quarta-feira, 29 de abril de 2015

Prefeito de Cacimbas parabeniza a cidade pelos 21 anos de emancipação política



Cacimbas cidade pacata de um povo ordeiro e hospitaleiro, fica localizada na região da Serra do Teixeira no interior da Paraíba, nesta quarta 29/04, completa 21 anos de emancipação política, para o seu povo, essa data representa a verdadeira alegria e a imensa sensação de liberdade, pois antes esse sublime torrão pertencia ao município vizinho de Desterro.

Muitos passos foram dados em busca de melhorias para todos os moradores, sua independência política fez com que muitas conquistas e realizações aconteceram nos quatro cantos deste lugarejo de gente honesta, pura, sincera e ordeira que se ajudam mutuamente no dia a dia como verdadeiros irmãos diante de suas atitudes e modos de vida.

Durante esse tempo de mais de duas décadas, melhoramos de forma visível e notória em todos os seguimentos, principalmente na educação, saúde, social, transportes, infraestrutura, esportes, cultura, lazer, habitação, os acessos, agricultura familiar, pecuária, emprego e renda, dentre outros, apesar dos avanços, temos a certeza dos grandes desafios a nossa frente para vencermos com ações efetivas, pensando sempre no bem comum de nossa população.

O mérito não é só nosso e sim de nomes importantes de pessoas comprometidas com o futuro dessa terra e de sua gente, onde se destacaram para esse feito acontecer, muitos nem estão mais entre nós, porém, vão ser sempre lembrados por suas obras deixadas como legado para os que ficaram.

 Diante do cenário atual que vislumbramos todos os dias, sabemos que um novo tempo de muitas batalhas vem pela frente e que cada um de nós pode fazer destes obstáculos, nossas metas, motivações e vitórias. Devemos acreditar no potencial do nosso povo, na força dos jovens, na simplicidade das crianças, na experiência dos nossos idosos e principalmente ter fé em Deus que tudo pode!

Acredito que Deus tem um plano na vida de cada um de nós, e por isso, convido cada morador de Cacimbas, do Distrito e as comunidades rurais a refletir conosco na construção de uma história limpa e digna de orgulho, para que no futuro possamos olhar para trás e vermos o quanto contribuímos com o nosso lugar. 

Devemos celebrar a vida, a união, a paz, o amor, a solidariedade, sem ofender ao próximo, somos todos famílias, amigos e irmão em Cristo Jesus, nosso mestre. A cada dia que passa Cacimbas fica mais experiente, compete a nós continuar batalhando para buscar a prosperidade do nosso Município com vista numa melhor qualidade de vida das pessoas.

Quero mais uma vez agradecer a cada morador do nosso município, aqueles que de uma forma e/ou de outra contribuíram para que hoje pudéssemos estar aqui, com nossa querida e amada cidade com seus 21 anos de muitos que virão pela frente, a todos os secretários, funcionários, a todo o povo cacimbense, agradeço a minha família, meus amigos, meu muito obrigado a o meu pai o ex-prefeito, Geraldo Paulino, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Cacimbas e continua na luta torcendo para que as coisas caminhem certo. Parabéns a Cacimbas e viva a nossa população!

terça-feira, 28 de abril de 2015

Escola Estadual mobiliza professores para debater sobre a construção do PME e do PPP



O Diretor e Professores da Escola Estadual Pedro Terto da Cunha em Cacimbas, PB, se reuniram na tarde desta terça-feira (28/04), para avaliar e colaborar com a construção das estratégias e metas do Plano Municipal de Educação- PME, apresentado pela professora Verônica de Fátima, responsável pela modalidade da educação superior e educação profissionalizante.

Os textos foram lidos, debatidos e adaptados pelo grupo de acordo com a realidade local, houve uma ampla participação coletiva com foco na inovação e democratização do saber. Os profissionais fizeram uma retrospectiva da educação ao longo dos anos, com bases em informações e resultados, visando às estratégias propostas no plano.

A busca constante por parcerias, visando à promoção da cidadania e as garantias das condições dignas e humanas necessárias para o desenvolvimento pleno dos sujeitos, é fundamental para a elaboração do documento coletivo, no entanto, a desunião e os interesses particulares defendidos por alguns, tem se tornado os maiores entreves percebido durante esses encontros.

Os professores criticaram a forma como o sistema educacional está supostamente organizado e defendem mais investimentos e cursos de formação continuada para os profissionais. Na oportunidade falaram das inúmeras dificuldades encontradas no cotidiano e defenderam melhorias na infraestrutura da referida unidade educacional.

Compareceu a reunião: Jaílma, Júnior, Deane, Vanderlúcia, Dimas, Rosete, Telma, Geane, Elifrance, Severino, Gorete Lima, Joice, Eduardo, Patrícia, Suelda, Verônica, Alexandra e Auziran. “Se dedicarmos nosso precioso tempo com coisas pequenas, faltará tempo para as verdadeiras coisas grandes e primordiais que nos interessa”, destacou Verônica.

Desenvolver projetos viáveis e diversificados, capazes de melhorar ou influenciar na qualidade de vida dos envolvidos no processo educativo, criar e/ou ampliar os programas educacionais existentes com foco na inclusão dos indivíduos, equipar, ampliar, estruturar e organizar os espaços escolares, implementar as ações e realizar intercâmbio com outros setores para assegurar a qualidade da oferta do ensino para uma melhor aprendizagem, atualizar as informações, foram algumas das questões apresentadas.

Por fim, foi exibido um vídeo motivacional para reflexão do grupo, posteriormente Verônica falou de suas expectativas, agradeceu aos presentes que continuaram reunidos para tratar do Projeto Político Pedagógico da referida instituição de ensino, o chamado PPP. Mais informações no Cidade em Ação deste sábado 02/05, ao meio dia na Rádio 104,9 FM, no link: www.radio104fm.amaisouvida.com.br

 
 
                                                                                                         Por: Olavo Silva

Prefeitura de Cacimbas incentiva jovens na prática de Karatê no município, delegação representa bem a cidade na Copa Brasil em João pessoa- PB



A Prefeitura Municipal de Cacimbas, interior da Paraíba, incentiva diversos jovens na prática de karatê na cidade, através da Academia Brasileira de Karatê Shotokan- ABKS. O Projeto que atende a quase 100 jovens, tem por objetivos recuperar, incluir e ocupar a mente dos atletas com as modalidades esportivas. Atualmente esta Academia conta com uma imensa lista de medalhas e títulos reconhecidos na Paraíba e em todo território nacional.

Em Cacimbas foram selecionados 17 atletas competidores das mais diferentes categorias, além de dois árbitros e um técnico para participar da Copa Brasil, etapa Norte- Nordeste, no ginásio de esportes o “Ronaldão”, em João Pessoa capital paraibana, entre os dias 24 a 26 de abril do ano em curso. O evento teve o apoio do governo do estado, secretaria estadual de esportes, Prefeitura de João pessoa e empresas particulares.

Na classificação geral, a Paraíba que inscreveu 140 atletas, conseguiu o 2º lugar no quadro de medalhas, ficando atrás apenas do Ceará, 1º colocado no rank com 165 atletas. Outros estados brasileiros, a exemplo do Amazonas com 24 atletas, Piauí 20, Pernambuco 53, Alagoas 30, Bahia 70, Rio Grande do Norte 12, Sergipe12, Maranhão 14, Pará 95, Acre 10, Roraima 18, num total de mais de 600 atletas que também participaram da Copa Norte Nordeste.

Andréia Gomes da cidade de Cacimbas, na condição de árbitra da competição, destacou o talento dos atletas locais e a dedicação do companheiro de trabalho o Edison Oliveira, bem como o esforço do professor, José de Arimatéia que é 6º Dan, sendo considerado o melhor do Brasil, há dez anos o instrutor vem atuando na região trazendo muitas alegrias para os praticantes das artes marciais, torcedores, familiares e demais admiradores dessa modalidade esportiva.

Andréia ainda relatou as inúmeras dificuldades enfrentadas por muitos atletas devido a pouca condição financeira, na ocasião ela ressaltou a necessidade de maiores investimentos na área e lamentou a falta de incentivos no tocante a patrocínios e apoios como forma de incentivos para os jovens que encontram na prática esportiva uma filosofia de vida.

“Investir nas práticas esportivas é o mesmo que investir em saúde, educação, lazer, bem estar social e qualidade de vida das pessoas, os benefícios trazidos pelos esportes são muitos, além de se evitar o sedentarismo e gastos futuros na recuperação de jovens viciados ou em conflitos com a lei”, afirmou Andréia.

A Karateca avaliou o evento como algo grandioso e fez uma retrospectiva da ABKS, ela agradeceu a Deus, a parceria da Prefeitura de Cacimbas, Secretaria de Transportes, Secretaria de Ação Social, Educação, a os apoiadores da delegação, que pagaram as inscrições dos alunos, disponibilizaram os transportes para que estes representasse bem o município.

Segundo a árbitra, “o Karatê é a arte das mãos vazias que auxilia na formação do caráter dos cidadãos, além de servir para projetar o nome da cidade a nível estadual e nacional, o que representa um orgulho a os praticantes por ter a oportunidade de serem incluídos na sociedade, através de um esporte de elite, onde muitos sonhos são realizados”, disse.

A ABKS (Associação Brasileira de Karatê Inter estilos) fez a sua parte na oitava participação e convocação. A competição serviu para os atletas adquirirem mais experiências e até revelar novas promessas desta modalidade esportiva. A ABKS conquistou 19 medalhas, sendo 6 de ouro, 5 de prata e 7 de bronze, o resultado agradou os organizadores da competição.

A classificação geral dos cinco estados premiados na Copa Brasil de Karatê foram:

1º colocado o estado do Ceará
2º colocado o estado da Paraíba,
3º colocado o estado do Pernambuco
4º colocado o estado da Bahia
5º colocado o estado do Pará

Aqueles que queiram participar gratuitamente das aulas bastam procurar Andréia Gomes e se inscrever, os treinos acontecem as segundas, quartas, sextas e sábados, também com aulas de taiboo. Prefeitura Municipal de Cacimbas, com um novo tempo, incentivando a prática de esporte na cidade.  

 
 
 
 
 

                                                                                                  SECOM/PMC.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Confirmado Ex- Pastor dará palestra em Desterro e Cacimbas sobre Fé Católica



No dia 02 de Maio de 2015 o Ex. Pastor Protestante Paulo Leitão da cidade de Natal - RN, estará em Desterro - PB fazendo uma catequese sobre a Fé.  Ele é autor de dois Livros "Um filho em defesa da Mãe" e "Salve Roma", além de apresentador de um programa na TV Potiguar.

Desde o ocorrido na Igreja Católica de Desterro no dia 03 de Novembro, quando uma senhora invadiu e destruiu as imagens sacras, os religiosos criaram um grupo de estudo chamado "Salve Roma", para debater e estudar sobre a fé e a igreja, com objetivo de formar Católicos instruídos na palavra.

Com a necessidade de mais formação é que foi convidado o ex. protestante Paulo Leitão para estar na Paróquia Nossa Senhora do Desterro ministrando palestras sobre Fé e a Sã Doutrina Católica Apostólica Romana, no sábado (02 de Maio), as 8:00hs na Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro e as 15:00hs na Igreja de São José em Cacimbas - PB .

Paulo publicou em sua Fan Page no Facebook um comentário sobre o ocorrido em Desterro, onde diz: "Acho um momento mais que propício, pois creio que até alguns protestantes não concordaram com a agressão, é hora de virem conosco e conhecer a nossa Fé e quem sabe alguns se agrupem ao rebanho único".

Desterro1.com "Grupo Salve Roma"