domingo, 10 de julho de 2016

Secretaria de Saúde realiza audiência pública e presta contas a sociedade


A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Cacimbas no interior do estado, através de sua equipe de funcionários, realizou na tarde da última sexta feira 08/07, na Câmara de Vereadores, Casa Maria do Socorro Melo desta mesma localidade, uma audiência pública referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano de 2015.

O encontro consiste na prestação de contas obrigatórias dos recursos financeiros gastos com pagamentos da folha de pessoal, realização de exames, consultas, aquisição e distribuição de medicamentos, transportes de pacientes, cirurgias, reformas e compras de equipamentos para as Unidades Básicas, bem como, a Policlínica, Academias de Saúde e a manutenção dos demais serviços.

A secretária da pasta, a senhora Geiza da Cunha Alves, abriu os trabalhos agradecendo as presenças dos servidores da saúde, Agentes de Combate as Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, auxiliares, usuários, diretores das unidades Básicas, presidente do Instituto de Previdência Própria, Vereadores e alguns populares.

A secretária falou dos desafios e lamentou a baixa participação popular nas reuniões que já realizou apesar das divulgações nos diversos canais de comunicação, ela ainda ressaltou suas atribuições de compromissos e destacou a importância da transparência pública das ações e serviços destinados a sociedade, a gestora divulgou os endereços eletrônicos para os interessados nas informações acessarem e ter conhecimentos dos recebimentos e gastos com oferta de saúde.

Geiza fez ampla divulgação dos programas que abrange as quatro Unidades Básicas de Saúde do município, sendo elas: Unidade Básica de Saúde Maria Nazaré da Cunha na Sede, Unidade Básica Maria das Neves Arruda do Distrito de São Sebastião, Unidade Básica Cícero Pedro da Silva na comunidade de Monteiro e a Unidade Âncora que leva o nome de Mariano Bernardino dos Santos do Quilombo de Serra Feia.

Após as explanações, a secretária mediou os debates entre os vereadores: Cícero Bernardo Cesar, Antônio de Pádua, José Cariolanda e o presidente do Instituto Municipal de Previdência Própria de Cacimbas- IMCA, o senhor Dimas da Cunha. Na ocasião, falaram sobre os repasses e obrigações patronais da Prefeitura com os servidores que contribuem mensalmente com referido órgão e fizeram referências aos quatro parcelamentos de uma dívida que o Instituto vem acumulando desde 2012.

Os parlamentares de oposição reconhecem as dificuldades financeiras dos municípios brasileiros e ver a situação com preocupação, pois segundo eles, o fato pode gerar prejuízos futuros para os administradores e funcionários, no que se refere a processos de improbidade administrativa ou até mesmo dificuldades nas aposentadorias, já para o presidente os riscos são mínimos, pois segundo ele, todos os procedimentos estão sendo adotados de forma responsável conforme determina a lei e que a dívida existente pertence à Prefeitura e não aos servidores.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, representante da base aliada do governo municipal, a dívida teve origem no ano de 2012, e que de lá pra cá, os valores só tem aumentado por conta dos juros e correções monetárias, ele ainda afirmou que, a gestão atual tem se esforçado para resolver a situação, mas por conta das burocracias e dos recursos escassos está encontrando inúmeras dificuldades.  

  
Realização da secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário