segunda-feira, 11 de maio de 2015

Prefeito e secretários participam de reunião com moradores de Lagoa do Campo, Monteiro e região



Membros da associação comunitária dos sítios: Lagoa do Campo, Monteiro, Riacho de Areia, Gavião e demais localidades do entorno, se mobilizaram na manhã do último sábado 09/05, no salão comunitário de Lagoa do Campo de Cacimbas, interior paraibano, para debater vários assuntos de interesses dos moradores da região representada.

Dentre as principais reivindicações estavam: abastecimento de água nas localidades, coleta, reciclagem e destino adequado dos resíduos sólidos, melhorias nos serviços básicos de saúde, estruturação dos transportes e capacitação dos motoristas, maiores desempenhos e parcerias das equipes de profissionais, melhoramento nas estradas, mais intercâmbios e políticas públicas de inclusão e ocupação para os jovens.

A líder comunitária e também agente de saúde, Maria do Céu, articulou e mobilizou os associados e demais autoridades municipais. Participaram do evento: o Prefeito Léo Terto, o ex-prefeito Geraldo Paulino, os secretários dos transportes Rogério Ferreira e Edjam Lima, o vereador José Pereira (Léla), o ex-vereador Diniz, secretário de agricultura Edilson Nascimento, secretário de obras Pedro do Carmo, a secretária de saúde Geiza da Cunha, as agentes de saúde Maria do Céu, Zélia, Dos Anjos, Damiana, o agente de endemias Orlando (Tico) e vários moradores e associados.

Anselmo Dantas é membro do Conselho Municipal de Saúde em Cacimbas, e avaliou a reunião como positiva e necessária, diante da presença de muitas autoridades interessadas em ouvir as demandas das comunidades rurais, a fim de solucionar as ações mais pontuais viáveis. Em seu discurso ele pediu mais unidade e entrosamento das equipes de secretários, para que a sociedade tenha respostas satisfatórias.

O prefeito ouviu atentamente as reivindicações, fez diversas anotações e se comprometeu em reunir esforços para atender as demandas possíveis, dentro das possibilidades. O gestor elogiou o posicionamento do conselheiro Anselmo e elencou as dificuldades administrativas do município que estão relacionadas diretamente com os problemas da seca, escassez de recursos financeiros e a burocracia da justiça.

A agente comunitária de saúde Dos Anjos parabenizou a iniciativa dos administradores de estarem mais próximos das comunidades, ela ainda incentivou a participação das famílias e destacou as potencialidades que existem no município, mas que precisam de incentivos e apoios para a juventude principalmente.

Dos Anjos defende mais parcerias e sugeriu a aquisição de um veículo do tipo odontomóvel, para dar assistência à educação, por meio do programa saúde nas escolas, bem como, os serviços de oftalmologista para atender as reclamações de diversos alunos, quanto a problemas de visão. Segundo a agente, “muitos problemas poderiam ser amenizados, caso houvesse mais empenho e dedicação por parte da secretaria de Ação Social, que precisa está mais presente nas comunidades com ações efetivas”, disse.

A o ser indagado sobre o abastecimento de água nos sítios próximos, o secretario de agricultura, Edilson Nascimento, deu detalhes de como será feito o procedimento através do Exercito. Ele defende a união das famílias e destaca a importância das parcerias para que as ações aconteçam de forma satisfatória para todos.

“Estamos dispostos a dialogar com as comunidades, todos os secretários deveriam se coloquem a disposição para uma avaliação pública por parte da população, para ver onde estamos acertando e onde precisamos melhorar. Quanto aos exames de vista e aquisição de óculos de graus, estamos vendo se conseguimos atender algumas pessoas, através do programa Cidadania Popular”, defende o secretário.

O ex-prefeito Geraldo Paulino, defende reuniões mais frequentes por localidades, pois segundo ele, cada setor possui suas particularidades. “O prefeito vem se esforçando ao máximo para atender as demandas e não faz mais por conta das dificuldades financeiras, é complicado administrar duas realidades e superar os índices de pobreza com recursos limitados, a crise tende a se agravar, todos sabem disso”, frisou.

Moradores reivindicam transporte escolar e pedem mais respeito por parte de alguns condutores

Diante das solicitações feitas por moradores, está o pedido pela ampliação do número de transportes escolares para alguns setores do Monteiro, Covão, São Gonçalo de Cima, pois, segundo estes os que existem são insuficientes para atender a clientela. Outras reclamações recaíram sobre alguns condutores que desrespeitam os passageiros e danificam os bens públicos.

“Defendo uma reunião e capacitação para os motoristas que conduzem em alta velocidade, com má vontade ou utilizam esses transportes para fazer compras pessoais complicando a vida dos usuários, são uns irresponsáveis que alegam ser concursados e se acham no direito de abusar da função que exercem, tenho certeza que o prefeito nem os secretários sabem disso”, relatou uma moradora deforma indignada.

Anselmo voltou a cobrar uma maior atuação da secretaria de esportes, lazer e juventude no município, destacando os esforços que aquela associação em consonância com outros setores realizaram para o desmembramento da mesma para trabalhar de forma autônoma com foco na inclusão de jovens por meio de lazer, teatro, danças, musicalidades, taiboo e karatê, que vem dando orgulho pelo número de títulos conquistados.

O missionário da Assembleia de Deus, Gildécio, se disse emocionado por está envolvido há vários anos com o associativismo e parabenizou a atuação do gestor frente ao município, mas fez algumas observações, quanto à necessidade de mais harmonia entre as equipes do governo e chamou atenção para os tipos de cultura e lazer que devem ser trabalhadas de acordo com a realidade local e/ou regional, a fim de manter a tradição.

Para religioso, a gestão precisa ter pulso forte na tomada de decisões e deve está atenta a os excessos de confiança em algumas supostas amizades para não se atrapalhar na forma de administrar. Gildécio criticou ainda os estímulos oferecidos pelo mercado capitalista e fez algumas recomendações para as pessoas ficarem atentas às ciladas de quem quer vender seus produtos.

“O lazer deve preencher a mente humana com algo de valor, o que pode auxiliar na qualidade de vida das pessoas, evitando o sedentarismo, a depressão, o alcoolismo e outros vícios nocivos à vida, é bom saber que nem toda ocupação disfarçada é totalmente saudável, por isso precisa de pessoas capacitadas para desenvolver as atividades benéficas aos seres humanos”, defende.

O prefeito falou da vontade de resolver os casos mais complexos e não descartou a possibilidade de implantar a terceira equipe do PSF no município para atender na comunidade de Monteiro. Léo pretende reunir sua equipe de governo, para traçar metas e delegar funções com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais as formas de atendimentos a população.

“Nos próximos dias ou a Rádio, explicar ao povo das carências e dificuldades que o município vem enfrentando, quanto a o melhoramento das estradas a Prefeitura já iniciou os trabalhos de recuperação, mas uma dificuldade é a resistência de alguns proprietários de terra que colocam as cercas dentro das estradas e não permitem a retirada de material nem o alargamento dos acessos, fico limitado também a falta de recursos” esclareceu o gestor.

Maria do Céu defende melhorias nas formas de comunicação entre os profissionais, segundo ela, Cacimbas nunca teve tantos carros em perfeito estado de conservação para atender as pessoas, principalmente idosos e acamados, mas que precisa de planejamento e organização.  “Uma capacitação para as equipes realizarem os primeiros socorros é fundamental”, destacou a líder.

A secretária de saúde Geiza da Cunha, falou de sua agenda de trabalho e se propôs a estruturar os serviços básicos com o apoio de todos os interessados, bem como, organizar o conselho municipal de saúde, adquirir um carro para auxiliar nos atendimentos, comprar medicamentos, realização de exames diversos, reunir e capacitar às equipes, são algumas prioridades nesse primeiro momento.

 
 
 
 
Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário