segunda-feira, 20 de junho de 2016

Famílias inscritas em programas sociais participam de reunião em Cacimbas


Várias famílias da cidade de Cacimbas e da zona rural do entorno, inscritas no Cadastro único do Programa Social do Governo Federal, o Bolsa Família, assistiram na manhã desta sexta feira 17/06, no Ginásio de esportes na Sede uma reunião. O encontro foi ministrado pela Assistente Social do município, Maria de Fátima Alves e Taciano Marques de São Mamede.

Fátima abriu os trabalhos cumprimentando os presentes, em seguida apresentou a equipe de trabalho, falou de suas experiências de trabalho frente ao município, explicou alguns critérios e normas do programa, os quais as famílias precisam se cumprir para ter direito as políticas públicas, através dos benefícios sociais.

Taciano, explicou sobre o funcionamento do Programa Social do Bolsa Família, na ocasião ele destacou outros benefícios que as pessoas podem ter direito, e que na maioria dos casos por falta de informações, muitos acabam perdendo alguns benefícios, por exemplo descontos nas contas de luz, água, além dos recebimentos dos valores em dinheiro por meio do cartão magnético.

Segundo Taciano, com base nos dados de março do corrente ano, fornecidos pela Secretaria de Ação Social, Cacimbas possuem 1 856 famílias inscritas, sendo que desse total, estão recebendo os benefícios 1435. Essas pessoas aumentaram seu poder de compra e são responsáveis pela circulação do montante de mais de R$ 368 (trezentos e sessenta e oito mil reais mensais), os valores impulsiona as vendas do comercio local/regional.

As bolsas variam de acordo com a renda de cada família e o número de membros dependentes informados nos cadastros. Para ter os benefícios assegurados, as famílias precisam cumprir com algumas exigências, a saber: manter as crianças com idade escolar frequentando regularmente a escola, manter os pesos, as medidas e a caderneta de vacinação atualizada, mulheres gestantes realizar o pré-natal, atualizar a cada dois anos as informações do cadastro.

Para isso é necessário, ficar atentos às informações emitidas nos extratos bancários da Caixa Econômica ao sacar os benefícios ou nos comunicados de sua secretaria de Ação Social. Na sua grande maioria os Cartões vêm no nome das mulheres e quem não cumprir as exigências, poderá ter seus benefícios suspensos, bloqueados ou até mesmo cancelados definitivamente, dependendo de cada caso.

“O Programa é federal e não vai acabar conforme muitos alegam, agora com a mudança de governo, novas medidas foram adotadas com relação aos critérios de renda familiar, no sentido de cruzar os dados para se afunilar e excluir alguns. Só a título de informações o Bolsa Família não sofre influencias das Prefeituras como muitos imaginam”, afirmou Taciano Marques.  

Muitas pessoas interagiram, fizeram perguntas e esclareceram suas principais dúvidas em relação ao Programa Bolsa Família, os palestrantes ficaram satisfeitos com o grande número de beneficiários presentes e esperam o mesmo sucesso de público no Distrito de São Sebastião, na próxima terça 21. Lá a reunião que seria nesta terça 21, no Ginásio de Esportes da Escola Vereador Manoel de Almeida, às 10 horas da manhã, foi adiada para outra data a ser divulgada.

A Assistente Social Maria de Fátima Alves e Taciano Marques, enfatizaram o trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde e ressaltaram o poder da comunicação diante dos resultados alcançados, por isso manifestaram seus desejos em participarem de uma entrevista na Rádio local, para interagir com os ouvintes por meio de ligações telefônicas e mensagens, o que será providenciado muito em breve.






                       Apoio: Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário