quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Profissionais da saúde comemoram a semana do idoso no Distrito de São Sebastião em Cacimbas PB

Para comemorar a semana do idoso que acontece a partir desta quinta 1º de outubro, as equipes de saúde formada por profissionais do NASF 3, sendo o educador físico Rogério Rocha, a nutricionista Beatriz Vieira e a fisioterapeuta Mayara Beatriz.

Estiveram presentes também a enfermeira Úrsula Erica, Agentes comunitárias de saúde, odontóloga, técnicas de enfermagem e de saúde bucal com os demais funcionários de apoio, realizaram atividades dinâmicas e diversificadas para celebrar as referidas datas comemorativas.

Pela manhã, as equipes foram até a quadra poliesportiva no Distrito de São Sebastião de Cacimbas no interior do estado, onde juntos fizeram aulas de danças, dinâmicas de grupos, mensagens de reflexão, em seguida contaram com testes de glicemia, verificação da pressão arterial e uma palestra proferida por técnicas de enfermagem da ECISA da cidade de Patos, supervisionadas pela enfermeira Úrsula.

A enfermeira Úrsula, destacou a importância dos trabalhos integradas das equipes e ressaltou a boa atuação dos agentes comunitários de saúde no trabalho preventivo que fazem diariamente nas residências das famílias. 

Na ocasião ela anunciou a abertura da Unidade Básica de Saúde da comunidade do sítio Monteiro que tem a frente à enfermeira Patrícia Freire com sua equipe, e falou das ações semelhantes que acontecem em Cacimbas com a enfermeira Andréia Dias.


“Não podemos obrigar ninguém a nada, nossa função enquanto profissional de saúde é orientar e trabalhar com a parte preventiva e buscarmos a cada dia mais qualidade de vida para a população. O uso da medicação correta é a parte curativa, mas temos que levar em conta a alimentação, a prática de exercícios físicos bem orientados, controle do peso e da pressão arterial entre outros cuidados essenciais”, disse a enfermeira.

As profissionais falaram dos bons resultados obtidos ao longo dos treinamentos orientados por especialistas, que acontecem semanalmente, onde lembraram os cuidados com a saúde a partir de uma alimentação balanceada de qualidade, tendo a preocupação de controlar a quantidade de sal, açúcar, gorduras, evitar o cigarro, bebidas alcoólicas, a fim de se prevenir o sedentarismo e controlar casos de hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, problemas respiratórios, sobre peso e outros.

Nunca se viu tantas pessoas de todas as idades e camadas sociais interessadas nas praticas de atividades físicas, que vão desde uma caminhada até as academias, porem, os especialistas fazem algumas recomendações para alcançar os resultados desejados e evitar problemas futuros. As orientações vão desde as vestimentas e calçados adequados, boa alimentação, acompanhamentos médicos e controle do tempo.

Úrsula aproveitou o momento para divulgar a campanha do outubro rosa que todo o ano traz diversos trabalhos e ações de prevenção para o público feminino. Ao final das atividades o grupo formado por mais de 60 participantes se deslocaram até a Unidade Básica de Saúde Maria das Neves do Distrito, onde se confraternizaram, os participantes comemoraram os aniversários de alguns integrantes, realizaram sorteios uma festa com direito a bolo, refrigerantes e vários outros ingredientes.

O educador físico Rogério Rocha, anunciou que na semana seguinte, estará desenvolvendo as mesmas ações na Sede do município. Em outra ocasião o instrutor falou da satisfação de ter recebido novos equipamentos para trabalhar com os grupos, fornecidos pela secretaria de ação social.

“Terminar seu expediente e ser presentado com um material desse é para poucos. NASF de Cacimbas recebe da Secretaria de Ação Social na pessoa de Antônio Marcos: Colchonetes, Halteres, Bolas Suíças, Pesos e Faixas para suporte das atividades físicas realizadas com os grupos da Sede e do Distrito. Obrigado à equipe pela atenção e dedicação, estamos à inteira disposição para o que precisarem”, revelou Rogério Rocha.

As equipes estão satisfeitas com os incentivos do poder público, agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde, enfermeiras, técnicas de enfermagens, auxiliares de serviços gerais, odontólogos e demais funcionários receberam fardamentos, um trabalho iniciado com Joicilene Farias e tendo continuidade com a secretária Geiza da Cunha Alves.

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário