segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Cacimbas, PB: Profissionais da saúde desenvolvem ações educativas de combate a Dengue nas escolas



Aconteceram na última sexta 28/08, na Escola de Ensino Infantil Francisca Maria da Silva de Cacimbas no interior do estado, mais ações de combate a Dengue desenvolvida pela secretaria de saúde, por meio da 6ª gerência e vigilância epidemiológica do referido município, através da enfermeira Aniely Lima e da coordenadora Nádia Ramos, em parceria com educadores e demais parceiros.

A iniciativa partiu da necessidade de se diminuir os índices do foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença que tem aumentado no município com oito casos confirmados. Segundo Aniely, apesar das campanhas educativas realizadas com a sociedade por meio da rádio local, arrastões, palestras, mutirões, eventos em feira livre, visitas aos domicílios pelos agentes mirins, além do trabalho casa a casa, desenvolvido pelos agentes de endemias, os números cresceram passando de 3,4 para 4,0.

A enfermeira relata que esta não é uma realidade exclusiva de Cacimbas, se compararem com outros municípios da região que estão bem pior no levantamento dos dados. Mesmo assim, ela demonstra preocupação e alerta a sociedade para os cuidados que devem ter com os reservatórios de água, principalmente nessa época de estiagem que força as famílias a armazenar o líquido em suas casas.

Aniely falou da preocupação do Ministério da Saúde em combater os problemas detectados, e destacou os métodos adotados pelos órgãos competentes com a distribuição de matérias pedagógicos para serem trabalhados a princípio com as crianças e posteriormente com adultos das demais instituições, sendo: famílias, igrejas, comércio, poder público, secretarias de Ação Social, CRAS, NASF, associações.

Para ela, trabalhar com as crianças é primordial, por estas se mostrarem mais sensíveis as informações. “A campanha de Dengue deve ser trabalhada todos os dias e estamos todos envolvidos e chamando a atenção da população para esta campanha que aparenta ser muito difícil, porém, não impossível, apesar de ser um tema antigo a preocupação é sempre atual”, ressaltou a enfermeira.

“A escola Francisca Maria da Silva foi à pioneira para trabalharmos as ações, onde proferimos palestras, orientações, exposições do mosquito e lançamos o desafio para as crianças desenharem o agente transmissor da doença, apesar da pouca idade, percebemos a grande preocupação deles. Os trabalhos e os depoimentos foram impressionantes, estamos felizes com os resultados”, relatou Aniely.

A professora Aurizete Pereira, classificou a iniciativa como positiva para motivar e incentivar ainda mais os estudantes, que precisam aprender desde cedo, as boas maneiras de convivência e outras práticas sociais, a educadora se mostrou interessada no assunto que preocupa a população e defende a realização de mais projetos e programas com uma duração maior de tempo.

Aniely esclareceu a forma correta de como usar o laviscida nos reservatórios de água parada, e explicou a necessidade da diminuição do produto em 70%, que segue orientações do Ministério da Saúde, por acreditar no trabalho preventivo das famílias que tem a mesma eficácia. A diretora Adelita de Brito elogiou as ações das equipes e valorizou a metodologia adotada com a distribuição de kits para trabalhar com as crianças que se mostraram empolgadas e interessadas no assunto.

O poder público vem fazendo sua parte, no apoio as campanhas, bem como, na remoção do lixão que antes era armazenado próximo à cidade e agora é depositado noutro local mais afastado, o que segundo a coordenadora contribuiu na diminuição de 50% dos casos. A equipe destacou ainda, o sucesso de outros programas que vem sendo desenvolvidos no município, como o “Tabagismo Zero”.

“Eu não quero que ninguém me ofereça bens materiais e sim oportunidades, para eu poder mostrar minha contribuição para a qual eu fui designada e isso eu tive o apoio do amigo Júnior Barras e do prefeito Léo que confiaram em meu potencial, através da secretária Joice e agora Geisa, meus agradecimentos aos grupos e a todos de coração, espero que não deixem os programas caírem, já que vou viajar em 01 de setembro e no meu cargo vai ficar Nádia que é muito capaz”, falou de forma emocionada Aniely Lima.

A nova coordenadora epidemiológica de Cacimbas, Nádia Ramos, Falou das suas expectativas de trabalho e destacou sua preocupação frente os desafios que terá pela frente no combate a os índices dos focos dos mosquitos, ela se mostrou sensível aos apelos da população e convidou as famílias para o enfrentamento dos problemas identificados, Nádia prometeu ir à busca de mais conhecimentos visando uma melhor qualidade de vida com saúde para todos. Em breve outras escolas serão visitadas para desempenhar as mesmas ações.












Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário