segunda-feira, 25 de maio de 2015

Secretário municipal de agricultura participa de programa radiofônico para prestar contas à população sobre os serviços realizados no setor

Manter um diálogo aberto com a população e debater os principais problemas detectados na busca de soluções viáveis para a sociedade em geral é o objetivo do secretário municipal de agricultura do município de Cacimbas, no interior da Paraíba, o senhor Edílson Silva Nascimento, por isso o mesmo vem promovendo reuniões de capacitações junto aos agricultores e produtores rurais.

Os serviços e ações fazem parte da dinâmica adotada pelo setor agrícola do município em parceria com a prefeitura local, governo estadual e governo federal. Edilson anunciou os vários programas existentes que estão disponíveis ao homem do campo. No último sábado (23), durante entrevista realizada pelo programa institucional da prefeitura, o Cidade em Ação, Edilson prestou contas aos cidadãos e esclareceu possíveis dúvidas dos ouvintes que interagiram por meio de ligações telefônicas, mensagens e  outros recursos.

Na ocasião, o secretario tratou de diversos assuntos de interesse social, sendo: programa do garantia safra; campanhas de vacinação contra febre aftosa e raiva animal, abastecimento de água na zona rural através do exercito; resultados do programa cidadania popular, orçamento democrático participativo, cadastramento das propriedades rural, dentre outros.

O Garantia Safra, sendo um programa federal, é apoiado pela prefeitura quando ocorre a perca de mais de 50% das lavouras. Edilson explicou os critérios e as etapas do programa para o município ser contemplado. O prefeito já fez a adesão do programa em João Pessoa, a segunda etapa se trata das inscrições que também já foram realizadas pela equipe da agricultura, a terceira e última etapa é através da geração dos boletos que já foram feitos mediante o pagamento dos mesmos.

“A prefeitura já começou a pagar os boletos no aporte de aproximadamente 29 mil reais, essa é a contrapartida da prefeitura para o programa, a EMATER entrevistará cerca de 40 agricultores aleatórios dos mais de 600 inscritos para serem avaliados e comprovados as perca das lavouras, sendo assim o governo poderá liberar os recursos financeiros, sendo cinco parcelas de R$ 170,00 totalizando R$ 850 reais”, explicou o secretario.

Outro ponto debatido no Cidade em Ação, foi a avaliação positiva da campanha de vacinação contra a febre aftosa e a raiva animal, o secretario destacou a importância das equipes trabalharem de modo integrada e lembrou da necessidade dos criadores vacinarem os rebanhos evitando as penalidades vigente em lei.

Saibam mais sobre abastecimento de água na zona rural de Cacimbas, através da operação pipa

Cacimbas conseguiu a “Operação Pipa”, aonde chega à cidade por meio de uma grande batalha traçada pelo prefeito Léo que foi em busca desse programa em Brasília e de sua equipe de governo, com destaque para a secretaria de agricultura, que providenciou toda a documentação, realizou as mobilizações e enviou a Defesa Civil, toda sociedade se sensibilizou aos problemas e se organizaram, hoje são pelo menos 40 pontos abastecidos no município.

“Se não fosse esse programa, teríamos muita dificuldade em abastecer nossa população, sobretudo na zona rural, a prefeitura instalou um escritório para o programa na Casa do agricultor em São Sebastião, onde foi posto um coordenador para dirigir a operação e orientar a população nesse abastecimento, também melhorou os acessos e os reservatórios”, disse Edilson.

Pensando na grande demanda e na falta de informações, a secretaria de agricultura por meio da prefeitura desenvolveu em 2014, o Programa Cidadania Popular, que teve sua última edição no sítio Aracatí, onde futuramente será realizado nas outras regiões que ainda não foram visitadas pelas equipes, para poder dar subsídios as demais comunidades.

Algumas ações ofertadas nesses setores: emissão de documentos como: CPF, RG, carteira de trabalho, serviço social, saúde bucal, médico do município, doação de roupas e calçados, serviços de beleza e estética, cadastramentos de propriedades e famílias em novos programas, etc.
Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário