quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Cacimbas, PB: profissionais e usuários da saúde realizam ações do novembro azul


As equipes de saúde e usuários dos serviços básicos de Cacimbas, interior do estado saíram pelas principais ruas da cidade na manhã desta quarta 11/11, a fim de chamar a atenção da população, principalmente do público masculino, quanto à importância da prevenção e tratamentos de algumas doenças, dentre elas, o câncer de próstata, hipertensão, diabetes e colesterol.

A concentração aconteceu na academia da saúde com uma serie de atividades e serviços ofertados aos homens, sendo: teste rápido de glicemia, aferição da pressão arterial, verificação do peso e da massa corpórea, adesivos e orientações. Em seguida os grupos saíram em caminhada até a Unidade Básica de Saúde Maria Nazaré da Cunha, onde tomaram o café da manhã e participaram de uma palestra ministrada pelo médico Doutor Rosimar Lucena e a enfermeira Andreia Dias.

Além desses profissionais, também fizeram parte das ações preventivas do Novembro Azul, mês dedicado à saúde preventiva do homem, recomendado pelo Ministério da Saúde: a secretária, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, técnicos de enfermagem, odontólogo, a nutricionista, o educador físico, a fisioterapeuta, auxiliares de serviços gerais, voluntários e um bom público de homens com idades variadas.

O médico Rosimar Lucena, destacou a sensibilidade do prefeito Léo Terto, quanto aos programas de saúde e ressaltou a atuação da secretária Geisa da Cunha que segundo ele, tem se esforçado com sua equipe para atender bem a população. Lucena, ainda elogiou a grande participação dos homens na procura pelos serviços básicos como forma de preocupação com a saúde em busca de mais qualidade de vida.

O público interagiu e esclareceram suas principais dúvidas. Para a Enfermeira Andreia Dias, a desinformação associada aos mitos e preconceitos, ainda são os maiores desafios para serem superados, já que dificultam a procura dos homens pelos postos de atendimentos. Para ela, a prevenção ainda é a melhor forma de prevenir doenças.

“A idade vai chegar para todo mundo, e com ela os problemas de saúde vêm juntos, por isso não é nada interessante chegar a melhor idade sem saúde, o interessante é ter qualidade de vida que passa por boa alimentação, aliada as práticas de exercícios físicos, realização de exames periódicos, orientações e acompanhamentos médicos”, alertou a enfermeira.

A idade recomendada pelos urologistas para os homens realizarem os exames de sangue e o do toque retal, que são os mais recomendados para detectar possíveis alterações na próstata, é partir dos 40 anos, porém, alguns fatores genéticos, biológicos, podem alterar a idade preconizada pelo Ministério da Saúde, como é o caso das pessoas com histórico familiar. Alguns alimentos podem ajudar e outros podem prejudicar a saúde das pessoas.    

A nutricionista Beatriz Vieira, a fisioterapeuta Mayara Veríssimo e o educador físico Rogério Rocha do Nasf 3, falaram dos benefícios da boa alimentação alinhada as práticas de exercícios e os tratamentos de artrite e artrose. O odontólogo, Doutor Robério Chamou a atenção dos homens para os cuidados com a saúde.

O doutor Rosimar Lucena parabenizou o município, por dispor de uma equipe completa de profissionais. Ele ainda respondeu perguntas, esclareceu dúvidas e fez explanações sobre o câncer de próstata, sinais e sintomas, tratamentos e possíveis sequelas da doença. Apesar de todas as informações, nada substitui a avaliação médica completa.

Ao se pronunciar, a secretária de saúde Geisa da Cunha agradeceu aos gestores, participantes, elogiou a equipe pela ornamentação e a forma de trabalho. Segundo ela, este ano a campanha do Novembro Azul, deixará de cobrir os custos com a realização dos exames do PSA para a próstata por questões burocráticas do processo licitatório.

“Assumi a pasta da saúde em março e tivemos alguns problemas com a licitação, dessa forma ficamos impedidos de realizar alguns convênios, peço a compreensão de todos pela espera, mas tal procedimento se faz necessário para procedermos dentro da legalidade. O ano que vem com certeza faremos um evento bem melhor”, garantiu a secretária.

Na ocasião, Geiza aproveitou para divulgar a agenda para esta quinta feira dia 12/11, onde pela manhã acontecerá um evento semelhante na Unidade Basica de Saúde Maria das Neves Arruda no Distrito de São Sebastião, já no dia 18 do corrente mês, será na Unidade Cícero Pedro da Silva na comunidade do sítio Monteiro.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário