terça-feira, 23 de junho de 2015

Teixeira-PB: Sarau Cultural tem mais uma edição de sucesso com várias atrações

Na noite do último domingo 21, foi realizada na Praça central de Teixeira- PB, a 2ª edição do Sarau Cultural desta cidade. A festa contou com apresentações de poetas repentistas, emboladores de coco, trio de forró pé de serra, artistas da MPB, stands de livros e declamadores locais de todas as idades, além de outras artistas, autoridades políticas, professores e visitantes do lugar e de municípios e estados vizinhos.

Foram excelentes as apresentações e o show de cultura no palco “Cantinho do Forró”, que é montado todos os anos para os eventos juninos do município, serviram de inspiração e aprendizado para os presentes que se abasteceram de conteúdos diversificados e construtivos da nossa literatura. Ano passado a 1ª edição teve de ser adiado por motivo de um forte vendaval que destruiu o palco e toda ornamentação.

O evento teve início às 20h30minhs, com a poetisa teixeirense Dona Benedita que declamou poemas de sua autoria, exaltando o São João da cidade. Seguindo ainda o bloco de declamações veio ao palco o apologista de Tuparetama- PE, radicado em Tabira, Aldo Berto. Na sequência foi à vez da dupla, sendo pai e filha, representando a comunidade poética de Brejinho, e Tabira, Geneci Cristóvão e Sara Cristóvão, que foi seguida na declamação da segunda prata da casa, Jayres Fernandes que encerrou o 1º bloco.

                                               
O 2º bloco de atrações foi iniciado com os repentistas piauienses que residem atualmente no Ceará, os irmãos Jairo e Jeferson Silva, eles mostraram ao público os diferentes gêneros da cantoria de viola: apresentaram o repente de improviso, sextilhas, canções, motes em sete sílabas e em decassílabo, como também, o quadrão perguntado e o coqueiro da Bahia. Em seguida se apresentaram os pernambucanos, Lucas Rafael e Gislândio Araújo. A paraibana Kamilla Leite da cidade de Desterro, que declamou belos poemas.

Na sequência a prata da casa mais nova marcou presença, Maria Clarissa que completará 10 anos de idade próximo mês, veio ao palco acompanhada do seu primo apologista e um dos organizadores do sarau, Tiago Nunes. Fazendo valer o nome de “celeiro de artistas”. O jovem Vinícius Martins, também deu um show ao declamar poemas famosos da literatura brasileira. O poeta, escritor e declamador de Itapetim- PE, Lenelson Piancó, além de belas declamações, fez também o lançamento do seu livro intitulado “Aí eu disse...”.

O Domingo de cultura em Teixeira serviu para revelar o jovem estreante na modalidade de declamação, Ryan Costa, que em sua participação, parecia um veterano nos palcos, quando na verdade fazia sua estreia, o garoto foi aplaudido por todos os presentes e elogiado por artistas renomados por conta da sua desenvoltura, o que deixou muitos admirados.  “Esse menino é mais uma pérola que surge na área de cultura de Teixeira, que já é um celeiro de artistas. Ryan mostrou que tem futuro, só precisa de apoio e incentivo”, disse o apologista Aldo Berto.

A teixeirense Gracinha Cassiano, apresentou ao público alguns trechos de versos e poemas escritos por sua mãe, a senhora Elisete Cassiano, que por motivos de saúde não pode comparecer ao evento. O II Sarau Cultural mais uma vez teve na apresentação geral o amante da cultura Wescley Queiroz.

Finalizados os blocos de declamações e repente, agora veio à hora mais esperada do II Sarau Cultural, o Forró pé de serra com o Trio Maurício grupo de forró formado por artistas de uma mesma família, que faz parte dos artistas da terra, fez os forrozeiros de plantão “mexer o esqueleto” tocando pérolas da música de raiz, o verdadeiro forró nordestino.

A 2ª edição do Sarau Cultural foi encerrada com “Chave de Ouro”, onde todos os presentes tiveram como presente um repertório rico da música popular brasileira, na voz marcante e interpretação de encher os olhos e ouvidos com o cantor paraibano da cidade de Ouro Velho, Jackson Monteiro, acompanhado de seu trio de 2 violões e uma acordeom, que cantou, declamou e fez a alegria de todos até às 2 horas da manhã.















                                                       FONTE E FOTOS: THADEU FILMAGENS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário