segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Secretária de saúde esclarece a visita do COREN ao município e Agente de Endemias alerta a população sobre a Dengue, Zica Vírus e Chikungunya


No último sábado 23/01, a secretária municipal de saúde, Geiza da Cunha Alves e o Agente de combate as Endemias, Wilson Couto, participaram de um programa de entrevista na Rádio local de Cacimbas no interior do estado, onde interagiram com os ouvintes através de ligações telefônicas e mensagens encaminhadas ao mediador dos debates, Olavo Silva.

Na ocasião, Geiza esclareceu alguns questionamentos dos populares e explicou sobre a visita dos representantes do Conselho Regional de Enfermagem- COREN a cidade na semana passada, onde notificou o município, por ter constatado técnicos de enfermagem atuando na Unidade Básica, Maria Nazaré da Cunha, sem a supervisão da enfermeira titular Andreia Dias que se encontra de férias.

A secretária julgou a medida adotada pelo órgão de fiscalização, como necessária para aperfeiçoar ainda mais os trabalhos oferecidos à população cacimbense pelo Sistema único de Saúde-SUS. Ela também reconheceu o direito legal da referida enfermeira entrar de férias, mas para isto, a Prefeitura Municipal, já providenciou outra enfermeira para a vaga em aberto.

“Sei da importância dos fiscais virem à unidade de saúde cumprir com suas funções, o fato impediu das técnicas atuarem por uns dias e deixou alguns usuários confusos, só depois de me munir de provas documentais com as informações necessárias, vim esclarecer a população o ocorrido. Não conheço nenhum município que contrate profissional dessa categoria para estas finalidades, mesmo assim, o prefeito já contratou uma enfermeira para ocupar a vaga, afirmo a todos que o problema já foi solucionado”, explicou a secretária.

Num segundo momento, os profissionais relataram as preocupações sobre os índices dos focos do mosquito Aedes Aegypti no município, e chamaram a atenção da população no combate do problema que vem se alastrando em todo país e desafiando a todos. É preciso medidas enérgicas para enfrentar o inseto que vem causando Dengue, Chikungunya, Zica Vírus e outros.

Geiza e Wilson falaram do plano de ação, elaborado pela secretaria municipal em parceria com a 6ª gerência de Patos e o Ministério da Saúde. Para ser colocada em prática nos próximos dias juntamente com as escolas, igrejas, associações, comércio, poder público, sociedade civil organizada em geral, através das campanhas educativas de prevenção.

Os profissionais explicaram a importância do uso dos repelentes, larvicidas, peixes nos reservatórios de água e em último caso, o uso dos carros fumacê. Os Agentes falaram dos perigos da automedicação e esclareceram os efeitos colaterais do uso destes mecanismos de combate ao vetor causador das doenças. Os profissionais destacaram a importância das parcerias com os demais setores no combate ao mosquito.

Wilson Couto divulgou a rotina de trabalho da equipe, incluindo as visitas domiciliares, que agora passou a ser mensal por conta das demandas, na ocasião, ele relatou alguns resultados positivos das ações desempenhadas anteriormente e falou das angustias e dificuldades do cotidiano, provocadas por alguns moradores que dificultam as ações.

Os servidores, ainda chamaram a atenção das famílias para redobrar os cuidados com o lixo doméstico, bem como, os terrenos baldios, domicílios fechados, e reservatórios contendo água parada, eles também enfatizaram que de nada adianta se uns fizerem sua parte e os demais vizinhos ficar alheios aos problemas. Outras informações, os interessados podem obter na secretaria de saúde.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário