes e sugeriu que as próximas sejam realizadas aos domingos na presença dos demais legisladores, ele ainda contestou os números apresentados alegando que estes não correspondem a realidade, pelas constantes falta dos médicos.

Segundo o Vereador, a secretária da saúde tem mantido uma boa relação com o poder legislativo e que apesar dos servidores serem o maior patrimônio do município, ele ver com preocupação alguns casos que podem gerar atos de improbidade administrativa para os gestores, já que há casos em que o funcionário recebe salários sem a devida prestação dos serviços essenciais.

Úrsula descordou do parlamentar ao afirmar a autenticidade das informações prestadas e argumentou dizendo que os médicos geralmente atendem acima do programado, Geiza rechaçou o debate e garantiu que no próximo ano, Cacimbas será um dos primeiros municípios paraibano a adotar o sistema informatizado em suas Unidades Básicas de Saúde, além de implantar uma Farmácia Básica com outros investimentos.

Andreia Dias que também é enfermeira parabenizou Cicinho por está sempre presente nas audiências públicas, no entanto ela pede mais compromisso e respeito por parte dos demais representantes da população, pois segundo ela, não é justo que os profissionais da saúde passem a semana inteira trabalhando oito horas diárias e no domingo, no dia da sua folga, ter que ceder a caprichos de vereadores que deveriam assumir suas responsabilidades.






FONTE: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACIMBAS PARAÍBA.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Momentos de adoração: Areia de Baraúnas comemora o dia do Evangélico


Foi celebrado na última segunda feira 12 de dezembro do ano em curso, data do feriado municipal em Areia de Baraúnas no sertão do estado, o Dia do Evangélico.  A programação aconteceu nos turnos manhã, tarde e noite da seguinte forma: pela manhã aconteceu à celebração do avanço missionário, à tarde aconteceram ações sociais no colégio Severino Alves da Costa e a noite o momento da cruzada evangelística que contou com caravanas de diversas localidades próximas e grupos de louvores.

Este foi o primeiro ano de muitos outros que virão pela frente, o projeto é de autoria do Vereador Araquém, a partir da iniciativa do Pastor Nelson Teixeira da Igreja Missionária Assembleia de Deus. Participaram das comemorações religiosas: as igrejas: Batista, Assembleia de Deus missionária e Assembleia de Deus das missões.

Evangelizar é preciso. Os organizadores comemoraram o sucesso do evento, pelo grande público evangélico e admiradores que se fizeram presentes.  No término dos trabalhos, um dos pastores presentes no evento quando voltava para sua casa sofreu um acidente de moto ao sobrar numa curva, na queda ele teve apenas escoriações leves pelo corpo e passa bem.  A Polícia Militar e a equipe do SAMU estiverem no local para dar o suporte necessário.


Olavo Silva com Keliane Santos

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Candidatos de seis cidades da Serra do Teixeira são diplomados nesta terça


Os candidatos que disputaram as eleições de 2016 e que foram eleitos ou reeleitos aos cargos de prefeitos e vereadores pelos próximos quatro anos foram diplomados nesta terça feira 13/12, em Teixeira no interior da Paraíba. As seis cidades que compõem a 30ªZona Eleitoral desta cidade são: Cacimbas, Desterro, Imaculada, Maturéia, Mãe D´água e a anfitriã Teixeira. O cerimonial aconteceu no Club da Olympús Hall, da referida cidade.

Fizeram-se presentes ao evento, juízes de Direito, promotor de justiça, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB, funcionários do judiciário, servidores do Cartório Eleitoral, Promotoria, poder legislativo, executivo municipal, Advogados, familiares dos eleitos e suplentes, além de simpatizantes e toda a imprensa local e regional que fez a cobertura da festa.

Ao fazer uso da palavra o Juiz de Direito, Gustavo Camacho, parabenizou os eleitos e chamou a atenção dos mesmos quanto aos próximos desafios a serem enfrentados pela frente e destacou o compromisso de se administrar os recursos públicos para todos com responsabilidade e transparência conforme determina às leis vigentes no país.

O Promotor de Justiça, Uiraçu de Melo Pereira, pediu prudência aos políticos, quanto à condução dos seus atos e diferenciou o termo política do termo gestão democrática, onde na ocasião ele explicou que esse primeiro trata da disputa por poder, enquanto que o segundo se refere a administrar os bens públicos para todos sem nenhuma distinção, “é isso que os novos gestores devem fazer, a fim de honrar a confiança da população”, ponderou o magistrado.

Na ocasião também discursaram as juízas, Jacicleide Vieira e Joseane Assunção Lopes Andrade de Sousa, onde a primeira destacou a importância dos trabalhos dos magistrados da 30ª Zona, na condução dos processos visando sempre manter a ordem por meio do zelo pelas leis. A segunda juíza saudou aos presentes e falou da satisfação de ter ficado oito anos a frente daquela comarca.

Isabela se referiu à crise institucional que se vive na atualidade, a qual ela atribuiu a sua origem a natureza humana, que se corrompe facilmente pela falta de Fé em Deus, por falta de perspectivas de vida, ou pela ganancia por poder e coisas supérfluas. Para ela os escândalos políticos são atos que envergonham e atrasa a nação o que deve ser coibida pelos novos eleitos.

A juíza disse acreditar na educação enquanto mecanismo necessário para favorecer a mudança de mentalidade das pessoas de boa índole, com foco na transformação social e finalizou com a reflexão do saudoso Ulysses Guimarães que diz: “não roubem, não permitam que aqueles que estão próximos de você roubem e se for o caso, puna com cadeia quem cometer erros”.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil, o senhor Lucas, exaltou os 85 anos de existência da instituição, a qual através dos seus advogados na condição de porta voz da sociedade vem se esforçando para garantir os direitos de todos os cidadãos brasileiros. Valone Dias na condição de representante do legislativo municipal elogiou a atuação da chefa do Cartório Eleitoral, Camila pelo seu desempenho durante as eleições deste ano.   

O vereador reeleito pelo município de Teixeira refletiu sobre as funções dos parlamentares e pediu para que cada um fizesse uma avaliação se a sua conduta estaria correspondendo às expectativas da população que o elegeu. Valone lamentou os escândalos estampados nos principais noticiários, o que para ele, mancha a reputação dos bons políticos que ainda há nesse país. 

O prefeito de Teixeira Edimilson dos Reis (Nego de Guri), também lamentou a onda de corrupção que ocorre em todas as camadas da sociedade, o gestor reconhece as inúmeras dificuldades para se administrar os pequenos municípios que arrecadam cada vez menos por conta das quedas constantes do Fundo de Participação dos Municípios- FPM.

A pesar da crise, Nego afirmou que vem administrando para todos com responsabilidade e mantendo os servidores e fornecedores recebendo em dias, diferentemente do passado quando era preciso acionar a justiça para receber salários. O prefeito se declarou honesto e transparente com a coisa pública o que lhe fez ser o primeiro e último prefeito reeleitos de Teixeira, sendo um marco histórico daquela cidade, ao final do seu discurso ele foi ovacionado.


Prefeito reeleito de Cacimbas Léo Terto PSB e vereadores são diplomados


No final dos discursos o prefeito de Cacimbas, Geraldo Terto da Silva- (Léo PSB), falou com a nossa reportagem, na ocasião ele se disse emocionado por aquele momento tão especial em sua vida, o qual representa o coroamento de um segundo sonho vivido junto da sua família, dos amigos e do povo de Cacimbas, São Sebastião e todas as comunidades rurais que faz parte do município.


Léo agradeceu a Deus pela conquista, parabenizou o seu vice Edjan de Lima, os vereadores eleitos da base aliada, sendo eles: José Pereira- Lela, Pedro Martins, Paulo Araújo Leite- Paulinho, Rogério Arruda e Kelson Batista, além dos suplentes, José Cariolanda - Holanda e José Diraldo Gomes, sem esquecer os demais companheiros que não obtiveram êxito em suas candidaturas. Da oposição foram diplomados Rodiney Justo Ferreira, Cícero Bernardo Cesar, Eliziana Arruda e Antônio de Pádua Teodósio do Carmo.

Por fim, o prefeito desejou todos, boas festas de Natal e final de ano e destacou algumas ações já concretizadas durante sua primeira gestão e mencionou outras a ser efetivado no próximo ano, Léo falou dos grandes desafios a serem vencidos por sua equipe de governo, diante a crise instalada no país, que atinge principalmente os pequenos municípios e lembrou-se de convidar toda população para a festa de posse, prevista para acontecer em 1º de janeiro.



































FONTE: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACIMBAS PARAÍBA