quinta-feira, 5 de maio de 2016

TRE-PB encerra cadastro eleitoral; saiba o que ainda pode ser feito fora do prazo


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba encerra nesta quarta-feira (4) o cadastro eleitoral para as eleições municipais de 2016 em todo o Estado. Esta é a data-limite para tirar o primeiro título de eleitor, solicitar transferência de domicílio eleitoral e pedir a alteração de endereço no título no caso de mudança de residência dentro do mesmo município.

Também é prazo para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite transferência para uma seção eleitoral especial. O eleitor que não procurou a Justiça Eleitoral dentro do prazo só poderá se regularizar ou fazer qualquer alteração quando o cadastro for reaberto, após o segundo turno das eleições deste ano.

O único serviço disponível será a emissão de segunda via de título eleitoral, que poderá ser feita até dez dias antes da eleição, no cartório eleitoral. Segundo o presidente do TRE-PB, desembargador José Aurélio da Cruz, o fechamento do cadastro eleitoral está previsto na Lei nº 9.504/97 e ocorre porque o Tribunal Superior Eleitoral precisar fazer o processamento dos dados de eleitores aptos a votar em 2016.

“Como foi amplamente divulgado durante este ano, o cadastro se encerra e não haverá prorrogação. A liberação para realização desses procedimentos eleitorais aconteceu em novembro de 2014, dando tempo suficiente para o eleitor regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral”, disse o presidente.

De janeiro de 2016 até essa terça-feira (3), 356.606 atendimentos foram realizados na Paraíba. Deste número, 79.510 eleitores fizeram alistamento eleitoral (primeira via de título) e 62.562 realizaram transferência de títulos.  De acordo com informações do TSE, em meados de julho, a Corregedoria-Geral Eleitoral deverá divulgar os dados oficiais sobre o eleitorado habilitado para votar no pleito do dia 2 de outubro.


Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário