quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Despesas com festas nos municípios em calamidade podem reprovar contas

Cidades paraibanas em estado de calamidade pública são orientadas a não realizar o carnaval e outras festas


O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arthur Cunha Lima, emitiu, nesta quinta-feira (21), ofício circular a todos os prefeitos paraibanos alertando os mesmos sobre despesas com o Carnaval e outras festividades, no decorrer deste ano de 2016. Ele recomenda que os gestores “priorizem o pagamento de despesa com pessoal, saúde, educação, serviços públicos essenciais e despesas relevantes”.

O documento chama atenção para o cenário de grave crise por que passa o país e, ainda, para o fato de que 170 dos 223 da Paraíba estar em situação de emergência em razão do longo período de seca. Aos prefeitos é recomendada a abstenção de despesas com festividades “em detrimento de suas obrigações legais, a exemplo da retenção e recolhimento das contribuições previdenciárias”.

Para Arthur Cunha Lima, a anunciada previsão de queda de receitas dos municípios, decorrente da crise econômica nacional, “impõe limitações e exige restrições e firmeza na contenção de gastos, bem como austeridade financeira”. O presidente avisa também que a auditoria da Corte de Contas está orientada no sentido de verificar com rigor todos os aspectos legais dos gastos com festividades, destacadamente nos municípios que não observarem essas recomendações.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário