quarta-feira, 30 de setembro de 2015

2ª Feira Agroecológica de Cacimbas supera expectativas do público e de produtividade

Entidades parceiras realizam a 2ª Feira Agroecológica com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no município de Cacimbas no interior do estado. A 2ª Feira Agroecológica Solidária de Cacimbas aconteceu na manhã do último domingo dia 27 de Setembro de 2015, e contou com um público de mais de 2 mil pessoas das mais diferentes localidades, segundo a organização do evento.

Realizada pelo Centro de Assessoria da Agricultura Familiar – CAAF, apoiado pelo SEBRAE, CAMEC com as parcerias do FAAS, UAMD, CEPFS, secretaria de agricultura de Cacimbas, bem como do PROPAC e as Associações Comunitárias, a feira teve como objetivo principal fortalecer a produção dos agricultores beneficiados com as cisternas de Placas de 52 mil litros no município de Cacimbas.

Os produtores rurais tiveram a oportunidade expor e comercializar seus produtos no espaço organizado no sítio Monteiro em frente à Sede da Central das Associações Comunitárias de Cacimbas e Região- CAMEC, na ocasião a secretaria de agricultura de Cacimbas por meio de seus funcionários ofertou inúmeros serviços de cidadania popular, como: aquisição de documentos, regularização de propriedades, escrituras de terras, emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf, inscrições em novos programas, Bazar Solidário, com o apoio da EMATER.

Os feirantes comercializaram: frutas, verduras, legumes, hortaliças, sementes dos mais variados tipos, artesanatos, aves, caprinos, ovos, doces, sucos, bolos, salgados e uma infinidade de itens resultado dos incentivos que eles recebem durante os programas de auxílio ao homem do campo.

Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir diversas apresentações culturais preparadas pelas escolas Joaquim Cassiano Alves de Serra Feia e João Heleno de Maria, também, além dos quilombos de Chã e Aracatí deste município. A animação ficou por conta dos Iluminados do Forró que tocaram o ritmo nordestino e ao mesmo tempo se revessavam no palco com outros artistas locais que declamavam e recitavam paródias.

O que chamou mais a atenção das pessoas foram à grande quantidade e a boa qualidade dos produtos cultivados nos quintais produtivos, vendidos a preços acessíveis, apesar dos três anos consecutivos de seca na região. Para Janduy Alves presidente do CAAF a feira surpreendeu pelo tamanho, até mesmo porque se teve limites na comunicação, mas que o resultado foi formidável, ver agricultores e agricultoras, jovens, artesãos e artistas, mostrando seus produtos e trabalhos foi algo satisfatório.

“Sem dúvidas o resultado desta 2ª feira foi muito bom, é o resultado das ações e projetos desenvolvidos pela ASA Brasil em parcerias com as instituições locais, projetos esses que não são apenas Cisternas, mas instrumentos de fazer com que a família viva dignamente no semiárido”, comentou Alexandre Marques, Coordenador do Programa P1+2 pela CAMEC e responsável pela Rádio que durante a feira deu ampla divulgação dos acontecimentos.

Gilberto Nunes presidente da CAMEC falou da importância das parcerias entre as entidades na realização de um evento desse porte. “É assim que podemos ver que nossas ações estão gerando frutos e isso é o mais importante dentro desse trabalho de comunidade”, destacou o líder comunitário.







                                                   Fonte: Desterro1.com /Dário Cardoso e José Luciano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário