sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Após a equipe de saúde conceder entrevista na Rádio local, população de Cacimbas faz sua parte e se mobiliza no combate ao mosquito Aedes aegypti


A fala dos profissionais de saúde, Wilson Couto, representante da categoria dos Agentes de Combate as Endemias e da secretária de Saúde de Cacimbas no interior do estado, Geiza da Cunha Alves, foram determinantes para sensibilizar moradores e demais ouvintes do programa institucional da prefeitura, O Cidade em Ação, que vai ao ar todos os sábados ao meio dia pela emissora local, 104,9 FM.

Semana passada durante entrevista ocorrida em 23/01, os agentes responderam perguntas encaminhadas a redação, esclareceram dúvidas, orientaram a população, quando o armazenamento correto das águas e falaram sobre os cuidados que estes devem ter com o lixo domestico que pode servir de abrigo para o mosquito hospedeiro e de outros insetos.

O senhor Wilson Couto, classificou a medida adotada pela secretaria de saúde como satisfatória, diante da aceitação das pessoas que passaram a ter mais atenção com os reservatórios de água, bem como, com os terrenos baldios e domicílios fechados. Os resultados positivos começam a aparecer em algumas ruas da cidade feitas por moradores em parceria com os Agentes de saúde e garis.

Os profissionais alertam a todos para os problemas apontados, que vem se espalhando de forma desordenada por todo o país e conclamam a população para ajudar com medidas simples e continuadas, a fim de combater o mosquito Aedes aegypti, que é o principal transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, causador da microcefalia.

A equipe vem realizando as visitas periódicas nas residências e reconhece que o desafio é grande e precisa ser enfrentado por todos com ações urgentes, para isso, precisam de políticas públicas desenvolvidas por parte dos governantes, que contemplem os servidores da saúde, escolas, associações, igrejas, comércio e principalmente as famílias, onde se concentra o maior índice do foco dos vetores analisados.

O supervisor de área, Wilson Couto, disse que muitas famílias estão fazendo sua parte, no tocante a limpeza de terrenos baldios, coleta de recipientes que possam armazenar água, retirada de entulhos, dentre outras medidas. Segundo ele, já é um bom começo, mas que precisam ser realizadas campanhas e ações continuadas, visando o combate ao mosquito.

Geiza orientou a população, quanto ao uso correto de piabas em tanques, cisternas e tambores de água e falou da utilidade do cloro, bem como, dos repelentes e do larvicida (produtos colocados na água), ela também explicou os perigos do carro de fumaça do Ministério da Saúde com a 6ª Gerencia, que só deve ser utilizado em últimos casos.

A o se referir a microcefalia, a secretária recomendou as mulheres que evitem engravidar nesse período, a fim de evitar a doença nos recém-nascido, já que o município tem oito casos suspeitos em processo de investigação. Ao tomar conhecimento das atitudes de alguns moradores, os profissionais elogiaram as famílias e convidam os demais atores a fazer o mesmo procedimento.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário