terça-feira, 29 de setembro de 2015

III Gincana Cultural da Escola Joaquim Cassiano Alves de Serra Feia é coroada de êxito

Profissionais da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Cassiano Alves do Quilombo de Serra Feia de Cacimbas no interior do estado, este ano abordou o tema: PARAÍBA, NÃO NEGO! 

Com diversas produções cultural, artesanal, musical, teatral, artísticos e de outros gêneros a criatividade e a ousadia fluíram bem, sendo os ingredientes necessários para o sucesso da gincana que faz parte das ações pedagógicas da referida instituição educacional.

O evento foi realizado durante todo o dia desta terça feira 29/09, tendo a frente às diretoras Maria Helena e Claudevânia dos Santos, professores, coordenadores, orientadores, supervisão, funcionários de apoios, convidados parceiros e principalmente os alunos que foram os protagonistas de todas as apresentações diversificadas da cultura nordestina. 

Como sempre, a comissão organizadora cuidou de todos os detalhes para que tudo saísse da forma planejada, os participantes foram divididos cuidadosamente em dois grandes grupos, onde de um lado ficaram os defensores dos seus ideais com a cor amarela e do outro estava os representantes da cor vermelha.

Foi apresentado o regulamento aos competidores que se esforçaram ao máximo para completarem cada prova ou tarefa proposta, o corpo de jurados com cinco componentes teve dificuldades para avaliar cada produção que sempre vinham acompanhadas de surpresas, sendo cada uma melhor que a outra. O público vibrava a cada sena e saíram maravilhados com a diversidade de temas apresentados retratando fielmente as riquezas culturais do nosso território.

O povo mostrou realmente as potencialidades que temos na Paraíba do litoral ao sertão e do cariri ao agreste. A forma dinâmica de trabalhar os conteúdos de modo interdisciplinar serviu de motivação para os estudantes e profissionais responsáveis. 

A pesar do grande trabalho, as equipes envolvidas avaliaram os resultados da III Gincana como positivos e necessários para uma melhor abordagem dos assuntos contidos no currículo escolar.

A escola que tem sido referência na realização de eventos desta natureza destaca o compromisso e a competência dos profissionais da educação, que juntos tem buscado a cada dia parcerias importantes, a fim de melhorar a aprendizagem dos alunos e consequentemente os índices educacionais. 

A instituição contou com as presenças de comerciantes, muitos visitantes, além do corpo de Bombeiros da Paraíba. Algumas autoridades políticas como foi o caso dos vereadores José Cariolando e Kélson Batista, marcaram presença, também estiveram presentes os secretários de finanças, transportes, cultura, educação e agricultura: Genilson Terto, Edijan Marques, Geraldo Alves, José Diraldo, Edílson Nascimento, respectivamente.

Os Bombeiros estiveram presentes o tempo todo, numa forma de apoiar e a o mesmo tempo auxiliar nos primeiros socorros caso houvesse necessidade, como tudo foi tranquilo, os socorristas apenas explicaram as funções que competem a referida categoria, no que se refere a salvar vidas, combater incêndios, ajudar pessoas em situações adversas, resgatar vítimas de afogamentos, acidentes, dentre outras atribuições.

Pessoas da própria comunidade que viviam no anonimato tiveram a oportunidade de descobrir novos talentos, bem como, apresentaram suas potencialidades com belas produções musicais, artesanal, renda, danças, teatro, pinturas, costuras, louças, vestimentas, modalidades esportivas, desfiles, poesias, coco de embolada, cantorias, perguntas e respostas, provas surpresas, crenças, costumes e tantas outras.

Cada prova era disputada de forma acirrada e sempre que alguém discordava dos resultados, tinham total liberdade para se manifestar através da escrita, ficando a cargo dos jurados aceitarem ou recusar os protestos. No final a equipe campeã 2015 foi à turma da cor vermelha com 471 pontos, a equipe amarela segunda, colocada somou 351 pontos. A pesar do resultado, todos foram considerados vencedores pela garra, dedicação e participação nos trabalhos desenvolvidos. 

Para caracterizar ainda mais as agremiações, a comissão organizadora confeccionou camisetas padronizadas com as cores predominantes: amarela com detalhes pretos, vermelhas listradas de preto, outras pretas com listas brancas e pretas com detalhes rosa, de acordo com cada representatividade. Durante a semana foi realizado quermesse, bingo e arrecadado alguns patrocínios para suprir algumas despesas adquiridas.


                                                                                                  SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário