quinta-feira, 19 de maio de 2016

Caminhadas pelas ruas da cidade de Cacimbas Paraíba marcam as ações de combate aos abusos e exploração sexual contra crianças e adolescentes


A equipe de profissionais da Escola Municipal Tertulino Cunha de Cacimbas no interior do estado, juntamente com seus alunos e membros do Conselho Tutelar, bem como, a Assistente Social local, saíram às ruas da referida cidade na manhã desta quarta 18 de maio, a fim de alertar toda a sociedade, quanto à importância do combate constante aos abusos e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Os profissionais trabalharam os conteúdos propostos pelo CREAS de São José dos Cordeiros, para tanto, foi desenvolvidos uma série de atividades através das oficinas pedagógicas, onde os estudantes contaram com um carro de som, além do acompanhamento dos coordenadores e demais educadores na confecção de faixas, cartazes, filmes relacionados ao tema e outras orientações pertinentes.

Uma das diretoras do educandário, a senhora Gilva da Cunha Alves, falou da importância do evento, que segundo ela, ganha mais força quando estes são desenvolvidos em parceria com os demais setores da sociedade, no que se refere ao combate das práticas criminosas que arrasam a vida em sociedade com marcas profundas que comprometem a existência das vítimas de abusos e exploração sexual.

A gestora agradeceu a sua equipe de profissionais pelo empenho durante a elaboração e execução do projeto e lamentou a pouca participação de outras entidades consideradas importantes para o movimento, ela ainda incentivou as pessoas a denunciarem os casos de abusos e exploração sexual contra a infância e juventude.


Alex Marques, falou em nome do Conselho Tutelar, onde na ocasião, ele expôs o texto que retrata a história que deu origem ao dia 18 de maio. O conselheiro refletiu sobre os direitos e deveres dos cidadãos desde a infância a até a fase adulta e ressaltou a necessidade de se desenvolver projetos socioeducativos com práticas de esportes, artes, danças, músicas, desenhos, pinturas, teatro, produções cinematográficas, cortes, costuras e tantas outras.

As medidas educativas, vão possibilitar a inclusão de crianças evitando a ociosidade, através das atividades lúdicas diversificadas, o que segundo Alex, vai despertar nas mesmas um maior interesse pelos estudos e auxiliar na revelação de talentos. Para os grupos que estiveram à frente das manifestações, o sucesso só é possível, se houver o envolvimento de todos os seguimentos da sociedade.

A Assistente Social, Josileide Pereira, destacou alguns programas de proteção as famílias em situação de vulnerabilidade social e disse que apesar das ações serem tímidas, são positivas para garantir a dignidade da pessoa humana, no combate aos abusos, exploração sexual de crianças e adolescentes, exploração da mão de obra infantil, agressões, negligências, violências físicas e psicológicas.   

Os conselheiros tutelar acreditam nas parcerias firmadas com as escolas, secretarias, igrejas, associações, comerciantes, poder público, Ministério Público, justiça, famílias, clubes de futebol, sociedade e defende que as ações educativas semelhantes sejam estendidas até a região do Distrito de São Sebastião de Cacimbas.





Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo Tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário