sexta-feira, 29 de abril de 2016

Mobilização no Distrito de São Sebastião chama a atenção da sociedade civil organizada no combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor de doenças


Profissionais da Escola Vereador Manoel de Almeida do Distrito de São Sebastião de Cacimbas, interior do estado, juntamente com alunos dos turnos da manhã e tarde, realizaram diversas ações educativas nesta quinta feira 28/04, a fim de chamar a atenção da sociedade civil organizada, para os problemas de saúde provocados pelo mosquito Aedes Aegypti, principal vetor transmissor das doenças: Dengue, Zica Vírus e Febre Chikungunya.

O evento contou com a presença do Agente de Combate as Endemias, Orlando Xavier (Tico), na ocasião, o profissional ressaltou a importância das parcerias e dos trabalhos de cada morador na limpeza e cuidados com os terrenos baldios, reservatórios de água e do lixo domestico, ele também fez demonstrações do seu trabalho diário de combate ao mosquito, falou das dificuldades encontradas, apresentou as vestimentas e os equipamentos adequados para se trabalhar com produtos tóxicos e pediu a colaboração da população no combate ao vetor causador das doenças supracitadas.

Segundo os organizadores das ações, os focos de Aedes Aegypti na referida localidade foi bastante alto, chegando a ser encontradas larvas do mosquito em quase 95% das residências. “Por conta dos índices alarmantes que acometeu várias pessoas com algum tipo dessas doenças, surgiu à necessidade da escola desenvolver o projeto em parceria com a saúde e a sociedade”, justificou o diretor adjunto Vamberto que destacou o empenho e a capacidade criativa dos alunos e demais profissionais envolvidos.

Na culminância dos trabalhos houve o hasteamento das Bandeiras da Escola, bem como do município de Cacimbas, a do estado da Paraíba e a Bandeira Nacional, com e execução dos Hinos da Cidade e do Hino Nacional Brasileiro. Professores juntamente com coordenadores, supervisão e direção escolar orientaram os estudantes nas apresentações de paródias, peças teatral, confecção de faixas, cartazes e de outras atividades ligadas às novas ferramentas midiáticas.

Os alunos do Programa Mais Educação, fizeram suas apresentações nesse dia considerado muito importante para despertar nos agentes multiplicadores, as noções básicas de cidadania. Um carro de som foi usado para auxiliar os trabalhos no intuito de ampliar as vozes dos participantes pelas principais ruas do Distrito e também foi feito alusão dia 29/04, referente aos 22 anos de emancipação política da cidade de Cacimbas.

Vamberto aproveitou a oportunidade para convidar a população em geral para prestigiar os dois próximos eventos que serão realizados no Distrito de São Sebastião, sendo a abertura do Campeonato amador de futebol em sua 14ª edição que acontece sábado 30 de abril e no domingo dia 1º de maio, já o segundo será no dia 04 de maio com as equipes do CREAS, Conselho Tutelar, Ação Social e educação.

As entrevistas com o Agente de Combate as Endemias, Orlando Xavier e um dos Diretores, Vamberto Ferreira, vocês acompanham neste sábado 30/04 a partir do meio dia no Programa Cidade em Ação na Rádio 104,9 FM. Nossos contatos são: 3476-1007. O site www.radio104fm.amaisouvida.com.br ou ainda em www.cacimbas.pb.gov.br













 Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo Tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário