segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Cacimbas- PB: equipe da saúde promove ações de cidadania em feira livre


A Secretaria de Saúde em Cacimbas no interior da Paraíba, através de seus profissionais, promoveram na manhã deste domingo dia 11/09 em feira livre, várias ações de cidadania voltadas para a prestação de serviços preventivos de saúde, ofertados gratuitamente a população local e das demais comunidades da região.

O objetivo do evento consiste em ações de: aferição da pressão arterial, teste do tipo sanguíneo dos usuários do Sistema Único de Saúde- SUS, com emissão da carteirinha no ato, verificação do peso e medição de massa corpórea, entrega de preservativo masculino, palestra sobre mitos e verdades da hipertensão, exposição e dicas de escovação dentária, teste de glicemia para aferir as taxas de açúcar no sangue (diabetes), dentre vários outros.

A pesar das ações serem simples, os públicos atendidos formados por crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, elogiou a iniciativa da equipe e destacaram a importância dos serviços básicos na prevenção dos problemas de saúde, a partir das orientações feitas por profissionais da área. Os responsáveis pelo movimento avaliaram o evento em sua segunda edição, como um sucesso.

Todos os serviços ofertados neste domingo 11/09, vão continuar disponíveis diariamente para os interessados nas Unidades Básicas de Saúde, basta procurar os atendimentos com o cartão do SUS. Quanto os exames para detectar o tipo sanguíneo, estes só vão está sendo realizados apenas nas segundas feiras no turno da manhã, tendo inicio no dia 19/09.  

Mais de 200 pessoas participaram dos serviços de forma direta e/ou indiretamente, o que serviu de inspiração para as equipes pensar em ampliar ainda mais as ações e serviços destinados a população. “Já que muitos têm dificuldades de procurar os locais de atendimentos, nós enquanto profissionais nos organizamos e renunciamos nosso dia de folga para ir aquém mais precisa de atenção”, destacou uma atendente.

O sucesso do segundo evento na feira livre se deve ao resultado do trabalho integrado com a contribuição de parceiros e da equipe de profissionais da saúde, que a cada dia percebem os principais desafios a serem vencidos e identificam o crescimento dos resultados, com vista no crescimento dos resultados alcançados.

Um dos moradores da comunidade do Sitio Fundamento de Cima, o senhor Inácio Leite, ficou maravilhado com as ações que foram levadas até a população de maneira estratégica, já que nem sempre as pessoas tem o tempo disponível para procurar os postos de atendimentos, mas por se tratar do dia de feira, muitos, aproveitam o momento para ser atendidos e orientados de como proceder.

Conhecer o tipo sanguíneo é uma exigência fundamental para conter a informação no documento, pois além de acelerar as formas de atendimentos nos centros médicos, os resultados imediatos podem fazer uma grande diferença em casos de acidentes ou de tratamentos emergenciais que necessitem transfusão de sangue.

Estiveram presentes: o farmacêutico, Jonathan, a enfermeira Andréia Dias, a secretária da Saúde Geisa da Cunha Alves, o diretor da Unidade Básica Maria Nazaré da Cunha, Edson Oliveira, as técnicas de enfermagem Cláudia, Maria Aparecida, a atendente Diana Lino da Costa e Djalma da Cunha, Luzimar Terto, a Técnica de Saúde Bucal, Danúzia Medeiros, a fisioterapeuta Mayara Beatriz, as Agentes Comunitárias de Saúde, Maria do Socorro Medeiros, Maria José Bento, Tatiana Couto e Maria do Socorro Alves, além dos Motoristas, João e Marcelo.    

















Secretaria Municipal de Saúde. Prefeitura de Cacimbas com um novo tempo. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário