sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Domingo acontecem eleições unificadas para conselheiros tutelar em todo o Brasil

O Ministério Público determinou que as eleições para os cargos de conselheiros tutelar acontecessem de forma unificada, ou seja, em um único dia em todo o Brasil, este ano, a data das disputas será no próximo domingo 04 de outubro.

Em Cacimbas, cidade do interior do estado pelo menos 13 candidatos colocaram seus nomes a disposição da sociedade, onde desse total apenas 5 serão eleitos para atuar em defesa dos direitos das crianças e adolescentes pelos próximos quatro anos de acordo com a maior quantidade de votos obtidos durante o pleito, outros cinco concorrentes ficarão na suplência.

A votação não será obrigatória, porém, aquele que desejar participar do processo de votação, poderá escolher até cinco nomes, para isso devem apresentar o título eleitoral e um documento oficial com foto. Para facilitar o processo de votação, os organizadores disponibilizaram urnas que estão disponíveis das 08 às 17 horas na Escola Municipal Tertulino Cunha na Sede e na Escola Vereador Manoel de Almeida no Distrito de São Sebastião.

Os dez concorrentes mais votados serão diplomados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e nomeados pelo poder público municipal em ação solene em janeiro de 2016, os novos representantes deste órgão serão remunerados com um salário mínimo com direitos a 13º salários e outras vantagens trabalhistas.

Compete aos conselheiros: ouvir a sociedade, participar de reuniões, fóruns, campanhas de prevenção dos direitos das crianças e adolescentes, combaterem a segregação social dos jovens em situações de risco, realizar visitas domiciliares, mediar conflitos, aplicar as medidas necessárias à proteção dos direitos da criança e adolescente, fazer os encaminhamentos e acompanhamentos com relação às medidas socioeducativas.

As parcerias com o Ministério Público, poder executivo e legislativo, o judiciário, educação, saúde, ação social, famílias e sociedade são fundamentais para o bom andamento dos serviços. A escolha dos candidatos é algo muito sério, por isso os eleitores devem ficar atentos quanto às propostas apresentadas e as competências dos concorrentes que devem ter perfil adequado e disponibilidade para exercer a função.


Por: Olavo Silva da SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário