terça-feira, 3 de novembro de 2015

Escolas da rede municipal antecipam o calendário escolar do ano letivo 2015


O calendário escolar que teve início em março de 2015 em Cacimbas no interior do estado, com previsão de ser encerrado em 23/12 do corrente ano, vai ser antecipado para dia 04 de dezembro. 

Segundo os gestores, a redução de quase três semanas de aulas para os alunos, se faz necessário por conta de uma serie de fatores, incluído a seca e as quedas constantes nos recursos financeiros por conta das crises que assolam o país.

“Vamos deixar de gastar o que não se tem, e ainda evitar entrar o ano subsequente no vermelho. A intenção é poupar com abastecimento de água diante da seca que estamos enfrentando, bem como, com o consumo de energia elétrica, aquisição de produtos de limpezas, transportes de alunos, alimentação escolar, pagamentos de alguns contratos, materiais didáticos, dentre outros”, esclareceu o secretário adjunto.

Para o secretário de educação, José Diraldo Gomes e o secretário adjunto, José Leônidas, a medida deve evitar gastos na ordem de R$ 140 mil reais com produtos e serviços. Os educadores foram enfáticos ao afirmarem que a antecipação nos dias letivos não atrapalha o rendimento escolar dos estudantes, por conta do planejamento estratégico que foi elaborado com vários aspectos contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB.

Outros municípios já fizeram a experiência e deu certo, em Cacimbas foi elaborado um planejamento estratégico com as equipes de profissionais, onde eles tiveram a oportunidade de elencar as questões prioritárias a serem trabalhadas com mais afinco nos últimos dias do ano. As atividades pedagógicas vão ser intensificadas mais ainda nos próximos dias, a fim de atingir as metas estabelecidas no plano.

“Nossos alunos estão de acordo com as medidas, os pais deles também e já que todos são bem participativos e frequentam bem as aulas, tudo isso favorece o bom andamento dos trabalhos, nós não temos problemas com greve de funcionários, isso faz com que tenhamos mais ganhos do que prejuízos”, destacou o secretário.

José Diraldo Gomes garantiu que ele, juntamente com sua equipe, vai realizar reuniões nas 12 unidades educacionais com professores, diretores e demais funcionários, além de enviar os comunicados por ofício para os setores e órgãos competentes, a fim de esclarecer ainda mais a situação caótica que levou o município a dotar tal medida.

Diante das inúmeras dificuldades, muitos educadores acharam a iniciativa necessária, já que vem sofrendo com os recursos limitados em meio às crises hídricas e econômicas. Para aqueles alunos e professores que pensam em viajar ao fim do ano letivo, estes vão poderem planejar melhor suas viagens e descansar um pouco mais por conta das férias prolongadas.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário