sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Comemorações: Escola do São Gonçalo presta homenagens ao Dia dos Pais

Diversas atividades pedagógicas foram produzidas por alunos, professores e monitores, durante toda a semana e apresentadas na tarde desta quinta 27/08, na Escola Municipal Agostinho Justo de Souza da comunidade do São Gonçalo de Cacimbas no interior do estado.

O evento contou com as presenças de agentes de Secretário de Educação, subsecretário, coordenadora pedagógica, diretora, professoras, monitores dos programas educacionais, agente de saúde, alunos, pais e mães de família, amigos parceiros da escola, demais funcionários e membros da referida comunidade.

A coordenadora pedagógica Rivoneide Gonçalves abriu os trabalhos, falando do Programa Mais Educação e das inúmeras oficinas, que vem sendo trabalhadas pelos monitores, que segundo ela, se dedicam em busca dos resultados que vem ajudando no desenvolvimento integral dos estudantes. Os parceiros oficineiros são: Dalvan, Edivina, Rosa, Geraldo e a diretora Tereza Rodrigues.

Rivoneide, repassou os avisos numa forma de prestação de contas para os presentes, em seguida anunciou a aquisição de fardamentos, chuteiras, meãos, uniformes para os grupos de capoeira, os time de futebol masculino e feminino, monitores e demais funcionários dos programas.

“Essas fardas representam a identidade dos envolvidos no processo educativo, já os outros materiais adquiridos, ajudaram muito no resgate da autoestima dos alunos que se sentem mais confiantes e motivados a frequentarem a escola para participar das atividades propostas, vamos comprar toalhinhas e desenvolver o projeto de higiene na escola já iniciado com a entrega dos kits de escovação”, revelou à coordenadora.

Ela ressaltou a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e adiantou a intenção de se trabalhar outros projetos educacionais no referido setor, sendo: Higiene bucal, corporal, coleta seletiva e reciclagem do lixo, leitura e escrita em parceria com outras representatividades.

Para comemorar a semana dos pais e o folclore brasileiro, foram a presentados: grupos de danças, teatro, dinâmicas, mensagens de reflexão, homenagens, pinturas, produção textual, dramatizações, dança de capoeira, exposições fotográficas, exibição de vídeos e outras produções artísticas e pedagógicas.

O conjunto de ações faz parte do planejamento estratégico das professoras, que são responsáveis para trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos propostos com as novas metodologias de ensino, na busca de experiências exitosas, frente às ferramentas tecnológicas disponíveis na escola.

Desde cedo, os estudantes aprendem boas maneiras de convivência social e desenvolvem o senso crítico necessário, para viver em sociedade. O poeta repentista, Ermando Ferreira que além de pai é considerado parceiro da escola, apresentou um repertorio de poemas e canções retratando o papel da família. Ele parabenizou os idealizadores do evento e elogiou a qualidade da educação de Cacimbas.

Ermando elogiou a professora Maria José (Moça), pela forma como esta se doa aos alunos, além de suas atribuições. “A professora Moça faz um trabalho diferenciado, tanto em sala de aula como extraclasse, ela tem um carinho especial pelos alunos, eu sou prova disso, muitas vezes ela convida minhas filhas para casa dela nos domingos e reforça o ensinamento para ver as crianças desenvolvidas, meu muito obrigado por tudo. A educação de Cacimbas está de parabéns”, revelou o poeta.

Os educadores se mostraram sensíveis a todas as apresentações contextualizadas, muitos se surpreenderam com a desenvoltura dos estudantes. O secretário de Educação José Diraldo e o subsecretário José Leônidas se mostraram satisfeitos com as produções e refletiram sobre a importância dos trabalhos integrados, por fim, ressaltaram a necessidade de se valorizar os educadores, principalmente aqueles da base, por serem os responsáveis pelo processo de alfabetização das crianças.

As professoras Geilza da Cunha e Ana Paula pontuaram a união de todos os profissionais na confecção dos conteúdos apresentados, para elas a humildade e criatividade fizeram a diferença nos resultados positivos da culminância das comemorações do Dia dos Pais e do Folclore, segundo Geilza, não é fácil trabalhar um projeto de tal envergadura, porém, o sentimento que fica é o de dever cumprido, frente a outros desafios que se tem pela frente. Após todos os discursos e apresentações, foi servido um lanche nutritivo, onde os participantes se confraternizaram.


 






 







Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário