quarta-feira, 20 de maio de 2015

Menos de 30% da população alvo é vacinada contra gripe na PB, Saúde faz alerta

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2015 teve início no dia 4 de maio e vai até dia 22. De acordo com o Núcleo de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até esta terça (19), 275.585 pessoas foram vacinadas contra a gripe na Paraíba, ou seja, apenas 29,34% das 939.009 pessoas que estão no alvo da campanha.

O objetivo é imunizar 80% das pessoas que fazem parte da população de crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes (em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; população indígena; idosos (a partir dos 60 anos); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.

O público-alvo deverá levar o cartão de vacinação. “Vacina não falta. Por isso, a gente pede que os Municípios façam o trabalho de busca ativa das pessoas que ainda não foram vacinadas e que elas procurem a unidade de saúde mais próxima até sexta-feira (22) para se imunizar contra a gripe”, disse a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria, Isiane Queiroga.

Até a manhã desta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) havia imunizado 40 mil pessoas na Campanha de Vacinação contra a gripe. Este número representa pouco mais de 25% da meta, que é imunizar 155 mil pessoas. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que a vacinação está abaixo da meta em todo o Brasil. Até o último levantamento publicado, apenas 23,81% do público alvo na região Nordeste havia sido imunizado. No entanto, o MS ainda não sinalizou que a campanha será prorrogada.

saibam mais sobre as contraindicações e as categorias de risco clínico

A vacina da gripe é contraindicada apenas para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Confira abaixo a relação das doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais que compõem o público alvo da campanha, de acordo com o Ministério da Saúde. É importante ressalta que para ser imunizada, a pessoa, que se enquadrar em alguma destas categorias, deve apresentar receita médica.


FONTE: VITRINE DO CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário