domingo, 31 de maio de 2015

Homem é Preso em Desterro acusado de emboscada contra um policial

A Polícia Militar da cidade de Desterro, seguindo uma solicitação do Cabo de polícia Edson e as orientações do Capitão Hugo, realizaram buscas na tentativa de localizar e prender um acusado de ter montado uma possível tocaia em frente à residência do militar, com o intuito de tirar a vida do mesmo.

Diante das denuncias, uma viatura comandada pelo Sargento Valdivino se se deslocou até o local indicado para averiguar os fatos. A ação policial culminou com a prisão de um suspeito que atende pela alcunha de “Buiú”, com ele foi encontrada e apreendida uma arma de gogo do tipo espingarda calibre 12, municiada, conforme aparece na foto cedida pela 4ª CPM.

O fato aconteceu por volta das 15 horas da última sexta-feira 29/05, e a polícia agiu rapidamente evitando que uma vida fosse ceifada. O acusado, juntamente com a arma foi encaminhado para Delegacia de Teixeira para serem tomadas as medidas cabíveis. O acusado de vida pregressa, já respondia processo na justiça pelo crime de ameaça contra familiares do referido policial.


Redação com Desterro1 e 4ª CPM – Teixeira.

Prefeitura de Cacimbas paga salários dos servidores referentes ao mês de maio

A prefeitura municipal de Cacimbas no interior do estado, por meio do prefeito Geraldo Terto da Silva (Léo), anunciou neste fim de semana que estará realizando os pagamentos dos funcionários públicos municipais, referentes ao mês de maio na próxima segunda 01/06, como forma de cumprir com suas obrigações e manter o compromisso de pagar seus servidores dentro de cada mês trabalhado, conforme sempre fez.

“Gostaríamos de ter pagado a todos na última sexta 29, conforme havíamos programado, mas a data coincidiu com o fim de semana e não foi possível concluir a folha do pessoal. Estamos nos esforçando para honrar nossos compromissos e cumprir com nossas obrigações, as quais nos foram confiadas”.

O gestor afirmou que foi feito o repasse dos valores retroativos ao mês de janeiro para os profissionais da educação, na ordem de 13,01%, numa forma de respeito e valorização das categorias dos servidores. Segundo Léo, os valores referentes ao aumento salarial dos professores anunciados no inicio do ano, vem sendo pagos com recursos próprios, já que o governo federal anunciou o aumento, mas não vem fazendo os repasses para tal finalidade.

A pesar das crises financeiras e das quedas constantes nos repasses de verbas públicas, sobretudo dos pequenos municípios, a prefeitura vai injetar no mês de junho que é considerado o período das festividades juninas, valores que vão aquecer a economia local e regional. As famílias já podem planejar suas ações e se programarem para participar das festividades caso desejar.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

sábado, 30 de maio de 2015

Orçamento Democrático Estadual acontece em patos com grande participação popular

Aconteceu na noite desta sexta feira 29/05, na cidade de Patos no sertão do estado, o evento sobre o Orçamento Democrático Estadual-ODE, o qual reuniu grande número de profissionais do corpo de bombeiros, policiais, demais autoridades políticas e populares dos diversos municípios que polariza a regional.

Dentre os principais nomes que participaram dos debates estavam: a prefeita da cidade anfitriã Francisca Motta, os deputados estaduais Antônio Mineral, Nabor Wanderley, o deputado federal Doutor Damião Feliciano, Efraim Morais, vereadores e vários secretários estaduais.

Além desses nomes, outros municípios paraibanos foram representados por seus respectivos gestores, sendo: Cacimbas, Desterro, Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Catingueira, Emas, Junco do Seridó, Mãe d´água, Malta, Matureia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugí, São Mamede, Teixeira e Várzea.

A plenária foi comandada pela vice-governadora, Lígia Feliciano nomeada para representar o chefe de estado Ricardo Coutinho que ficou impedido de comparecer ao evento por motivo de força maior. Lígia exaltou a forma como o governador vem atuando frente à Paraíba através da forma impar de governar um estado com tentos desafios.

Segundo ela, Ricardo Coutinho revolucionou a Paraíba nos últimos anos, por meio de grandes investimentos e uma gestão democrática participativa, comprometida com a melhoria da qualidade de vida das populações. Os secretários de estado refletiram sobre as principais realizações nos diversos setores e prestaram contas a sociedade dos investimentos.

Dentre as principais ações se destacam as construções, reformas, ampliações e apoios nas seguintes áreas: educação, saúde, segurança pública, abastecimento de água, adutoras, indústrias, habitação, desenvolvimento humano, agricultura, programas sociais, cultura, esportes, DETRAN, rodovias, dentre outros.

Foi registrado a presença de aproximadamente 3 mil participantes dos diversos municípios com faixas e cartazes, contendo suas reivindicações e votos de aplausos ao governo, alguns representantes foram inscritos para levar as demandas de suas localidades para serem apreciadas e atendidas dentro das possibilidades. Os responsáveis anotaram todos os pedidos e se encarregaram de encaminhar as solicitações para os setores competentes.

Prefeito de Cacimbas juntamente com alguns de seus secretários e comitiva participam do Orçamento Democrático Estadual em Patos

O Prefeito Léo Terto da cidade de Cacimbas em companhia dos secretários Olavo Silva- comunicação, Edílson Nascimento – agricultura, Geraldo Alves- cultura, Geiza da Cunha- Saúde, Rogério Ferreira- transportes, Júnior Barros- vereador, Geraldo Paulino- ex-prefeito, diretoras escolares e diversos populares do município que se organizaram em caravanas para participarem do encontro.

O secretário Edílson Nascimento, falou em nome dos munícipes, onde na ocasião destacou os vários investimentos que o governador já destinou para Cacimbas, para realização de várias obras do tipo: reforma de escolas, construção do galpão na Serra Feia para o beneficiamento do sisal, ambulância, ônibus escolar, pavimentação asfáltica da estrada PB 246 de Cacimbas a Desterro e outros.

Edílson ainda levou algumas reivindicações dos moradores do Distrito que solicitam a implantação de uma delegacia de polícia, e a pavimentação asfáltica da PB- 238, que vai da comunidade de Aparecida de Desterro a o quilombo de Serra Feia, sendo um percurso de 10 km. Na segunda (25), a secretária de saúde Geiza da Cunha, solicitou a implantação de um laboratório para realização de exames no município.







 






 

Prefeitura Municipal de Cacimbas, com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.    

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Patos sedia plenária do Orçamento Democrático Estadual nesta sexta-feira

O Governo do Estado realiza, nesta sexta-feira (29), na cidade de Patos (6ª região georçamentária), a 11ª audiência deste ciclo 2015 do Orçamento Democrático Estadual. A plenária com o governador Ricardo Coutinho e auxiliares de Governo está programada para acontecer a partir das 19h, no ginásio poliesportivo José Angelino de Lucena (Gelão), localizado no bairro do Jatobá.

Para esta audiência vão participar as populações dos 22 municípios que integram a região: Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe D’Água, Malta, Matureia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira e Várzea.

As audiências do Orçamento Democrático têm o objetivo de promover o diálogo entre os moradores de todas as regiões da Paraíba e o Governo. Na ocasião, os participantes discutem os interesses coletivos das cidades, escolhendo três prioridades de investimentos e apontam obras, ações ou serviços que gostaria que fossem executados em suas regiões.

A população também poderá eleger aquela obra, já realizada pelo Governo, que considerar de maior relevância para a região. Essa votação é feita através dos terminais eletrônicos instalados nos locais das audiências. O Orçamento Democrático também disponibiliza a participação através da internet, pelo OD Digital (www.oddigital.pb.gov.br), onde a população da região da audiência também pode elencar as obras desejadas, e ainda, assistir a transmissão ao vivo através da página www.paraiba.pb.gov.br/odestadual.

O ciclo de audiências do Orçamento Democrático Estadual já contemplou as regiões de Cajazeiras, Sousa, Mamanguape, Guarabira, Esperança, Solânea, Catolé do Rocha, Pombal, Cuité e Itabaiana, e se estenderá até meados de junho. 

Secom-pb

Alerta: Supostos sequestradores de crianças aterrorizam cidades paraibanas

Moradores do município de Sousa, no Sertão paraibano, acionaram a Companhia de Polícia Militar local, na quarta (20) e quinta-feira (21), para coibir a atuação de um casal em um veículo de cor preta, que estaria tentando sequestrar crianças próximas ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, no Centro.

Policiais realizaram várias rondas em busca dos supostos sequestradores, mas ninguém foi preso até o momento. As informações sobre a atuação do casal logo se espalhou por toda a cidade de Sousa e deixou os moradores assustados. Algumas pessoas relataram na imprensa local que viram o veículo dos supostos sequestradores passando próximo de escolas da cidade.

Alguns internautas também estariam compartilhando a imagem de um homem, uma mulher e um retrato falado de um terceiro suspeito, nas redes sociais, afirmando ser o casal que estaria rondando as escolas. Eles se apresentaram nos educandários como sendo supostos fotógrafos vindos da cidade de Londrina, no Paraná.

Junto com as fotos, havia um texto relatando que o casal teria envolvimento com o sequestro de crianças e o tráfico de órgãos. A diretora do Centro de Educação Especial Integrada, Geny Ferreira, afirmou que um aluno de apenas sete anos de idade não foi raptado por pouco, quando brincava com outras crianças ao lado da mãe na Praça do Conjunto Zú Silva.

“Conversei com a mãe do menino e, segundo ela, várias crianças estavam brincando, quando um carro parou e um homem desceu jogando um lençol em cima da criança que gritou e conseguiu correr até onde estava a mãe. Todos ficaram muito nervosos. Inclusive a criança, está muito apavorada e estamos evitando comentários sobre esse assunto perto dele”, disse Geny.

Grifo nosso: (Há relatos de que os suspeitos estejam rondando por outras cidades paraibanas e até de outros estados com esse intuito. Já que esta semana um veículo ocupado por pessoas com essas mesmas características foi visto na cidade de Cacimbas no interior da Paraíba. Um garoto chegou a sua residência assustado e relatou para a mãe dele que um casal de desconhecidos tentou lhe atrair oferecendo lhe doces e bombons. Ao saberem  das notícias, as conselheiras tutelar local visitaram algumas escolas, para alertar os alunos e professores sobre o ocorrido. O fato foi comunicado as autoridades policiais).


Fonte: Redação com Desterro1

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Polícia Militar prende acusados de espalhar o terror no Distrito de Cacimbas e região

Uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo 3º SGT. Natanael Lucena, seguindo orientações do Tenente Cascudo, efetuou na madrugada desta quarta feira 27/05 a prisão de dois elementos considerados de alta periculosidade, eles estavam escondidos na comunidade quilombola de Serra Feia de Cacimbas, a prisão aconteceu por volta das 02h30min.

A ação efetiva dos PMs, se deu em decorrência de inúmeras queixas de populares que se sentiam acuados diante dos atos ilícitos praticados pelos elementos conhecidos por: Piu-Piu e Titela, conforme fotos. O destacamento de polícia local, com apoio da 4ª Companhia de Teixeira, vinha realizando operações determinadas pelo Capitão Hugo, na tentativa de localizar e prender os indivíduos para que a população se sinta mais segurança.

Ao fazer buscas nas residências dos acusados, os policiais encontraram na posse dos mesmos, uma arma de fogo calibre 12, uma faca peixeira, uma toca de ninja e um cachimbo provavelmente para o uso de drogas. Tanto o material apreendido quanto os acusados, foram encaminhados e entregues na Delegacia de Polícia de Teixeira para procedimentos cabíveis.

O sargento Natanael, deu detalhes da operação no sentido de tranquilizar a população, na ocasião ele disse que a resposta satisfatória foi dada a toda sociedade, segundo o militar, a população de bem não pode ficar refém do medo nem da impunidade praticada pela bandidagem.

“A Polícia está atenta às reclamações que vem sendo feitas, a operação comandada por mim 3º SGT, seguindo orientações do Ten. Cascudo e determinado pelo Cap. Hugo, foi bem sucedida, onde culminou com a prisão destes elementos, antes uma parceira dos mesmos de nome Valesca havia sido presa. Colocamos fim a onda de terror que vinha sendo implantada pelos acusados Piu-Piu e Titela no Distrito de São Sebastião e comunidade Serra Feia, eles estão à disposição da justiça para responder pelos seus crimes”, disse o Sargento.

Os acusados que estavam em companhia de uma mulher que foi presa na última quarta 20/05, haviam feito um arrastão em três residências do Distrito e aterrorizado as vítimas, simulando um assalto para tirar a vida de uma das vítimas. Segundo denúncias, "PIUPIU", teria vindo do Rio de Janeiro com o intuito de aterrorizar a região, o trio já vinha a algum tempo, efetuando disparos pelas ruas, ameaçando populares, além de praticar outros crimes que serão desvendados.


                                                                       Redação com 4ª Cia e desterro1

terça-feira, 26 de maio de 2015

Advogado de Cacimbas, alerta internautas sobre os crimes da internet e dar dicas de como as vítimas devem proceder em casos de ofensas

O QUE ACONTECE COM QUEM DENIGRE A IMAGEM DE ALGUÉM NA INTERNET?

Recém-formado em advocacia, com inscrição na OAB-PB 21.110, o Advogado Paulo César Leite, natural de Cacimbas interior da Paraíba, elaborou um texto explicando aos internautas sobre os perigos relacionados a os crimes cibernéticos praticados nas redes sociais, com a finalidade de denigrir, ridicularizar, intimidar, difamar ou humilhar alguém e fez recomendações de como as possíveis vítimas devem proceder em casos de ataques do tipo.

É fato público e notório, de todas as pessoas residentes nesta cidade, que o referido perfil “Cacimbas Atualidade”, age, já a algum tempo, de forma anônima, atribuindo de forma sorrateira, vergonhosa e mentirosa, os mais variados tipos de crimes e comportamentos reprovados pela sociedade.

De forma COVARDE, o administrador daquele perfil, não tendo CORAGEM, HONRA E MORAL pra dizer o que pensa publicamente, utiliza-se desse artifício para proferir ofensas e inverdades, provenientes, de sua mente VIL e IMUNDA.

Assim, escrevo este artigo com dois objetivos: 1 – Me resguardar de possíveis publicações ofensivas, que agora com toda certeza, serão feitas tentando denegrir minha imagem, mas antes informo ao CACIMBAS ATUALIDADE: A MIM, VOCÊ NÃO AMEDRONTA!

2 – Informar e alertar as pessoas que “curtem” ou “compartilham” as postagens (notem que não existe nenhum problema em “curtir” a página, mas sim as publicações), pois a internet NÃO É TERRITÓRIO SEM LEI. Primeiramente, vale dizer que a nossa Constituição Federal, no art. 5º, inciso X, assegura a honra e a imagem das pessoas, garantindo as vitimas, o direito de INDENIZAÇÃO decorrente de sua violação. Já os artigos 138, 139 e 140 do Código Penal, tipificam os crimes de CALUNIA, DIFAMAÇÃO E INJÚRIA, estabelecendo as penas de UM MÊS e até DOIS ANOS de DETENÇÃO, a depender do delito praticado.

Assim, quem ofender alguém na internet com alguma postagem ofensiva, poderá responder CRIMINALMENTE e INDENIZAR a vitima pelos prejuízos morais sofridos. E, o que acontece com quem “CURTE” OU “COMPARTILHA” uma publicação ofensiva? Além da possibilidade de responder por isso criminalmente, também poderá responder na esfera cível, indenizando, junto com o autor da postagem, a vítima por tudo que sofreu.

Ocorre que, quando se curte ou compartilha uma postagem, além de dar visibilidade à publicação, visto que aparecerá no seu perfil, você está CONCORDANDO COM O PENSAMENTO DO AUTOR, e, não adianta alegar que DESCONHECE a lei, ou seja, curtindo ou compartilhando a informação, demonstra-se DE FORMA INEQUÍVOCA que concorda com tudo aquilo e ajuda a difundir.

O Tribunal de Justiça de São Paulo, recentemente, adotou exatamente este entendimento, condenando duas mulheres ao pagamento de 20 MIL REAIS a vitima, por terem apenas “curtido e compartilhado” uma publicação difamante. (TJ-SP – PROCESSO Nº 40005515-21.2013.8.26.0451). Quem ajuda a difundir a publicação, também é RESPONSÁVEL por ela. Por isso, muito cuidado ao usar a internet e as redes sociais. 

Pois, um simples clique pode manchar uma reputação e disso advir diversos problemas judiciais. Aos que sofrem ou sofreram recentemente com postagens ofensivas, procurem a Delegacia da Policia Civil, para que seja instaurado inquérito e o culpado seja identificado e devidamente processado e o seu advogado para que tome as medidas judiciais cabíveis.

Redação com PAULO CESAR LEITE
ADVOGADO - OAB-PB 21.110

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Secretário municipal de agricultura participa de programa radiofônico para prestar contas à população sobre os serviços realizados no setor

Manter um diálogo aberto com a população e debater os principais problemas detectados na busca de soluções viáveis para a sociedade em geral é o objetivo do secretário municipal de agricultura do município de Cacimbas, no interior da Paraíba, o senhor Edílson Silva Nascimento, por isso o mesmo vem promovendo reuniões de capacitações junto aos agricultores e produtores rurais.

Os serviços e ações fazem parte da dinâmica adotada pelo setor agrícola do município em parceria com a prefeitura local, governo estadual e governo federal. Edilson anunciou os vários programas existentes que estão disponíveis ao homem do campo. No último sábado (23), durante entrevista realizada pelo programa institucional da prefeitura, o Cidade em Ação, Edilson prestou contas aos cidadãos e esclareceu possíveis dúvidas dos ouvintes que interagiram por meio de ligações telefônicas, mensagens e  outros recursos.

Na ocasião, o secretario tratou de diversos assuntos de interesse social, sendo: programa do garantia safra; campanhas de vacinação contra febre aftosa e raiva animal, abastecimento de água na zona rural através do exercito; resultados do programa cidadania popular, orçamento democrático participativo, cadastramento das propriedades rural, dentre outros.

O Garantia Safra, sendo um programa federal, é apoiado pela prefeitura quando ocorre a perca de mais de 50% das lavouras. Edilson explicou os critérios e as etapas do programa para o município ser contemplado. O prefeito já fez a adesão do programa em João Pessoa, a segunda etapa se trata das inscrições que também já foram realizadas pela equipe da agricultura, a terceira e última etapa é através da geração dos boletos que já foram feitos mediante o pagamento dos mesmos.

“A prefeitura já começou a pagar os boletos no aporte de aproximadamente 29 mil reais, essa é a contrapartida da prefeitura para o programa, a EMATER entrevistará cerca de 40 agricultores aleatórios dos mais de 600 inscritos para serem avaliados e comprovados as perca das lavouras, sendo assim o governo poderá liberar os recursos financeiros, sendo cinco parcelas de R$ 170,00 totalizando R$ 850 reais”, explicou o secretario.

Outro ponto debatido no Cidade em Ação, foi a avaliação positiva da campanha de vacinação contra a febre aftosa e a raiva animal, o secretario destacou a importância das equipes trabalharem de modo integrada e lembrou da necessidade dos criadores vacinarem os rebanhos evitando as penalidades vigente em lei.

Saibam mais sobre abastecimento de água na zona rural de Cacimbas, através da operação pipa

Cacimbas conseguiu a “Operação Pipa”, aonde chega à cidade por meio de uma grande batalha traçada pelo prefeito Léo que foi em busca desse programa em Brasília e de sua equipe de governo, com destaque para a secretaria de agricultura, que providenciou toda a documentação, realizou as mobilizações e enviou a Defesa Civil, toda sociedade se sensibilizou aos problemas e se organizaram, hoje são pelo menos 40 pontos abastecidos no município.

“Se não fosse esse programa, teríamos muita dificuldade em abastecer nossa população, sobretudo na zona rural, a prefeitura instalou um escritório para o programa na Casa do agricultor em São Sebastião, onde foi posto um coordenador para dirigir a operação e orientar a população nesse abastecimento, também melhorou os acessos e os reservatórios”, disse Edilson.

Pensando na grande demanda e na falta de informações, a secretaria de agricultura por meio da prefeitura desenvolveu em 2014, o Programa Cidadania Popular, que teve sua última edição no sítio Aracatí, onde futuramente será realizado nas outras regiões que ainda não foram visitadas pelas equipes, para poder dar subsídios as demais comunidades.

Algumas ações ofertadas nesses setores: emissão de documentos como: CPF, RG, carteira de trabalho, serviço social, saúde bucal, médico do município, doação de roupas e calçados, serviços de beleza e estética, cadastramentos de propriedades e famílias em novos programas, etc.
Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

sábado, 23 de maio de 2015

Prejuízos: Seca reduziu em 36% rebanhos da Paraíba, nos últimos três anos

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, revelou, na noite desta sexta-feira (22), que o rebanho estadual foi reduzido em 36% nos últimos três anos, por conta das sucessivas estiagens. 

Borba contou ainda que, desde 2012, pecuaristas vêm se desafazendo dos seus animais ou tentando cria-los em outras regiões do país, especialmente Norte e Centro Oeste. Reeleito nesta sexta para mais três anos à frente da Faepa, Borba explicou que os produtores que ainda têm condições financeiras estão sustentando seus animais com carros-pipas. 

A situação se agrava ainda mais por conta da crise financeira que atravessa o país. “O produtor tem que comprar produtos inflacionados e não consegue repassar o preço na venda do rebanho. Desesperado, ele vem se desfazendo dos animais com grandes prejuízos”, afirmou.

Ele culpou a falta de interesse do Governo Federal em ajudar o Nordeste como uma das situações que tem prejudicado os produtores, Lembrou que em 2012, por exemplo, a saca de milho subsidiado era repassada ao agricultor familiar por R$ 14,00; e para o produtor de porte médio por R$ 22,00. “Este ano o Governo sequer fala em subsidiar o milho ou outro grão. Está na hora do produtor agir”, cobrou.

Mário Borba disse que outra situação que preocupa os criadores do interior é a falta de segurança na zona rural. “Os bandidos chegam de caminhão, em plena madrugada, invadem as fazendas e os sítios, colocam os donos das terras sob mira de armas e roubam todo rebanho. Isso aconteceu em Sousa, no Sertão, onde levaram 40 reses de uma só vez de um só produtor”, frisou. “Em São Mamede, na região de Patos, foram 15 reses”.

Segundo o presidente da Faepa, nos últimos três há uma queda seguida no número de animais no rebanho paraibano. “Tem produtor que chegou a perder 500 cabeças de gado, por conta da estiagem”, conta. 
Mário Borba queixou-se também que o Conselho da SUDENE não fez uma reunião sequer há 14 meses, para discutir a situação dos estados e municípios do Nordeste. Da mesma forma, o Conselho do Instituto do Semiárido (Insa) há três anos não se reúne.

“A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), da qual sou vice-presidente, acompanha por conta própria mais de dois mil projetos em tramitação no Congresso Nacional, que tem interesse direto ou indireto com o nosso setor. A Sudene e o Insa estão completamente parados”, disse.

Apesar de acreditar na conclusão da transposição do São Francisco, Mário Borba classificou de “obra para cada quatro anos”, numa referência aos avanços obtidos em épocas pré-eleitorais. Ele citou casos onde o projeto parou. As bombas elevatórias para o canal chegar até Monteiro, no Cariri paraibano, não foram adquiridas até agora e as linhas de transmissão do Nordeste não comportam o consumo que a transposição exigirá. A Faepa teme que com os cortes no orçamento da União, de R$ 69,9 bilhões, anunciados nesta sexta, a obra pare de vez.

Em entrevista ao jornalista Hermes de Luna, que apresenta o ’27 Segundos’ de terça à sexta-feira, sempre às 21h na RCTV (canal 27 da Net digital), o presidente da Faepa defendeu a construção da Transnordestina, lembrando que só com um trem se transportariam o equivalente a 136 carretas de uma só vez, economizando-se em frete.

FONTE: VITRINE DO CARIRI

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até junho em toda a PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) prorrogou até 5 de junho a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que terminaria nesta sexta-feira (22), para promover um alcance maior do público-alvo em toda a Paraíba. A meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo que corresponde a um total de 850.986 pessoas.

Tem direito a vacinação: crianças de com idades entre seis meses e cinco anos; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde; indígena; idosos com mais de 60 anos, detentos, funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas, a exemplo de hipertensos, diabéticos, cardíacos e pessoas com problemas respiratórios.

Até o início da tarde desta sexta-feira (22), 48,33%, que equivalem a 411.253 pessoas foram imunizadas nos postos de vacinação em toda a Paraíba. Entre o público-alvo da campanha, as puérperas representam o grupo prioritário com maior número de pessoas vacinadas, representando 63,08%. Em segundo lugar, ficam as gestantes, que são 50,47%. Em seguida, aparecem os trabalhadores da saúde: 50,16%.

Até o momento, 49,61% das crianças de seis meses a menores de cinco anos foram vacinadas. Na população indígena, o alcance da campanha é de 47,05%. E entre os idosos chega aos 46,92%. “Estamos seguindo a orientação do Ministério da Saúde para todos os Estados do País. Ainda não atingimos a meta, mas está semelhante ao que acontece todos os anos, já que, geralmente, a campanha é prorrogada e, possivelmente, passaremos dos 80% durante este novo prazo”, disse a chefe do Núcleo Imunização, da SES, Isiane Queiroga.

Na Paraíba, 36 municípios conseguiram atingir a meta: Conde, Alagoinha, Borborema, Logradouro, Sertãozinho, Boqueirão, Caturité, Fagundes, Olivedos, Santa Cecília, Santo André, São Domingos do Cariri, Tenório, Amparo, Camalaú, Congo, Ouro Velho, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Desterro, Emas, Teixeira, Boa Ventura, Diamante, Ibiara, Santa Inês, São José de Caiana, Mato Grosso, Poço de José de Moura, Santarém, Cajazeirinhas, Paulista, Pombal, Vieirópolis, Água Branca e São José de Princesa.

Os municípios deverão reforçar a campanha e o chamamento da população para se prevenir e evitar as consequências da gripe. “A vacina é de fundamental importância para prevenir as complicações que a gripe trás, como o risco de pneumonia e outras síndromes respiratórias, diminuir as hospitalizações e o número de óbitos decorrentes da doença”, reforça Isiane. A vacina está sendo oferecida em 1.042 postos fixos em 740 postos volantes, das 8h às 17h. São mais de seis mil profissionais de saúde envolvidos na campanha.


FONTE: VITRINE DO CARIRI

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Audiência Pública reúne educadores e membros da sociedade cacimbense para apresentação do Plano Municipal de Educação- PME

Aconteceu na tarde desta sexta feira 22/05, na Escola Municipal Tertulino Cunha em Cacimbas interior paraibano, a 1ª Audiência Pública para apresentação do Plano Municipal de Educação PME 2014-2024. O planejamento que valeu como dia letivo contou com uma pauta consistente, onde teve exibição de vídeos motivacionais de reflexão e depoimentos de especialistas. O documento contém as principais metas e estratégias educacionais para os próximos dez anos.

Participou do evento, o Prefeito Léo Terto, o secretário de educação José Diraldo Gomes, o Subsecretário José Leônidas, a secretária de saúde Geiza da Cunha Alves, o secretário de agricultura Edilson Nascimento, o Secretário de cultura Geraldo Alves, o vereador José Cariolanda, vereador Antônio Márcio, o secretário de planejamento João B. de Queiroz, o ex-prefeito Geraldo Paulino, a coordenadora Rivoneide Gonçalo, o supervisor Arenilson Moura, diretoras escolares, vários professores e demais funcionários.

O encontro foi avaliado pelos presentes, como essencial para a fomentação dos debates educacionais. Na ocasião, foi apresentada a equipe técnica e a comissão responsável pelas ações, os trabalhos tem prazo para serem concluídos e encaminhados à Câmara de Vereadores para se tornar Lei até 24 de junho do ano em curso.

Alguns grupos tiveram a oportunidade de apresentar suas produções e pediram sugestões dos pares, a fim de tornar o plano cada vez mais dinâmico e participativo de acordo com a realidade local, por cada modalidade de ensino. O Prefeito ouviu as propostas atentamente e se dispôs participar de mais eventos na tentativa de atender aquilo que for viável para o município.

“Muitos avanços já aconteceram em nosso município, graças à boa vontade dos gestores, um exemplo é em relação às comunidades quilombolas de Chã, Aracatí e Serra Feia, que conquistaram recentemente o feriado no dia 20 de novembro, precisamos de mais investimentos e conquistas, lei não se discute, se cumpre”, ressaltou o diretor escolar Vamberto Ferreira.

Juliana Gonçalves, explicou toda a estrutura do Plano e relatou às fases que as equipes devem seguir de acordo com determinação do MEC. A educadora também falou dos resultados já alcançados por meio dos seminários e destacou o compromisso dos responsáveis para conclusão dos trabalhos em tempo hábil.

“A dedicação dos responsáveis tem feito toda diferença na elaboração e esclarecimentos das propostas, isso tem evitado gastos desnecessários e consequentemente tem dispensado a contratação de consultorias que desconhecem a nossa realidade. Já explicamos a diferença entre PME e PCCR, onde o primeiro contempla o segundo”, destacou ela.

O secretário de Educação, José Diraldo agradeceu a participação das autoridades, principalmente dos professores e lembrou-se daqueles que estão empenhados na elaboração do PME. Ele refletiu sobre a importância do papel dos educadores na transformação de uma nação e foi enfático na divulgação das ações educativas no sentido de aperfeiçoar os serviços.

“Ninguém é perfeito, se erramos é na tentativa de acertar, estou secretário de educação, a gestão do prefeito dura no máximo oito anos, mas a função de professor que é um sacerdócio é para sempre, a valorização que todos defendemos é em todos os âmbitos, não apenas na questão financeira. Quanto aos valores retroativos de janeiro, o Prefeito Léo, já comunicou que vai repassar neste próximo pagamento”, informou.

Por último, o secretário confessou que mobilizou toda a sociedade cacimbense e os poderes constituídos para participarem dos encontros, porem, algumas representatividades recusaram os convites preferindo ficar de fora dos debates. Mais uma vez deixou de comparecer os vereadores: Cícero Bernardo Cesar, Pedro Martins, o secretário de ação social Antônio Marcos, Taciana Martins.

As demais participações vocês conferem no programa Cidade em Ação deste sábado dia 23 a partir do meio dia na rádio local: www.104fm.amaisouvida.com.br. Nas próximas publicações divulgaremos as modalidades de ensino com seus respectivos representantes. Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. 

                                                                                        
                                                                                              SECOM/PMC.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

População do Distrito de Cacimbas se sente insegura e com medo da violência

Uma terra de muitos conflitos e medo é assim que, muitos moradores consideram o Distrito de São Sebastião de Cacimbas, que fica localizado na Serra do Teixeira, a pouco mais de 300 km de distância da capital João Pessoa. A insegurança no local põe em risco a integridade física e a vida de populares, visitantes e comerciantes.

As queixas são frequentes, quanto às desordens e o terror provocado por grupos de desordeiros. Segundo um morador que preferiu o anonimato, é fácil perceber os perigos que a sociedade de bem se expõem ao tentar visitar um parente, ir à igreja, sair para resolver algum negócio ou até se juntar com amigos para conversar nas calçadas, conforme os costumes do interior.

“É uma disputa desnecessária de sons altos de modos ensurdecedores, brigas constantes, arrombamentos de residências, lojas, comércios, roubos, usos de drogas, agressões físicas, estupros. Ninguém está livre, mas pessoas já foram esfaqueadas em praça pública, outras mortas a tiros e ficou por isso mesmo, a impunidade se instalou nesse lugar e as pessoas de bem ficam reféns do medo”, desabafou ele.

A Prefeitura de Cacimbas dava suportes para que policiais militares fizesse a cobertura do Distrito, eles realizavam rondas rotineiras, a fim de inibir algumas práticas criminosas e consequentemente garantiam a sensação de tranquilidade dos moradores, porém, nos últimos meses, esse procedimento deixou de acontecer, o que tem sido favorável a bandidagem, relatou.

Segundo este mesmo cidadão, o destacamento da 2ª Cia de Polícia de Teixeira, é quem dar suporte a população de forma esporádica, o que tem sido insuficiente para coibir os atos violentos na localidade. Moradores do Distrito estão se organizando para cobrar providências do governo do estado, para que ele instale uma Delegacia de Polícia no setor.

O último caso aconteceu por volta das 23 horas da noite desta quarta feira 20/05, quando elementos armados invadiram três residências e fizeram um verdadeiro arrastão, causando medo aos moradores. Na ação, os elementos subtraíram diversos objetos considerados de valor, incluindo aparelhos eletroeletrônicos.

A Polícia foi acionada e conseguiu prender uma mulher suspeita de ter participado do crime. Acredita-se que o roubo foi apenas uma estratégia utilizada pelos bandidos para despistar as autoridades, há quem diga que o crime foi encomendado e a intensão dos criminosos era tirar a vida de uma das vítimas, que terá o nome preservado por questão de segurança. A Polícia já dispõe de alguns nomes que estão sendo investigados.

Nesta mesma noite, um homem ainda não identificado teria atacado uma jovem e só não a estuprou por que um líder religioso percebeu a agressão e conseguiu impedir a consumação do ato de abuso sexual.

Redação com populares

Paraíba: Entra em vigor lei que proíbe a venda de refrigerantes em escolas

Entrou em vigor nesta quinta-feira (21) a lei que proíbe à venda de refrigerantes nas cantinas das escolas públicas e privadas da Paraíba. O colégio que descumprir a nova regra poderá ser multado com valores que variam de R$ 20 mil a R$ 40 mil e ter a lanchonete fechada.

A lei nº 10.431, de autoria do deputado estadual Caio Roberto, foi publica no Diário Oficial do Estado no dia 21 de janeiro deste ano e sua vigência ficou estabelecida para quatro meses após a publicação, período dado para as escolas se adequarem a nova regra.

Caio Roberto justificou que a bebida tem baixo teor nutricional para as crianças. Para ele, que aboliu os refrigerantes de seu cardápio e é um adepto de academias, essas bebidas "têm apenas intuito comercial e podem causar inchaços, dor de cabeça e até câncer". O deputado frisou que em diversos países já é proibida a venda de refrigerantes.

Em João Pessoa, o Procon da Capital será responsável pela fiscalização nas instituições da cidade. A Secretaria de Educação do Estado informou que todas as escolas da rede estadual de ensino foram orientadas a proibir a venda de refrigerantes. As escolas que não cumprirem a lei vão estar sujeitas às punições previstas na legislação.

Portal Correio

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Menos de 30% da população alvo é vacinada contra gripe na PB, Saúde faz alerta

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2015 teve início no dia 4 de maio e vai até dia 22. De acordo com o Núcleo de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até esta terça (19), 275.585 pessoas foram vacinadas contra a gripe na Paraíba, ou seja, apenas 29,34% das 939.009 pessoas que estão no alvo da campanha.

O objetivo é imunizar 80% das pessoas que fazem parte da população de crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes (em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; população indígena; idosos (a partir dos 60 anos); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.

O público-alvo deverá levar o cartão de vacinação. “Vacina não falta. Por isso, a gente pede que os Municípios façam o trabalho de busca ativa das pessoas que ainda não foram vacinadas e que elas procurem a unidade de saúde mais próxima até sexta-feira (22) para se imunizar contra a gripe”, disse a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria, Isiane Queiroga.

Até a manhã desta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) havia imunizado 40 mil pessoas na Campanha de Vacinação contra a gripe. Este número representa pouco mais de 25% da meta, que é imunizar 155 mil pessoas. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que a vacinação está abaixo da meta em todo o Brasil. Até o último levantamento publicado, apenas 23,81% do público alvo na região Nordeste havia sido imunizado. No entanto, o MS ainda não sinalizou que a campanha será prorrogada.

saibam mais sobre as contraindicações e as categorias de risco clínico

A vacina da gripe é contraindicada apenas para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Confira abaixo a relação das doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais que compõem o público alvo da campanha, de acordo com o Ministério da Saúde. É importante ressalta que para ser imunizada, a pessoa, que se enquadrar em alguma destas categorias, deve apresentar receita médica.


FONTE: VITRINE DO CARIRI