segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Absurdo: Vândalos destrói encanação por diversas vezes e deixa moradores do Distrito de São Sebastião prejudicados com a falta de água


Se já não bastasse os efeitos negativos provocados pela maior seca dos últimos cinquenta anos conforme afirmam os especialistas, os moradores do Distrito de São Sebastião de Cacimbas no sertão paraibano, ainda têm de conviver com a falta de respeito de vândalos responsáveis pela destruição da rede hidráulica que deveria abastecer as residências e comércios daquela localidade.

A Prefeitura Municipal tem feito sua parte, no tocante a aquisição de canos novos, além de disponibilizar uma equipe especializada para substituir toda a encanação velha por outra mais moderna, os responsáveis pela obra, fizeram diversos reparos de melhoramento em toda a rede que deveria levar água potável de boa qualidade para todos, saindo do açude Jeremias em Desterro até o Distrito de Cacimbas.

As equipes da Prefeitura se sentem impotentes diante da situação, pois já realizaram os investimentos financeiros por várias vezes e, no entanto, os serviços nunca ficam prontos pela falta de respeito dos baderneiros. Os atos criminosos revoltam os moradores que precisam gastar mais de R$ 80,00 (oitenta reais) por mês para ter direito ao líquido precioso que deveriam receber gratuitamente como um direito universal.

Os prejuízos são enormes com os serviços de manutenção da rede hidráulica de abastecimento, a empresa paga aos trabalhadores, além do desperdício de tempo e de muita água que às vezes passa a noite inteira jorrando no meio do mato por conta de pessoas que quebram a encanação, gasta se ainda com energia elétrica, materiais como é o caso de: cola, cimento, canos, tijolos, dentre outros instrumentos.

O setor competente de obras e infraestrutura do município adotou todas as medidas cabíveis aos casos de vandalismos, inclusive registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia para esta investigar e punir os culpados, caso sejam identificados. Os trabalhadores afirmaram que não tem como regularizar a situação, pois os custos são altos e constantes diante da falta de respeito à coletividade.

É de partir o coração, pois enquanto muitos municípios paraibanos reclamam por algumas gotas d´água que são transportadas através de carros pipas, a Prefeitura de Cacimbas, fica impedida de concretizar o abastecimento do Distrito, é lamentável saber que em pleno século 21, indivíduos mal intencionados prejudicam mais de duas mil pessoas simples residentes em São Sebastião e comunidades adjacentes.

“A prefeitura tem feito sua parte mesmo com tantas dificuldades, os danos causados nos canos são de propósito, pois estamos empenhados desde setembro e quando fazemos os serviços de manhã no dia seguinte está tudo destruído, não tem quem aguente esses criminosos que agem provavelmente à noite, além deles se prejudicar, também atingem mais de oitocentas famílias que precisam da água, se continuar assim, o jeito é desistir, pois não precisam da água ou então querem se beneficiar com o sofrimento dos outros”, afirmou um trabalhador.

Os administradores fazem um apelo para que estas pessoas tomem consciência e evite realizar tais práticas criminosas, os gestores também, pedem o apoio de toda a população da localidade que são os mais interessados no abastecimento, para que estes se unam na defesa dos seus direitos e ajudem as equipes a denunciarem os vândalos de forma anônima.








Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo para todos. SECOM/PMC. Fotos da Sec. de Obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário