quinta-feira, 7 de maio de 2015

Equipes da agricultura debate diversos assuntos com moradores de Serra Feia e comunidades vizinhas



Aconteceu na tarde desta quarta 06/05, na capela de Nsª. Da Conceição do quilombo de Serra Feia de Cacimbas Paraíba, uma reunião promovida pela secretaria municipal de agricultura desta cidade, para tratar diversos assuntos como o Garantia Safra, Abastecimento de água pelo Exercito e financiamentos rural para os moradores do setor das demais localidades vizinhas.

O secretário Edilson Nascimento, esclareceu as regras de como vai funcionar o sistema de abastecimento de água nos 40 pontos cadastrados e autorizados pelo Exercito, com a contra partida da Prefeitura que se encarregou de pintar as cisternas, colocar as tampas, fazer os reparos necessários, e melhorar os acessos dos locais indicados.

“Em breve as famílias vão receber água de qualidade em suas comunidades, de acordo com o número de pessoas da casa, portanto, pedimos a compreensão de todos na organização para que tudo aconteça conforme determina o programa que é rígido e segue normas da Organização das Nações Unidas- ONU. Da serra Feia para a Santa Fé, são seis cisternas cadastradas e serão distribuídos 20 litros de água diários por pessoa”, explicou.

Edilson lembrou as lutas travadas pelas equipes da secretaria de agricultura e o poder público com os órgãos competentes do estado para mobilizar as comunidades por meio de encontros, a fim de garantir o abastecimento de água para amenizar os impactos provocados pela seca na região. Ele também destacou os incentivos a o homem do campo, ofertados pelo Banco do Nordeste, onde os produtores rurais podem melhorar suas propriedades a partir de financiamentos.

A secretaria de agricultura vem mantendo um diálogo aberto com os agricultores por meio de reuniões sistemáticas e capacitações itinerantes, essa metodologia tem sido determinante para organização dos trabalhos no sentido de regularizar cadastros, propriedades, rebanhos, programas, aquisição de documentação, projetos e diversas outras ações.

Secretário de agricultura explica situação atual do Programa do Garantia Safra 2015 para os agricultores:

Edilson fez questão de lembrar sobre as normas do programa e das exigências que os agricultores precisam cumprir diante perante o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Combate a Fome - MDS. Ele também informou que a Prefeitura está arcando com suas responsabilidades pagando o aporte de aproximadamente 29 mil reais para que os trabalhadores tenham direto aos benefícios caso haja perca de mais de 50% das lavouras.

A qualquer momento, 40 famílias inscritas serão sorteadas aleatoriamente pelo sistema para receber as visitas dos técnicos responsáveis pela emissão do laudo confirmando os prejuízos nas plantações. Caso sejam confirmadas as informações, a previsão de pagamento da primeira parcela no valor de 850,00 (oitocentos e cinquenta reais) acontece entre os meses de outubro ou novembro do ano em curso. 

 
 
 

Mais informações na Secretaria de Agricultura. Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário