segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Agricultura reúne conselheiros para debater o garantia safra e outros projetos


A Secretaria Municipal de Agricultura, através do seu secretário Edilson Nascimento e demais funcionários da pasta, se reuniram na tarde desta segunda feira 16/11, na Central das Associações Comunitárias de Cacimbas e região- CAMEC, com lideranças comunitárias representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, a fim de debater a homologação do Programa Garantia Safra 2016.

Na ocasião, o secretário falou de todo o processo que vai desde as mobilizações, inscrições até o recebimento do benefício na ordem de R$ 850,00 divididos em cinco parcelas de R$ 170,00 cada uma. Para serem contemplados com o seguro, os agricultores precisam se enquadrar em alguns requisitos estabelecidos pelo Programa Federal, em parceria com os estados e municípios.

Dentre as principais exigências feitas a os agricultores estão: ter a documentação da propriedade onde trabalha, comprovar que reside ou que realmente plantam suas roças no município, possuir documentação pessoal e da família, ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf em dias, possuir renda mensal inferior a um salário e meio, não exercer função pública, nem possuir aposentadoria por invalidez, repassar as informações corretas, dentre outras.

O secretário fez um comparativo do Garantia Safra de Cacimbas, de 2010 que começou com 326 inscritos e atualmente duplicou praticamente, foram constatados os avanços e ampliações das vagas de modo organizado sem prejuízos para os trabalhadores rurais. Edilson fez uma rápida prestação de contas aos associados e parabenizou sua equipe pelos bons resultados, como forma de garantir a execução dos programas e serviços essenciais a o homem do campo.

Ele também destacou a metodologia utilizada para atender as 743 famílias de agricultores inscritas. Participaram da reunião, lideranças comunitárias, sendo: o secretário de obras Pedro, agente de endemias Orlando, agentes comunitários de saúde, Juliana da EMATER, além de lideranças de: São Gonçalo, Lagoa do Campo, Riacho de Areia, Monteiro, Fundamento de Cima, Retiro, Cipó, Distrito de São Sebastião, Chã, Aracatí, Serra Feia Santa Fé, e Ventania.

Com a ausência de alguns representantes associados no referido encontro, o processo de triagem e homologação das famílias contempladas com as vagas, podem atrasar os trabalhos dos conselheiros, que por sua vez, tem pressa em realizar as eleições e os tramites legais.

“Eu considero um crime o que fizeram com nossos agricultores no passado, já que mais de 70% vivem basicamente da agricultura familiar e que, no entanto, foram negligenciados, necessitando de apoio. O que fizemos até agora ainda é pouco pelo que eles merecem, os serviços organizados e o empenho dos funcionários que trabalham dia e noite demonstra nossos compromissos com os produtores”, revelou o secretário.

Edilson falou que os conselheiros tem autonomia para decidir, com isso ele pede que os membros atuem com justiça social, fomentando as informações em cada setor, evitando o sofrimento das pessoas consideradas sofridas e castigadas pelo tempo, levando em consideração as percas das lavouras por conta da seca prolongada na região. O grupo decidiu por unanimidade que o próximo encontro para eleição do Conselho Municipal Desenvolvimento Rural Sustentável, será na sexta feira dia 27/11 do corrente ano. 


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário