quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Equipes de saúde levam conjunto de ações às comunidades rurais de Cacimbas

A secretaria municipal de saúde em Cacimbas, no interior do estado, através de seus funcionários, sendo: enfermeira, técnicas em enfermagem, educador físico, nutricionista, fisioterapeuta, agentes comunitários de saúde e pessoal de apoio, promoveram na manhã desta quarta 18/11, na Unidade Básica Cícero Pedro da Silva, que fica localizada na comunidade do sítio Monteiro um conjunto de ações e serviços de controle e prevenção de doenças para os moradores daquela região.

Foi realizado teste rápido de glicemia, aferição da pressão arterial, verificação do peso, medições da massa corporal dos usuários, além de palestras para homens e mulheres das comunidades: São Gonçalo, Lagoinha, Lagoa do Campo, Covão, Riacho de Areia, Gavião, Ventania e Monteiro. Os funcionários capricharam na ornamentação  confecção de banner da campanha do Novembro Azul.

As ações fazem parte de um planejamento estratégico elaborado pelos profissionais, para alertar a população, principalmente o público masculino, quanto, à importância de se procurar os serviços essenciais no combate às doenças, a exemplo a hipertensão, diabetes e o câncer de próstata, não só neste mês denominado de Novembro Azul, e sim durante todo o ano.

A palestra de caráter preventivo foi proferida pelo educador físico do NASF3, Rogério Rocha, na ocasião, ele chamou a atenção do público presente, quanto os cuidados que estes pacientes devem ter em relação à alimentação saudável, associada a práticas regulares de atividades físicas, higienização corporal, realização de exames periódicos, dentre outras recomendações pertinentes.

Rogério fomentou as informações a cerca das doenças que acometem as pessoas de todas as camadas sociais em especial os homens, que procuram menos os serviços de saúde para se tratar por conta da cultura machista, para ele, a falta de informação somada aos mitos e preconceitos, ainda são os maiores entreves que atrapalham o bom funcionamento das ações.

“Homem que é homem se cuida de verdade, na hora de se procurar um médico urologista que é o especialista indicado para tratar os casos de próstata, não precisa alarmar na vizinhança, basta que o paciente faça o procedimento discretamente ou se preferir, na companhia da esposa. O exame do PSA deve ser completado com o toque retal, isso não causa impotência como muitos homens pensam”, afirmou o palestrante.

Rocha aproveitou a oportunidade para convidar os homens para participarem das aulas temáticas de exercícios físicos desenvolvidas naquela localidade, ele também divulgou a data da coleta de sangue no Distrito de São Sebastião na quinta, dia 03 de dezembro no turno da manhã, para realização dos exames do PSA da próstata, os dois juntos custam R$ 25 reais.  

A nutricionista Beatriz Vieira, ressaltou a importância da boa alimentação, que segundo ela devem ser feitas em média seis vezes ao dia, com ênfase nas frutas, verduras e legumes. A especialista falou dos riscos provocados pelo uso excessivo de massas, açúcar, gorduras e sal que se agravam para quem consume bebidas alcoólicas e cigarros.

Beatriz divulgou a agenda de trabalho dela e da fisioterapeuta Mayara Verissimo na cidade e no Distrito e falou que em breve elas passarão a atender na comunidade do Monteiro. A enfermeira Patrícia Freire, destacou a importância da realização dos testes rápidos de glicemia, que segundo ela é fundamental para rastrear casos de diabetes.

A técnica de enfermagem Missilene Lima, justificou a ausência da secretária de saúde Geiza da Cunha Alves e fez algumas recomendações aos usuários para que estes procurem com frequência os serviços básicos durante a semana. Segundo ela as equipes estão preparadas para orientar e atender as demandas apesar das limitações e dificuldades.

Para orgulhos dos cacimbenses e principalmente dos moradores das comunidades polarizadas pelo sítio Monteiro, a odontóloga Albilene Silva, primeira dentista formada pelo município de Cacimbas se apresentou e falou de suas expectativas de trabalho para os próximos meses na Unidade Básica de Saúde Cícero Pedro da Silva.

A profissional está ansiosa para começar os trabalhos, que está dependendo apenas das instalações de alguns equipamentos no consultório dentário, segundo o prefeito Léo Terto, será feito nos próximos dias, já que os recursos financeiros conseguidos pelo Deputado Federal, Doutor Damião Feliciano estão empenhados nas contas do município.

A data da audiência pública em saúde será em 26 deste mês, no salão comunitário do Monteiro, às 14 horas. A medida faz parte de um processo transparente de prestação de contas à sociedade sobre os recursos financeiros destinados a saúde, para pagar despesas com, transportes, equipamentos, serviços e profissionais e outros, no melhoramento dos atendimentos aos usuários de forma humanizada.

Por fim, foi servido um lanche para os participantes do evento, referente às atividades do “Novembro Azul”, segundo Suerina Almeida, as campanhas servem para alertar as pessoas quanto os serviços, porém, estes devem se antecipar aos problemas fazendo suas prevenções ao invés de remediar, onde as sequelas são mais sérias.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário