sexta-feira, 3 de julho de 2015

Cacimbas- PB: IV Conferência Municipal de Saúde é realizada com sucesso

A secretaria Municipal de Saúde de Cacimbas no interior do estado, realizou nesta quinta feira dia 02/07, a IV Conferência Municipal de Saúde com o tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. 

O encontro que acontece a cada quatro anos com carga horária de oito horas de duração, contou com diferentes representatividades da educação, da própria saúde, das igrejas, Instituto de Previdência, vereador, poder público municipal, prestadores de serviços, usuários e convidados, que compareceram a escola Municipal Tertulino Cunha, desta cidade.

A cerimônia de abertura contou com as autoridades para a formação da mesa, sendo: o ex-prefeito e pai do atual gestor de Cacimbas, o senhor Geraldo Paulino, representante da educação, além dos secretários de agricultura, ação social, cultura, saúde, as enfermeiras, a presidente do conselho municipal de saúde, o presidente da Câmara de vereadores, representante dos agentes de endemias e o palestrante Paulo Sergio da 6ª Gerência Regional de Saúde com sede em Patos.

 A cadeira de usuários foi preenchida por Jacileide Mariano que deu um depoimento emocionante, enquanto ex-fumante, ela parabenizou os trabalhos das equipes de saúde e exaltou a importância do programa tabagismo zero implantado no município recentemente, o qual vem dando bons resultados na promoção de saúde e qualidade de vida das pessoas.

“Cacimbas é uma cidade privilegiada por ter feito a adesão a esse programa maravilhoso de combate ao cigarro, fazia muito tempo que eu queria parar de fumar e não conseguia, hoje eu e muitas outras pessoas estão libertas do vício em tão pouco tempo, graças a Deus e ao trabalho das equipes de saúde que são competentes e dedicadas, estamos felizes com os resultados, muito obrigado”, destacou de forma emocionada Jacileide que foi aplaudida por todos pelo testemunho de vida e força de vontade em realizar o tratamento.

Ao fazer uso da palavra, a secretaria de saúde Geiza da Cunha Alves, agradeceu a presença de todos e aproveitou para divulgar a programação referente à IV Conferencia Municipal de Saúde, bem como os programas, ações e serviços ofertados no município aos usuários, ela também destacou os desafios por conta das burocracias, ela também ouviu atentamente as reivindicações dos grupos e fez anotações das principais propostas levantadas pelos participantes.

No discurso de Geraldo Paulino, que fora nomeado para representar o prefeito Léo Terto, ele falou da importância da valorização e estruturação dos serviços públicos, principalmente saúde e educação. Na visão dele, esses dois seguimentos deveriam ser os mais valorizados, um por salvar vidas e o outro por formar cidadão críticos. Geraldo ainda falou das lutas constantes do prefeito na busca por recursos para a população cacimbense.
 
A enfermeira Úrsula Erica, exaltou as políticas públicas de saúde desencadeadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS e ressaltou a importância da democratização dos acessos para todos os cidadãos indistintamente, fato este que antes da Constituição de 1988, era restrito para alguns. A enfermeira elogiou a dedicação das equipes no cumprimento das metas estabelecidas e se disse feliz em trabalhar no município.

“Os atendimentos do SUS precisam ser melhorados sem dúvidas, mas, este sistema é um dos melhores a nível de mundo, existem tratamentos que nem a rede particular dispõem, cabe a população se informar, participar mais dos eventos e valorizar estes serviços, afim de uma melhor qualidade de vida, pois saúde não se resume a parte curativa e sim a prevenção, com boas condições de higiene, lazer, segurança, moradia, alimentação, equilíbrio espiritual, em fim, condições dignas de vida”, disse.

O secretário de agricultura, Edílson Nascimento, classificou o encontro como um momento impar e apropriado para os debates coletivos, desde que sejam para aproximar as instituições com a sociedade que são os principais interessados nos assuntos em questão e ressaltou a capacidade das pessoas nas formas de dialogar com as diferentes instâncias superiores na busca da construção coletiva das melhores propostas para o município. Ele atribuiu alguns avanços, as manifestações populares ocorridas ao longo dos anos.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Céu, pediu mais união das equipes na busca de melhorias e conquistas para os usuários do SUS. Segundo ela, as discussões dos problemas da saúde são necessárias e devem acontecer com mais frequência nas associações, nas comunidades, igrejas e em outros espaços aglomerados. O regimento interno da IV Conferência Municipal de Saúde foi apresentado pela enfermeira Andréia Dias.

As enfermeiras apresentaram os principais programas e ações de saúde ofertados no município, fizeram uma prestação de contas a os presentes e explicaram as formas de funcionamentos das UBS, comparadas com os Hospitais e os grandes centros de tratamentos, falou-se ainda dos atendimentos agendados numa forma de organizar os serviços conforme preconiza o Ministério da Saúde.

O palestrante Paulo Sérgio adotou uma metodologia dinâmica que envolveu os participantes, na ocasião ele falou de autoestima, inclusão social, cidadania, relacionamentos e tratamentos humanizados. Para ele os hospitais precisam adotar procedimentos que façam os pacientes se sentirem bem, pois muitos têm traumas destes locais, talvez pelo modo de tratamento desumano que é oferecido.

Sérgio destacou algumas conquistas adquiridas a partir da Constituição de 1988, refletiu sobre alguns dados estatísticos e criticou a burocratização do sistema que acoberta os médicos no atendimento limitado de pacientes. Ele lamentou a ausência desses profissionais durante a Conferência e fez algumas provocações quanto ao acesso à informação enquanto direito dos cidadãos atrelada a uma boa educação desenvolvida pelas equipes multidisciplinares.

Ele também exaltou o trabalho integrado de todos os profissionais, em especial dos agentes comunitários de saúde e de endemias que fazem a parte educativa, preventiva, a partir de um planejamento e do contato direto com os moradores de cada localidade visitada. O palestrante apresentou as leis que regulamentam os programas da saúde e lembrou a medicina natural alternativa usada no passado e atualmente por alguns povos tradicionais.

Paulo Sérgio se referiu à sobrecarga de trabalho dos profissionais e defende a folga desses servidores, ele também se posicionou a favor da abertura da 3ª UBS, que fica localizada no Sítio Monteiro, oque vai possibilitar novas contratações, melhorar os atendimentos nas comunidades vizinhas e consequentemente também ampliar a equipe do NASF 3.outro movimento que chamou a atenção do palestrante foi os serviços voluntários prestados pela Pastoral da Criança em Cacimbas e em várias outras comunidades.


Participantes avaliam o encontro como positivo para as equipes de Saúde e os usuários

No período da tarde, a plateia foi dividida em quatro grandes grupos de trabalhos, que foram orientadas pelos coordenadores do evento, em seguida apresentaram suas produções para os demais. Houve debates, questionamentos, sugestões e anotações feitas pela comissão responsável.

Grupo 1: defendeu a implantação da 3ª equipe de saúde, implantação do SAMU – Desterro/Cacimbas, Aquisição/locação de uma unidade móvel odontológica.
Grupo 2: organizar um ambiente apropriado para reuniões e atuação do conselho municipal de saúde, capacitação dos conselheiros, prestação de contas a população.

Grupo 3: realizar mais campanhas educativas junto a população, ativar programas rede cegonha, saúde nas escolas, testes rápido e incluir a equipe do NASF nas vantagens financeiras do PMAQ.
Grupo 4: Mais empenho para resolver a demanda da população no tocante a medicamentos, reduzir os preços dos exames de baixa, média e alta complexidade, humanizar ainda mais o atendimento médico com os pacientes, colocar um junta médica para atender os servidores.

Em resposta como forma de desburocratizar os serviços prestados a população, a secretária de saúde adiantou em primeira mão que em breve estará realizando a entrega de aparelhos digitais do tipo tablets, para facilitar o trabalho de campo das equipes. Em setembro ocorrerá a Conferencia Estadual em João Pessoa e em novembro a nacional em Brasília.

“Ficar de fora criticando, nas calçadas ou por trás de um computador sem ter conhecimento de causa é a maior prova de incompetência e atraso de mentalidade, isso está ultrapassado e jamais vai resolver os problemas, é preciso mais engajamento por parte de todos, principalmente dos gestores que se dizem representantes legais do povo. Os que aqui estiveram realmente mostraram que realmente tem compromissos com seu município”, relatou José Diniz, que em seguida avaliou sua atuação quando foi parlamentar por três mandatos.  

Para tanto, se fez necessário à escolha e nomeação dos delegados e seus respectivos suplentes que ficou da seguinte forma: Geiza da Cunha Alves, Janduir Alves, Josileide, Manoel Carlos. Suplentes: Jhamil Ventura, Maria do Socorro, Joseane Mendonça, José Diniz e Dos Anjos. No final do encontro, houve uma breve avaliação e por unanimidade todos aprovaram a realização da IV Conferência Municipal de Saúde como positiva, com algumas ressalvas para uma maior participação popular e o envolvimento de mais autoridades municipais.

Alguns programas anunciados na IV Conferência Municipal de Saúde em Cacimbas Paraíba: PMAQ – NASF – PROGRAMA SAÚDE DA CRIANÇA – PROGRAMA DE SAÚDE DA MULHER- PLANEJAMENTO FAMILIAR– CAMPANHAS: OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL – PROGRAMA VIVA MULHER, GESTANTES – VACINAS – TESTES DO PEZINHO – EXAMES – ENCAMINHAMENTOS- HIPERDIA.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário