segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Técnica da EMATER lança projeto de Bibliotecas comunitárias em Cacimbas


A técnica da EMATER da cidade de Cacimbas no interior da Paraíba, Juliana Gonçalves, apresentou na tarde desta segunda feira 16/11, na Sede da Central das Associações Comunitárias de Cacimbas e região- CAMEC, o projeto pioneiro das Bibliotecas comunitárias, a ser implantado na zona rural do referido município em parceria com o governo do estado.

Denominado de Cantinho da Leitura ou Arca das Letras, a iniciativa consiste em favorecer os hábitos de leitura e posteriormente as próprias produções escritas de forma dinâmica e prazerosa entre as pessoas das comunidades alcançadas pelas ações. 

O projeto obedece algumas etapas que vão desde as mobilizações, capacitações das equipes, confecção das estantes, recebimentos e distribuição dos acervos, realização das oficinas e catalogação dos livros. Juliana falou da experiência exitosa desenvolvida por outras cidades, a exemplo Livramento e destacou a função social da leitura.

A técnica acredita no poder que esta prática tem na vida das pessoas, principalmente na transformação de conceitos e dos comportamentos humanos.  Segundo Juliana, as parcerias são fundamentais. Apesar de a ação ser totalmente voluntária e a maioria das pessoas não ter o hábito da leitura, ela acredita no sucesso do projeto.

Pessoas interessadas podem participar dos trabalhos, tanto na leitura, quanto nas parcerias para fazer doação de livros, materiais, móveis ou similares nos pontos de coletas a serem informados pela comissão. Voluntários passarão por treinamentos para expandir as leituras de forma planejada em seus setores e realizarem intercâmbio com outras comunidades, estimulando ainda mais as produções locais/ regionais.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário