segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Cacimbas elege novos conselheiros tutelares para os próximos quatro anos

Durante eleições unificadas realizadas em todo o Brasil para escolher novos conselheiros tutelares, população sai às ruas para eleger cinco representantes que vão atuar de 1016 a 2019 em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Em Cacimbas cidade do interior do estado, compareceram as urnas neste dia 1.541 eleitores.

O Ministério Público de Teixeira, por meio do senhor promotor de justiça, destinou três urnas, onde uma ficou a disposição dos eleitores da região do Distrito de São Sebastião na Escola Vereador Manoel de Almeida, cuja quantidade de votantes foi de 567 e as outras duas na Escola Municipal Tertulino Cunha na Sede com 974 votos. Ainda foram computados 23 votos brancos e 43 nulos. Cada eleitor podia votar em até cinco candidatos de sua preferência.

O processo de votação se encerrou por volta das 17h50min e a apuração dos votos de forma manual, se iniciou as 18h20min do mesmo dia sendo concluídas somente na madrugada desta segunda feira as 05h00min da manhã. O trabalho exaustivo contou com um grupo de funcionários e voluntários nomeados e acompanhados pelo secretário de ação social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Antônio Marcos Oliveira da Silva.

Segundo os organizadores do pleito, todo o processo de votação e apuração, transcorreu de forma tranquila, com apenas o registro de alguns princípios de tumultos com os ânimos exaltados por parte de simpatizantes de alguns candidatos, o que é considerado normal diante de uma disputa acirrada por cargos eletivos.

Dos cinco eleitos, apenas Delane Cunha foi reconduzida ao cargo. Os dez primeiros colocados irão participar de reuniões e passarão por capacitações em datas a serem definidas pelo Conselho, titulares e suplentes serão diplomados no dia 10 de janeiro de 2016, conforme o edital.

Pessoas que acompanharam o processo de contagem dos votos vibravam a cada divulgação dos resultados parciais e ao mesmo tempo reclamavam da demora na apuração. A pesar da longa espera pelos resultados, o Presidente explicou que o método manual empregado, é mais eficaz e seguro para se evitar erros que pudessem prejudicar os candidatos.

Os concorrentes se mostraram satisfeitos com a quantidade de pessoas que compareceram as urnas, por se tratar de um ato democrático espontâneo. No final da apuração, o presidente e a comissão organizadora lavraram a ata onde todos assinaram para ser entregue na promotoria de justiça de Teixeira.

Confiram os nomes dos concorrentes as cinco vagas disponíveis com a respectiva quantidade de votos obtidos por cada um:

1º Gisélia Mariano 725 votos
 2º Giselda Souza 606 votos
3º Delane Cunha 509 votos
4º Alex Marques 484 votos
5º Mª José (Branca) 468 votos
6º Mª Deidjane 421 votos
7º Wellia Arruda 389 votos
8º Adriana de Araújo 380 votos
9º Elaine Gouveia 358 votos
10º Patrícia Rodrigues 296 votos
11º Leonardo dos Santos 270 votos
12º Mª Aparecida (Albinária) 220 votos
13º Elenilda Cvalcante 122 votos.


                                                                        Por: Olavo Silva SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário