sexta-feira, 6 de maio de 2016

Atenção: Criadores fiquem atentos a Campanha de vacinação contra a Aftosa


A Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Taperoá- Paraíba, vem por meio deste, comunicar aos senhores criadores de bovinos e/ ou bubalinos que a 1ª etapa de vacinação contra a febre Aftosa para estes rebanhos de até um ano de idade já foi iniciada desde 1º de maio e vai até o dia 31 deste mês. Com o slogan “Quem cuida vacina”, a meta é vacinar 94% dos animais.   

Para ficarem em dias com os órgãos de fiscalizações, os criadores devem procurar uma das farmácias veterinárias credenciadas e adquirirem as doses das vacinas. Após a imunização, os proprietários terão o prazo de dez dias para fazer a comprovação perante o escritório de atendimentos. Na ocasião deverão apresentar os frascos das vacinas vazios com a nota fiscal assinada e preencher o anexo 13 do formulário.

Para maiores esclarecimentos, a equipe de profissionais vai realizar uma reunião geral com os criadores de todo o município de Cacimbas, neste sábado dia 07de maio, às 15h30min na Sede da Associação Comunitária do Distrito de São Sebastião para debater estes e outros assuntos pertinentes à pauta em questão. A 2ª etapa da vacinação acontece em novembro.

Quem não vacinar os rebanhos nos prazos estabelecidos, ficará impedido de vender ou transportar esses animais para outras localidades fora do município, além de perder outros benefícios dos programas da agricultura familiar, bem como,  pagar multas e ficarem sujeitos a outras penalidades impostas pela lei.

A febre Aftosa é uma doença infecto contagiosa muito perigosa que atinge as espécies de animais de unhas fendadas. Caso algum animal seja diagnosticado com a doença, todo o rebanho daquela propriedade e de outras vizinhas com até um raio de 2 km deve ser sacrificados e queimados os animais do setor.


Atenciosamente: Ana Letícia Torres Vilar- Médica Veterinária. SECOM/PMC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário