sexta-feira, 1 de maio de 2015

Governo do estado em parceria com a secretaria de agricultura entrega equipamentos e veículo para escritório da EMATER em Cacimbas, criadores da região do Distrito são capacitados



Aconteceu na tarde desta quarta 29/04, na Escola Municipal Vereador Manoel de Almeida no Distrito de São Sebastião de Cacimbas, interior do estado, uma reunião de capacitação dos agricultores e produtores rurais daquela região e uma cerimônia para a entrega de equipamentos e materiais de expediente do tipo: computadores, impressoras, cadeiras, birô, armários, telefone, cadeiras, além de um carro Fiat Uno de quatro portas completo para auxiliar nos trabalhos da EMATER local.

O evento que contou com um grande público e a presença de diversas autoridades, a exemplo de: Léo Terto- Prefeito, Edilson Nascimento- Secretário de Agricultura, Genilson Terto- Secretário de Finanças, Kelson Batista –Vereador, Hildener Lucena- Técnico de Extensão rural, Geraldo Alves-Secretário de Cultura, Letícia- Médica Veterinária, Juliana Gonçalves- Técnica da EMATER em Cacimbas, Hermes- coordenador regional da EMATER- PB, Leopoldino Heleno- representante dos criadores e Cícero Aboiador produtor rural.

Na ocasião foi lançada de modo oficial a Campanha de Vacinação - 2015, contra raiva e febre aftosa para as espécies de bovinos. Ana Letícia ressaltou a importância dos criadores manter os rebanhos devidamente vacinados com os cadastros atualizados. Ela fez um balanço positivo dos números anteriores que atingiu 90% e atribuiu os avanços ao comprometimento das equipes de profissionais que contam com a ajuda dos criadores.

A defesa agropecuária fez a distribuição de cartilhas informativas com informações que os proprietários de animais precisam saber. Em seguida a médica veterinária fez a algumas recomendações e destacou os procedimentos adequados que devem ser seguidos para obter êxito em todo o processo de vacinação, ela chamou a atenção para as infrações que podem ocasionar em multas para aqueles que desobedecem as regras estabelecidas. 

“A Prefeitura de Cacimbas está de parabéns pela iniciativa de dor as vacinas, o veterinário, as equipes para comprovar e atualizar os cadastros, isso é algo inédito, diante dessas facilidades, eu recomendo que vocês participem atentamente e fiquem atentos quanto aos prazos que vai de 1º a 31 de maio, sendo que a comprovação pode ser feita até 10 de junho” alertou Ana Letícia.

Letícia ainda chamou a atenção daqueles que preferir fazer a vacinação por conta própria, para que tenham cuidado na hora de manipular as vacinas e/ ou armazenar em freezer ou geladeiras para não alterar a qualidade do medicamento, o que segundo ela perde o efeito e pode comprometer a saúde dos animais.

Outra recomendação feita é que as bezerras (os), a partir de um dia de vida devem ser vacinados contra a aftosa. As orientações repassadas são importantes para saber os procedimentos adequados. Uma das dificuldades é alguns criadores venderem ou comprarem animais sem o Guia de Transição Animal- GTA, mesmo diante das facilidades do novo sistema online onde os procedimentos são feitos e acompanhados em tempo real.


A veterinária explicou os perigos provocados pela raiva animal e recomenda a os criadores que vacinem seus rebanhos. “A vacinação contrariava, não é obrigatória, porém, se faz necessário, porque as propriedades estão situadas em locais de montanhas favoráveis a os morcegos, principais transmissores da doença. Um animal acometido com a raiva pode morrer. Quanto à brucelose todo o rebanho deve ser vacinado, os novos cadastros devem atender algumas normas expostas na sua secretaria”, relatou.

 Coordenador regional da EMATER, Hermes refletiu sobre a letra do hino municipal e parabenizou a cidade pela sua festa de emancipação política, ele agradeceu o poema recitado por Cícero Aboiador e discursou em tom de agradecimentos ao Prefeito Léo e a secretário pela sensibilidade de apoiar o homem do campo com ações efetivas. O coordenador falou das angústias do passado e da falta de estruturação das equipes de trabalho, transportes e dos prédios. Ele citou os programas que servem de complemento de renda para auxiliar os trabalhadores.

Durante entrevista, Hildener Lucena relatou os principais projetos e programas que contribuíram diretamente com a qualidade de vida dos trabalhadores rurais e foi além ao afirmar que o campo é necessário para a vida da todas as espécies. “Se as cidades deixassem de existir os campos sobreviveriam, mas se acontecesse o inverso, ou seja, se os campos se acabassem, a vida se encerraria”, refletiu.   

A o se apresentar, Juliana se mostrou satisfeita por estar integrando o quadro e apontou os principais desafios burocráticos que segundo ela, são pontuais para organização dos projetos e programas de transferências de renda. O diretor Vamberto da Silva parabenizou a companheira pela nova função e lamentou a possível saída dela do quadro da educação, haja vista que ela vinha desempenhando um bom trabalho na área.

“Por um lado à agricultura ganha uma excelente profissional, mas por outro, a educação sofre um decréscimo com a saída de Juliana que tem feito um trabalho de resultados importantes, parabenizo ainda o secretário Edilson que não tem descanso e faz seu trabalho porque gosta, se Cacimbas tivesse outros secretários com essa garra à administração estaria bem melhor”, disse.

Ao ouvir o pronunciamento, Edilson se emocionou e afirmou que tais declarações, servem de incentivos para ele continuar o trabalho de forma intensa levando os serviços a quem mais necessita. O secretário falou da implantação da Casa do Agricultor no Distrito, regularização de diversas propriedades, emissão de documentos, regularização e ampliação do garantia safra e os inúmeros benefícios garantidos através do Cidadania Popular Municipal, com o apoio das demais secretarias e parceiros externos.

O técnico da Agricultura, Janduy Alves, fez a divulgação do cronograma de vacinação por localidades, dias e horários, ele também refletiu sobre o fortalecimento das ações e adiantou para os criadores o que estes devem fazer para facilitar e agilizar o processo de vacinação, conforme preconiza o Ministério da agricultura.

 
 
 
 

 
 
 Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário