terça-feira, 30 de junho de 2015

O Prefeito Léo sanciona o Plano Municipal de Educação-PME de Cacimbas-PB



O Plano Municipal de Educação (PME) da cidade de Cacimbas no interior do estado foi sancionado pelo prefeito Geraldo Terto da Silva- Léo, na última terça feira (23). A Lei Municipal que institui o PME entrou em vigor na data de sua publicação. A vigência do Plano é de 10 anos, estabelecendo metas e diretrizes para os anos de 2015 a 2025.

Com esta medida que seguiu todas as etapas recomendadas pelo MEC, Cacimbas passa a fazer parte dos demais municípios que conseguiram cumprir o prazo para elaboração, aprovação e sanção do PME de acordo com a Lei Federal de nº 13.005, que estipulou até o dia 24 de junho para que todo o país esteja com seus respectivos planos municipais devidamente aprovados, em caso de descumprimento, poderá ter os repasses de verbas federia suspensos.

De acordo com o secretário municipal de educação, José Diraldo Gomes, o trabalho integrado das equipes técnicas e da comissão responsável pela construção do referido plano, fez toda a diferença na conclusão do documento que ele considerou extenso e complexo. “Conseguimos cumprir com nossos compromissos depois de muitos esforços, confiamos na sensibilidade dos governantes para que estes valorizem as ações no cumprimento das estratégias e metas estabelecidas no plano”, destacou o secretário.

A Secretaria de Educação realizou as audiências públicas, as assembleias e acompanhou a votação na Câmara de vereadores que aprovou o PME de Cacimbas por unanimidade, na sexta feira 19/06, após vários debates, questionamentos, observações e sugestões, envolvendo os parlamentares, educadores e representantes da sociedade civil organizada.

O Plano Municipal de Educação de Cacimbas envolve profissionais que representam as modalidades de ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e Especial, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Educação do Campo, Educação Indígena e Quilombola, dentre outras representatividades.

Representantes da Secretaria de Educação, Conselho do Fundeb, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Ação Social, Saúde, Poder Público, Técnicos da Secretaria de Educação, Agricultura e diversos educadores, formaram a comissão executiva para elaboração coletiva, democrática e transparente do PME de Cacimbas. Durante o processo de construção, foram realizadas reuniões, encontros para estudos e debates a respeito do assunto em pauta.

O plano é formado por 20 metas com suas respectivas estratégias, dentre as quais se destacam a erradicação do analfabetismo, diminuição nos casos de distorção idade série, a municipalização do ensino fundamental, ampliação da oferta de Educação Integral, melhoria na qualidade de ensino da Educação Básica e a elevação das taxas de alfabetização, valorização dos docentes, estruturação das escolas, entre outras.

O Ministério da Educação e Cultura divulgou que muitos municípios brasileiros não conseguiram cumprir o prazo de aprovação dos planos de educação dentro na data estabelecida. Na Paraíba, 69 cidades não sancionaram a lei até 24 de junho do ano em curso, esse número representa um percentual de 30,9% do total dos 223 municípios paraibanos. Em nível nacional 2.046 municípios brasileiros aparecem com pendências junto ao MEC, o que significa 36,7% do total. Em nível estadual, 11 dos 27 estados da federação cumpriram o prazo.

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário